Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RECURSOS HUMANOS
PARTE III
Profª Josefina Maria Silva Macedo Santana
Mestre em Administração: Organizações e Recursos Humanos
BENCHMARKING
É um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. 
O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
FASES DO BENCHMARKING
PLANEJAMENTO;
COLETA DE DADOS;
ANÁLISE;
ADAPTAÇÃO;
IMPLEMENTAÇÃO.
OBJETIVO DO BENCHMARKING
O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
TIPOS DE BENCHMARKING
1. Competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.
2. Genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.
TIPOS DE BENCHMARKING
3. Funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.
4. Interno que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.
EMPOWERMENT
Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades. 
EMPOWERMENT
É uma ferramenta que visa lidar com a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser implementado na empresa, é necessário haver um compartilhamento extensivo das informações, possibilitar uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos.
PILARES
PODER;
MOTIVAÇÃO;
DESENVOLVIMENTO;
LIDERANÇA.
OUTPLACEMENT
É uma ferramenta que procura diagnosticar, planejar e assessorar na montagem de um novo plano de ação com foco em resultados contínuos e efetivos para o profissional desligado em uma empresa. 
É uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos.
OUTPLACEMENT
O Outplacement é um método que muitas vezes, utiliza treinamentos para diminuir o impacto do desligamento de determinado profissional e auxilia-lo a voltar para o mercado de trabalho.
ETAPAS DO OUTPLACEMENT
BENEFÍCIOS
Minimiza os impactos que a demissão pode causar no profissional;
Ampara o colaborador para que o mesmo consiga outro emprego em um curto espaço de tempo;
Promove reflexão ao colaborador sobre a sua carreira;
Fortalece a imagem da empresa junto aos stakeholders internos e externos;
Melhora a qualidade do clima organizacional;
Diminui os processos trabalhistas;
Subtrai os custos financeiros com demissões mal executadas;
Gera diferencial competitivo para a empresa no mercado.
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
O Plano de Cargos e Salários é um importante instrumento gerencial para as questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro de uma organização.
O Plano de Cargos e Salários é o primeiro passo para uma melhoria de gestão. Quando implementado gerará um senso de justiça , aumento da motivação e produtividade dos trabalhadores. 
BENEFÍCIOS
O plano de cargos e salários serve para analisar atualizar e equilibrar a estrutura de cargos e funções dentro da empresa.
Ele oferece transparência quanto às regras utilizadas para a administração salarial e garante parâmetros técnicos e justos para distinção de cargos dos membros. Além disso, o plano proporciona a visualização do mapa de carreira, critérios para promoção e progressão.
RESULTADOS ESPERADOS
Diminuição dos riscos trabalhistas;
Aumento da motivação dos funcionários com o trabalho;
Relação transparente com seus colaboradores;
Reconhecimento dos bons funcionários;
Aproveitamento máximo dos talentos de sua empresa.
PASSOS PARA ELABORAÇÃO DO 
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
1. ORGANOGRAMA E HIERARQUIA
a) É preciso mapear todos os cargos e como eles se relacionam de forma hierárquica. Ou seja: 
- Quem responde a quem;
- Quem decide em última instância;
- Quem é responsável por cada área.
b) E as políticas internas: 
- Qual é a Missão da empresa? 
- E sua Visão para os próximos anos?
- Quais são os Valores que devem ser encontrados nos seus colaboradores?
ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
2. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES
Será necessário definir as funções e responsabilidades de cada cargo
Função: São as diversas atividades e tarefas que o funcionário executa. Exemplos: Atualizar o sistema, ou então preencher o relatório de desempenho.
Responsabilidade: São os resultados pelo qual aquele cargo é responsável. O resultado pode ser um número (indicador, meta), um produto final, ou um estado. Exemplo: Manter o bom funcionamento da linha de produção, ou alcançar as metas definidas para o setor.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
3. POLÍTICA SALARIAL
Para pagar salários competitivos é preciso realizar um levantamento de todos salários de mercado para cada cargo. Isso poderá ser feito através de:
Pesquisas de mercado;
Consultando sindicatos e outras fontes;
Fazer uma pesquisa em outras empresas do mesmo porte que a sua também poderá ajudar a adequar uma remuneração justa.
OBS: Caso identifique que sua empresa está pagando um salário defasado em relação ao mercado, pode ser um momento de rever sua política salarial.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
4. DEFININDO AS CARREIRAS
Uma carreira profissional é a perspectiva de crescimento que o seu funcionário tem dentro de sua empresa. Isso deixa bem claro para seus colaboradores o que ele precisa fazer para continuar crescendo e conquistando melhores posições e salários.
É preciso atribuir a cada carreira os requisitos de crescimento, para que seus funcionários se orientem. Critérios para promoção são: Tempo de empresa, educação escolar, cursos específicos na área de atuação, proficiência em línguas estrangeiras, Produtividade e desempenho com as metas.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
5. AVALIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
É preciso avaliar o desempenho de cada funcionário da empresa (Avaliação de Desempenho), destacando seus pontos fortes e pontos fracos. Essa avaliação deve ser coerente com o que é esperado de cada cargo, com base nas funções a serem executadas.
Também é importante levar em conta os valores da empresa, para avaliar além do desempenho o encaixe cultural daquele funcionário. 
ALINHAR OS FUNCIONÁRIOS COM O QUE É ESPERADO
É necessário alinhar cada funcionário com o seu cargo. Isso é feito através da comparação de seus pontos fortes e fracos com as funções que serão desempenhada no cargo.
É o momento de reconhecer as fortalezas que ajudarão o funcionário a desempenhar o trabalho e crescer na carreira daquele cargo. Também é preciso, se existir, alertá-lo sobre o desenvolvimento necessário para que ele esteja alinhado com as demandas do cargo.
REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
O empregado sempre trabalha em troca de uma recompensa, seja o salário, o status ou a satisfação pessoal e profissional, em contrapartida, para atingir seus objetivos, a empresa depende destes empregados, e por isso precisa investir na remuneração, não só através dos salários, mais também dos benefícios.
24
REMUNERAÇÃO
Remuneração compreende tudo aquilo que o trabalhador recebe em função da prestação de serviços subordinados decorrentes de um contrato de trabalho, diretamentedo empregador ou também de terceiros, inclusive na forma de gratificação, diferente do salário, que é a soma de tudo que se recebe somente do empregador. (MARTINS, 2007) 
OS TRÊS COMPONENTES DA 
REMUNERAÇÃO TOTAL 
REMUNERAÇÃO BÁSICA: Salário mensal ou salário por hora;
INCENTIVOS SALARIAIS: Participação nos resultados, bônus;
BENEFÍCIOS: Seguro de vida, seguro saúde, refeições subsidiadas.
CHIAVENAT0, 2002 p. 257
image2.png
image3.jpeg
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina