Buscar

CONTABILIDADE AGROPECUÁRIA AULA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CONTABILIDADE AGROPECUÁRIA
*
Contabilidade Agropecuária
A disciplina de Contabilidade Agropecuária nada mais é que uma aplicação da contabilidade geral a um tipo específico de empresas, as chamadas empresas rurais.
Dessa forma, vocês verão como a aplicação de conceitos, já conhecidos por todos nós, em situações do campo e na lida rural é bem interessante e motivador.
O Brasil é um país tipicamente rural, onde não só grandes empresas do agronegócio, mas inúmeros pequenos agricultores e pecuaristas necessitam de controle financeiro das suas atividades, bem como, de uma utilização adequada dos padrões de contabilidade para uma correta divulgação externa.
*
*
Contabilidade Agropecuária
O objetivo dessa disciplina é de mostrar como se dá o tratamento contábil, e as respectivas divulgações, relacionados aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas e demonstrar como a contabilidade pode ser utilizada como ferramenta gerencial para o planejamento e o controle orçamentário nas tomadas de decisões das entidades agropecuárias.
*
*
Breve Histórico da Agropecuária
As atividades agropecuárias como o plantio, a criação de animais a produção de fibras, alimentos e energia permanecem como um dos principais elos que ligam o homem ao meio ambiente. Foi ainda na pré-história, na transição do período Paleolítico e suas populações nômades para o período Neolítico, que se iniciaram novos relacionamentos entre os seres humanos e a natureza, com destaque para a agricultura, um dos mais importantes avanços na história da humanidade.
*
*
Breve Histórico da Agropecuária
Breve histórico da agropecuária:
Período Neolítico;
Primeiros núcleos populacionais: Mesopotâmia, Egito, Oriente médio.
– Primeira revolução agrícola;
– Segunda revolução agrícola;
– Revolução verde;
– Agricultura sustentável
*
*
A importância da contabilidade rural
Empresas rurais carentes de administração eficiente
O sucesso de qualquer empreendimento está subordinado a uma administração eficiente. É justamente nesse aspecto que a empresa rural brasileira apresenta uma de suas mais visíveis carências, prejudicando todo o processo da modernização da agropecuária.
É possível constatar que a administração rural no Brasil ainda se desenvolve dentro de critérios bastante tradicionais. Essa característica não é constatada apenas em pequenas propriedades rurais, prevalecendo também entre as médias e grandes empresas.
*
*
A importância da contabilidade rural
Contabilidade ainda é vista com fins meramente fiscais
Uma das ferramentas administrativas menos utilizadas pelos produtores é, sem dúvida, a Contabilidade Rural, vista, geralmente como uma técnica complexa em sua execução, com baixo retorno, na prática. Além disso, quase sempre é conhecida apenas dentro de suas finalidades fiscais, sendo que a maioria dos produtores sujeitos à tributação do Imposto de Renda não mostra grande interesse por uma aplicação gerencial, relegando toda sua contabilidade a profissionais de área contábil.
*
*
A importância da Contabilidade Rural
Contabilidade rural como agente de informação
A necessidade de alcançar elevados níveis de produtividade, através do emprego de técnicas produtivas modernas, torna indispensável a implantação de uma contabilidade rural, propiciando um melhor gerenciamento e a efetivação de um resultado almejado, que é a maximização do lucro. 
A Contabilidade Rural destaca-se como instrumento de apoio às tomadas de decisões, durante a execução e o controle das operações da empresa rural.
*
*
A importância da Contabilidade Rural
Contabilidade rural como agente de informação
Um sistema contábil eficiente, aliado ao bom senso do administrador, deve proporcionar um diagnóstico realista, com a localização dos pontos fracos e fortes de cada atividade produtiva, e da empresa como um todo. De posse de tais informações, poderão ser tiradas inúmeras conclusões para diversas finalidades.
Em razão das fortes influências de fatores de mercado (redução da demanda, alteração nos preços etc.), e ambientais (como, por exemplo, mudanças climáticas que prejudicam a safra) nas atividades agrícolas, a contabilidade torna-se importante como um instrumento de controle e tomada de decisão econômica haja vista que proporciona a seus usuários avaliar a situação econômico-financeira da entidade.
*
*
Atividade Rural
Atividade Rural são aquelas exercidas das mais variadas formas, desde o cultivo caseiro para a própria subsistência até os grandes complexos industriais, explorando os setores agrícolas, pecuários e agroindustriais. 
