Buscar

Ativ Revisao 1 resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Espírito Santo
Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas
Departamento de Ciências Contábeis
Av. Fernando Ferrari, nº 514, Campus Universitário, Goiabeiras, CEP: 29075-910, Vitória – ES
Telefone: (27) 3145-5318
	
Disciplina: Contabilidade das Entidades Sem Fins Lucrativos		Turno: Vespertino
Prof. Simone Luiza Fiório
Aluno (a):
ATIVIDADE NÃO AVALIATIVA – EXERCÍCIO DE REVISÃO 1
Questão 1) Enquanto a imunidade é um atributo previsto na Constituição Federal, a isenção constitui uma prerrogativa concedida por lei e pode ser revogada por outra lei a qualquer momento. Assinale a alternativa que contém uma entidade isenta.
Parte superior do formulário
a) As autarquias mantidas pelo poder público.
b) As instituições de educação, sem fins lucrativos, que cumpram as exigências legais.
c) Os sindicatos de trabalhadores, sem fins lucrativos, que cumpram as exigências legais.
d) As entidades de assistência social, sem fins lucrativos.
e) As entidades de previdência privada fechadas.
Explicação: Esta questão trata do disposto no art. 150, VI, "c" C/C §2º do mesmo artigo, CF.
Todas estas entidades citadas nas alternativas A a D estão elencadas na CF , logo, trata-se de IMUNIDADE. Por consequência, a única entidade que é ISENTA (disposto por LEI) é aquela referida na alternativa E.
Questão 2) Uma entidade sem fins lucrativos, como, por exemplo, uma associação de catadores de resíduos sólidos recicláveis, NÃO é obrigada, pelas Normas do Conselho Federal de Contabilidade, a elabora:
a) o Balanço Patrimonial.
b) a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
c) o Balanço Orçamentário.
d) a Demonstração dos Fluxos de Caixa.
e) a Demonstração do Resultado do Período.
Questão 3) Apesar das diversas classificações que podem ser feitas em relação às entidades sem fins lucrativos, o código civil brasileiro possibilita que essas entidades podem ser constituídas de algumas formas. Marque a opção correta.
( ) OS, OSCIP, ONG, Entidade Beneficente.
( ) Associação, Fundação, Partido Político e Organização Religiosa.
( ) Utilidade Pública, Escola, Templo Religioso, Autarquia.
( ) ONG, Serviços Sociais, Educação e Pesquisa, Saúde.
Questão 4) Descreva o motivo da utilização do termo Patrimônio Social para as entidades sem fins lucrativos ao invés do termo Capital Social.
Essas entidades pertencem à comunidade. Não são normalmente caracterizadas pela divisibilidade do patrimônio social em partes proporcionais, que podem ser vendidas ou permutadas. Essa denominação tem por função expressar mais adequadamente a quem efetivamente "pertence" o patrimônio líquido, isto é, à própria sociedade.
Questão 5) Descreva pelo menos 3 (três) tipos diferentes de títulos, certificados ou qualificações que as entidades sem fins lucrativos podem obter, mostrando alguns dos benefícios que essas entidades terão.
- Utilidade Pública: Destinado à ESFL que atuam em uma das áreas de educação, pesquisa ou cultural. Devem comprovar 3 anos de funcionamento contínuo e efetivo, possuir personalidade jurídica, ser constituída no Brasil e não remunerar os dirigentes. Possibilita isenção de ICMS, IPVA, IPTU e ISS e da Cota Patronal do INSS.
- Certificados de Entidade Beneficente de Assistência Social: São concedidos no âmbito federal pelo Conselho Nacional de Assistência Social e possibilitam a isenção de pagamento da conta patronal de seguridade social. Para obtê-lo, a entidade deve estar em funcionamento contínuo e efetivo por 3 anos e necessário atuar em algumas áreas sociais específicas. Seus dirigentes não podem ser remunerados.
- Organização Social: ESFL que desenvolve atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, meio ambiente, cultura e saúde. A implantação das OSs foi uma estratégia do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado. A OS poderá receber recursos orçamentários do Estado e gerir o patrimônio físico da entidade governamental extinta e seus respectivos servidores públicos.
- OSCIP: Possibilita o termo de parceria que cria vínculo entre a entidade e o poder público. Possibilita que recursos públicos podem ser destinados a uma ESFL que atuam em assistência à saúde, cultura, educação, combate à pobreza, sistemas alternativos de produção, entre outros. Essa qualificação possibilita a remuneração de seus dirigentes.
Questão 6) Descreva os motivos pelos quais as ESFL devem reconhecer e mensurar as receitas e despesas oriundas dos trabalhos voluntários e gratuidades, visto que não há nenhum dispêndio financeiro para a entidade.
Apesar de serem entidades sem finalidades lucrativas, essas entidades necessitam confrontar as receitas e despesas no intuito de serem sustentáveis no longo prazo e conseguirem cumprir seus objetivos sociais. O trabalho voluntário deve ser mensurado para que seja possível analisar e avaliar o desempenho da entidade. A DRE é muito mais que uma demonstração que informa somente se a entidade foi superavitária ou deficitária. A DRE é capaz de mostrar se o desempenho foi satisfatório, ou não, em relação aos objetivos da entidade.
Questão 7) Quais os tipos de informação contábil pode-se criar para uma entidade sem fim lucrativo, além das obrigatórias (BP, DSDP, DMPL e DFC), e como elas podem ser utilizadas?
As entidades também podem elaborar DVA, Orçamentos, Previsões de entrada e saída de recursos, Relatórios com detalhamento das aplicações das subvenções, doações e contribuições, dentre outras.
Questão 8) Qual a importância da divulgação da contabilidade de entidades, por exemplo, igrejas, associação de moradores, etc?
As informações contábeis irão trazer maior transparência na prestação de contas da suas atuações, bem como a possibilidade de angariar recursos, via doações, contribuições e subvenção, a partir do momento que apresenta onde tais recursos serão empregados e como irão beneficiar a sociedade.

Continue navegando