Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Sustentabilidade na construção civil, materiais e tecnologias
1. O desperdício de materiais e, até mesmo, matérias-primas é um dos fatores que torna a construção civil um dos setores que mais polui o planeta. Para reduzir o desperdício e minimizar os impactos ambientais, pequenas iniciativas podem ser aplicadas desde a fase inicial do projeto arquitetônico. Nesse contexto, relacione as colunas a seguir e indique a ordem correta de respostas.
I – Modulação
II – Compatibilização de projetos
III – Arquitetura sustentável
(  ) Reduz as alterações em obra, o retrabalho e a geração de resíduos.
(  ) Abrange a questão problema de projeto, o conforto ambiental e os fatores sociais, econômicos e de contexto.
(  ) Aumenta a produtividade e a precisão no processo produtivo, garantindo racionalização e reduzindo o desperdício.
D. II – III – I.
2. A análise ambiental é essencial para a elaboração de um projeto de qualidade, que esteja associado às necessidades dos usuários e ao contexto no qual se encontra, sem acarretar impactos significativos ao meio ambiente.
Analise as informações a seguir e indique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F) e indique a ordem correta de respostas.
(  ) Para a realização de uma edificação sustentável, deve-se relacionar as condições climáticas, o uso e o desempenho a estratégias como: ventilação natural, sombreamento, isolamento térmico e aquecimento passivo.
(  ) Ao realizar um projeto sustentável, deve-se empregar conceitos de desempenho ambiental, conforto e eficiência energética.
(  ) A disposição das aberturas em uma edificação deve ser definida pela distribuição do mobiliário, para garantir economia de energia e conforto térmico.
(  ) A utilização de materiais regionais reduz a sua efetividade às condições climáticas e não favorece os conceitos de sustentabilidade.
E. V – V – F – F.
3. Qual ferramenta abrange os aspectos econômicos e ecológicos vinculados aos aspectos sociais, a fim de reduzir os impactos ambientais e o consumo de recursos, sem comprometer as necessidades humanas que visam à qualidade de vida?​​​​​​​
C. Ecoeficiência.
4. A execução de uma edificação sustentável está vinculada a fatores externos, critérios de projeto e qualidade de vida. Indique quais afirmações são verdadeiras (V) e quais são falsas (F), apresentando a ordem correta de resposta.
(  ) O desenvolvimento sustentável relaciona-se ao conceito de pensar globalmente e agir localmente.
(  ) A fase inicial do projeto não deve considerar o fim da vida útil da edificação, sendo que a etapa pós-ocupação não está vinculada à redução de impactos ambientais.
(  ) Elementos de controle podem ser considerados no projeto arquitetônico, visando o conforto ambiental, mediante a influência das variáveis climáticas.
(  ) Edificações semienterradas podem se privilegiar da inércia térmica, a fim de gerar ambientes confortáveis termicamente, em regiões onde há grandes variações de temperatura do dia para a noite.
A. V – F – V – V.
5. O conceito de sustentabilidade está em alta e visa à preservação não somente dos seres humanos, mas principalmente do planeta e de todos os seres vivos que o habitam. Para ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável, relacione as colunas a seguir e indique a ordem correta de respostas.
I – Normais climatológicas
II – Radiação solar direta
III – Radiação solar
(  ) Composta por informações que indicam as variações climáticas para cada região.
(  ) Gera economia de energia, sendo essencial para utilizar equipamentos como painéis fotovoltaicos e aquecimento de água.
(  ) Influencia nos ganhos térmicos da edificação, sendo considerada a fonte de luz mais intensa.
D. I – III – II.

Mais conteúdos dessa disciplina