Desse modo, as empresas rurais são conceituadas como as que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas (MARION, 2010).
*
*
Atividade Rural
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) divulgou em agosto de 2009 o “Pronunciamento Técnico CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola”, com o objetivo de estabelecer o tratamento contábil, e as respectivas divulgações, relacionadas aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas.
O principal avanço trazido pelo CPC 29 é o estabelecimento do critério de valor justo para a avaliação e o reconhecimento dos ativos biológicos, as condições mínimas para caracterizar um mercado ativo, bem como a forma de apresentação das demonstrações financeiras das empresas agrícolas.
*
*
Atividade Rural
Desafio para o Brasil...
As empresas do setor de agronegócios terão um desafio ainda maior no processo de convergência dos padrões contábeis brasileiros aos internacionais. Ao considerarmos que dentre os mais de cem países, que utilizam ou estão no processo de convergência, não há precedentes do que anuncia ser a escala brasileira, teremos a maior variedade de situações e de conhecimentos contábeis nessa área.
*
*
Atividade Rural
O CPC 29 define Atividade Agrícola como o gerenciamento da transformação biológica e da colheita de ativos biológicos para venda ou para conversão em produtos agrícolas ou em ativos biológicos adicionais, pela entidade.
Entende-se como Ativo Biológico o animal ou planta vivos, tudo que nasce, cresce e morre, de árvores e culturas variadas a rebanhos e matrizes animais reprodutoras. 
É considerada produção agrícola aquela obtida no momento e no ponto de colheita dos produtos advindos dos ativos biológicos da empresa. Depois desse momento será aplicado outro pronunciamento mais adequado (como o CPC 16 - Estoques). 
*
*
Atividade Rural
Assim, o CPC 29 não tratará dos produtos agrícolas após a colheita, como é o caso do processamento da cana-de-açúcar para a transformação em açúcar ou álcool por uma usina, mesmo que ela tenha cultivado e colhido a cana-de-açúcar para esse propósito específico.
O gado para produção de leite é ativo biológico que produz o produto agrícola “leite”, e está sujeito a nascimento, crescimento, produção, degeneração, procriação; se os bezerros machos que nascem são destinados à venda, eles são considerados produto agrícola, e se as fêmeas se destinam à futura produção de leite, são consideradas ativos biológicos. Noutros exemplos, o pé de café é o ativo biológico que produz o produto agrícola “café”; o eucalipto é o ativo biológico que produz o produto agrícola “madeira”, a ser utilizada como matéria-prima para a obtenção da celulose, etc.
*
*
*
*
*
*
Atividade Rural
Podemos destacar algumas finalidades da Contabilidade Rural:
Orientar as operações agrícolas e pecuárias;
Medir o desempenho econômico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente;
Controlar as transações financeiras;
Apoiar as tomadas de decisões no planejamento da produção, das vendas e dos investimentos;
Auxiliar as projeções de fluxos de caixa e necessidades de crédito;
Permitir a comparação da performance da empresa no tempo, e desta com as outras empresas;
Conduzir
as despesas pessoais do proprietário e de sua família;
Justificar a liquidez e capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores;
Usar informações para a declaração do Imposto de Renda;
*
*
Atividade Rural
Outras definições e características importantes
Considerando o contexto de mudanças em que a contabilidade vive com inclusão do subjetivismo responsável e da utilização de julgamento no processo de reconhecimento e mensuração contábil, alguns termos definidos no CPC 29 estão transcritos abaixo.
Ativos biológicos consumíveis: são aqueles passíveis de serem obtidos como produto agrícola ou vendidos como ativos biológicos. Exemplos de ativos biológicos consumíveis são os rebanhos de animais mantidos para a produção de carne, rebanho mantidos para a venda, produção de peixe, plantações de milho, café, soja, etc.
Ativos biológicos para produção: demais tipos de ativos biológicos que não são produtos agrícolas; são, sim, autorrenováveis, como por exemplo: rebanhos de animais para produção de leite, árvores frutíferas, rebanho de ovelhas para obtenção de lã.
*
*
Atividade Rural
Outras definições e características importantes
Ativos biológicos maduros: são aqueles que alcançaram a condição para serem colhidos ou estão aptos para sustentar colheitas regulares.
Transformação biológica: o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causa mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.
Despesa de venda: despesas incrementais diretamente atribuíveis à venda de ativo, excluindo as despesas financeiras e tributos sobre o lucro.
Grupo de ativos biológicos: conjunto de animais ou plantas vivos semelhantes.
Colheita: extração do produto de ativo biológico ou a interrupção da vida desse ativo biológico.
Capacidade de mudança: característica da atividade agrícola em que animais e plantas vivos são capazes de transformações biológicas.
*
*
Atividade Rural
Outras definições e características importantes
Gerenciamento de mudanças: característica da atividade agrícola em que o gerenciamento é responsável ou facilitador de transformação biológica, promovendo condições necessárias para que o processo ocorra (por exemplo, nível de nutrientes, umidade, temperatura, iluminação). O gerenciamento distingue atividades agrícolas de outras atividades, como pesca no oceano, que, por ser realizada em fontes não gerenciadas, não é considerada atividade agrícola.
Mensuração da mudança: outra característica da atividade agrícola que diz respeito à monitoração e mensuração das mudanças de qualidade e quantidade causadas pela transformação biológica ou colheita.
*
*
Atividade Rural
Outras definições e características importantes
Mercado ativo: são aqueles em que os itens negociados são homogêneos, em que há a qualquer momento compradores e vendedores dispostos a negociar e em que os preços estão disponíveis ao público.
Valor Contábil: montante pelo qual um ativo é reconhecido no balanço. 
Valor Justo: é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória. Para identificação do valor justo há de se considerar sua localização e condições atuais; por exemplo, o valor do gado na fazenda é: o preço do mercado principal, menos as despesas de transporte e outras despesas necessárias para colocá-lo no referido mercado.
*
*
Ano Agrícola x Exercício Social
Na atividade rural, a concentração da receita normalmente ocorre durante ou logo após a colheita. Devido a sua produção sazonal, concentrada em determinado período, muitas vezes em alguns dias do ano, nada mais justo que, após seu término, proceder em seguida à apuração do resultado, tão importante para a tomada de decisão, sobretudo a respeito do que fazer no novo ano agrícola, que é o período compreendido pela plantação, colheita e normalmente comercialização da safra agrícola.
Em alguns casos específicos as empresas não comercializam os produtos logo após a colheita, armazenando a safra na expectativa de comercializarem o produto por melhor preço no futuro. Neste caso deve-se considerar o ano agrícola como o término da colheita. Desse modo, a informação contábil será oportuna e consequentemente mais útil à tomada de decisão dos gestores da atividade rural.
*
*
Ano Agrícola x Exercício Social
Caso a entidade diversifique suas culturas, com colheitas em períodos diferentes, aconselha-se que o ano agrícola seja estipulado em função da cultura predominante economicamente.
Imagine um produtor de café que, para ter renda o ano inteiro, conjugue a plantação com a cultura de maracujá. A colheita do maracujazeiro ocorre geralmente de dezembro até o final de julho e também em meados de agosto. Quando terminada a colheita do maracujá já se pode colher o café. Como o café é a cultura que prevalece economicamente, o ano agrícola deverá ser fixado em sua função.
*
*
Ano Agrícola x Exercício Social
Também na atividade pecuária o período adequado para encerramento do exercício social pode não ser necessariamente o ano civil. O ideal é realizá-lo logo após o nascimento dos bezerros, que, de maneira geral, se concentra em determinado período do ano. Outro critério válido é fixá-lo com base no mês em que se concentra a venda das reses para o frigorífico.
Nas propriedades rurais em que há atividades diversificadas, agrícolas e pecuárias, adequado será adotar como término do exercício social o mês seguinte ao da ocorrência da colheita ou receita pecuária de maior representatividade econômica para a propriedade.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Reconhecimento
O reconhecimento é o processo de incorporar nas demonstrações contábeis um item que satisfaça a definição de uma classe e os critérios de reconhecimento. Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Reconhecer ou não um item como ativo é avaliar se este item atende a todas as características essenciais de um ativo, que são:
a) controle do ativo como resultado de eventos passados;
b) expectativa que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade; e
c) o valor justo ou o custo do ativo podem ser mensurados de forma confiável
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Reconhecimento
Em atividade agrícola, o controle pode ser evidenciado por várias formas, por exemplo, pela propriedade legal do gado e pela sua marcação no momento da aquisição ou nascimento. No entanto, cabe ressaltar que o controle, e não a propriedade, é que deve ser considerado para reconhecimento do ativo.
Do mesmo modo, para ser considerado como ativo, o referido item deverá proporcionar benefícios econômicos futuros para a entidade. Em alguns casos, esses benefícios ocorrem por meio da entrada de caixa mediante a venda da produção agrícola. Em outros casos, os ativos poderão ser utilizados no processo produtivo e gerarão benefícios de maneira indireta.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração de ativos biológicos e produtos agrícolas
Uma vez reconhecido certo ativo, deve-se mensurá-lo, que é o processo de determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado; em outras palavras, dar valor às coisas que serão registradas no balanço.
O Pronunciamento Conceitual Básico do CPC mostra quatro tipos diferentes de bases de mensuração, sendo elas: (i) custo histórico, (ii) custo corrente, (iii) valor realizável e (iv) valor presente.
Além disso, o conceito de valor justo é incluído na contabilização e deve estar presente nos julgamentos necessários para produção de demonstrações contábeis.
*
*
Reconhecimento
e Mensuração
Mensuração de ativos biológicos e produtos agrícolas
O valor justo do ativo biológico e do produto agrícola está ligado ao conceito de valor de mercado, o que exige a existência de mercado ativo para esse ativo biológico ou produto agrícola, ou então o mercado ativo de bens similares. Por exemplo, o preço expresso em mercados ativos por arroba de carne, preço da saca do café.
O agrupamento dos ativos biológicos ou produtos agrícolas pode facilitar a determinação do valor justo, por exemplo, por tempo de nascimento dos bezerros, idade dos eucaliptos, raças de ovinos, etc. Cada entidade deve identificar quais os atributos são usados pelo mercado como base para fixação de preço. 
A utilização de um plano de contas detalhando essas características aumentaria a utilidade da informação contábil.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração de ativos biológicos e produtos agrícolas
Agora imaginemos que uma entidade produtora de café conilon pode comercializar a saca de 60 kg para Vitória ou para Colatina. Os preços de mercado no final do ano são de R$ 240,00/saca em Vitória e R$ 232,00/saca em Colatina. Qual seria o valor de mercado que utilizaríamos? 
A resposta se dará via julgamento da entidade, pois, se tem acesso a dois mercados ativos, deve usar o preço vigente no mercado que pretende utilizar e que será mais relevante para ela.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração de ativos biológicos
Segundo o que estabelece o CPC 29, o ativo biológico deve ser contabilizado pelo valor justo menos as despesas de venda, desde o reconhecimento inicial, exceto quando o valor justo não estiver disponível. Todas as variações no valor justo do ativo biológico são receitas ou despesas na demonstração de resultado do período.
Esse fato implica ser normalmente necessária a existência de mercado para esse ativo biológico. Assim, o gado leiteiro é continuamente avaliado a valor justo menos despesas de venda, com as oscilações desse valor justo afetando o resultado, já que o normal é a existência de mercado ativo para esse ativo biológico
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração de ativos biológicos
As bezerras ao nascerem também são imediatamente avaliadas ao valor justo contra o resultado. 
Já no caso de certas árvores em crescimento para futura produção de madeira, por exemplo, pode não haver valor de mercado enquanto nessa fase. Nesse caso, a avaliação desse ativo biológico é feita pelo custo. Noutro exemplo, pode não haver valor de mercado para os pés de café tomados isoladamente e nem outra forma confiável de obtê-lo e, nesse caso, serão avaliados ao custo também.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração de ativos biológicos
Se passar a haver mercado e condição de avaliação ao valor justo menos despesas de venda para um ativo biológico que vinha sendo avaliado ao custo, esse valor justo líquido deve passar a ser utilizado desse momento em diante. 
Quando da avaliação ao valor justo menos despesas de venda, todos os gastos relativos ao ativo biológico são considerados como despesa do período quando incorridos.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração do produto agrícola
De acordo com o CPC 29, imediatamente após a colheita, o nascimento ou qualquer outra forma de sua obtenção, os produtos agrícolas são avaliados ao valor justo menos despesas de venda, com a contrapartida desse registro afetando o resultado. 
Um fato importante do pronunciamento é a presunção de que sempre há valor de mercado para o produto agrícola, ou seja, não existe a possibilidade de o produto agrícola ser contabilizado ao custo histórico.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração do produto agrícola
Todos os gastos relativos à obtenção do produto agrícola derivado de ativo biológico avaliado a valor justo menos despesas de venda são considerados como despesa do período quando incorridos. 
Os gastos necessários para obtenção de leite de vacas avaliadas a valor justo menos despesas de vendas devem ser considerados no resultado, como o salário do boiadeiro e a energia elétrica das ordenhas. Ressalta-se que, nesse exemplo, o leite também será contabilizado pelo seu valor de mercado menos as despesas para se vender o leite.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração do produto agrícola
Por outro lado, os gastos relativos à obtenção do produto agrícola de ativo biológico avaliado ao custo são contabilizados como ativo também ao custo e reconhecidos como despesa assim que o produto agrícola surge e é avaliado ao valor justo menos despesa de venda. 
Um bom exemplo seria um cafezal avaliado a custo, em que os custos para colheita do café também seriam ativados na conta “Colheita em Andamento”. Quando o café for colhido, surge o produto agrícola que será avaliado ao valor justo menos despesas de venda e os custos lançados para o resultado do período.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Mensuração do produto agrícola
Qualquer utilização do produto agrícola em processo de transformação, como, por exemplo, transformação do leite em queijo, deixam de ser tratados conforme o CPC 29 e passam a ser tratados pelo CPC 16 – Estoques, passando a ser considerado pela avaliação de custo na produção de queijo.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Não existência de mercado ativo
Caso não exista mercado ativo, a entidade deve utilizar, quando disponível, uma ou mais das seguintes alternativas para determinação do valor justo:
 a) O preço de mercado da transação mais recente, considerando que não tenha havido nenhuma mudança significativa nas circunstâncias econômicas entre a data da transação e a de encerramento das demonstrações contábeis.
 Exemplo: Uma empresa produz milho e deve fechar suas demonstrações contábeis em 31/12, no entanto não há cotação do dia para a saca de milho. A empresa deverá olhar qual foi a última data que teve cotação para a saca de milho, que, suponha, seja dia 20/11 pelo valor de R$ 31,00. Caso no período de 20/11 a 31/12 não tiver ocorrido nenhuma mudança econômica significativa, o valor justo será R$ 31,00.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Não existência de mercado ativo
 b) Preços de ativos similares com ajustes para refletir diferenças:
 Exemplo: Uma entidade produz banana nanica e banana prata e seu principal mercado é a cidade de Montes Claros/MG. Na cidade, o mercado ativo somente para a banana nanica apresentou o preço de R$ 15,00/Cx 22kg. A partir de dados passados, a entidade sabe que o preço da banana prata é, em média, 20% maior que o da banana nanica e, desse modo, determina o valor justo da banana prata em R$ 18,00/Cx 22kg.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Não existência de mercado ativo
 b) Preços de ativos similares com ajustes para refletir diferenças:
 Exemplo: Uma entidade produz banana nanica e banana prata e seu principal mercado é a cidade de Montes Claros/MG. Na cidade, o mercado ativo somente para a banana nanica apresentou o preço de R$ 15,00/Cx 22kg. A partir de dados passados, a entidade sabe que o preço da banana prata é, em média, 20% maior que o da banana nanica e, desse modo, determina o valor justo da banana prata em R$ 18,00/Cx 22kg.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Não existência de mercado ativo
 c) Padrões do setor, tais como o valor de pomar expresso pelo valor de embalagem padrão de exportação, alqueires ou hectares, e o valor de gado expresso por quilograma ou arroba de carne.
 Exemplo: Uma entidade, ao não encontrar mercado ativo para definir o valor do boi, recorreu ao preço da arroba do boi gordo, determinado no mercado ativo de Goiânia pelo valor de R$ 93,00. Sabe-se ainda que, quando se fala em arrobas, se faz referência ao peso da carcaça, ou seja, o peso da carne com o osso. Desconta-se então o total pesado pelo sebo, couro, patas, cabeça e entranhas, que representam cerca de 50% do boi vivo. Desse modo um boi vivo de 540 kg, que apresenta 18 arrobas (270 kg de
carcaça), tem como valor justo R$ 1.674,00.
*
*
Reconhecimento e Mensuração
Não existência de mercado ativo
Existe a premissa de que o valor justo dos ativos biológicos pode ser mensurado com confiabilidade. Entretanto, caso a premissa não seja verdadeira, isto é, não há mercado disponível e as outras formas de estimá-lo não são claramente confiáveis, o ativo biológico deve ser mensurado a custo menos depreciação e perda por irrecuperabilidade acumuladas. O mesmo não ocorre para produtos agrícolas, uma vez que se presume sempre a existência de valor de mercado.
Mesmo com essa possibilidade existindo, em qualquer momento posterior, ou seja, a possibilidade de determinar o valor justo do ativo biológico de forma confiável, a entidade deve mensurá-lo ao seu valor justo menos despesas de vendas. 
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais