Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNAMA- UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - ENSINO DISTÂNCIA 
 PEDAGOGIA – LICENÇA 
 PROJETO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 
 RAYNA EMELY OLIVEIRA TAVARES 
 BARCARENA-PA
 2021
 RAYNA EMELY OLIVEIRA TAVARES 
 Projeto de ensino estratégias para uma alimentação saudável para uma vida mais equilibrada 
A escola tem o papel fundamental da formação do indivíduo, pois age também como norteadora de opiniões, considera-se primordial nessa etapa escola o trabalho sobre a alimentação saudável, em decorrência de vários aspectos: desnutrição, obesidade e prevenção de doenças, é de grande Importância que todos reconheçam a importância da alimentação saudável para o desenvolvimento do corpo, concentração, disposição e melhoria na qualidade do sono e garantia de mais energia.
 
 BARCARENA-PA 
 2021
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL 
 
DADOS DO(A) ALUNO(A): 
 
	NOME: RAYNA EMELY OLIVEIRA TAVARES 
	MATRÍCULA: 04082261
	CURSO: PEDAGOGIA 
	POLO: BARCARENA-PA 
	
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): EDILENE COSTA 
	
 
 
TEMA DE AULA: PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM ABORDAGEM 
LÚDICO-DIDÁTICO DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS EM UMA ESCOLA PARTICULAR. 
 
RELATÓRIO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 
 
1. INTRODUÇÃO: 
A fase da vida que compreende a infância é um período de intensas modificações fisiológicas e psicológicas, e de formação dos hábitos alimentares, o que justifica a importância da educação alimentar e nutricional nas escolas visando a promoção da saúde na infância e fase adulto. Assim, esse projeto tem como objetivo a implantação da educação alimentar e nutricional com uma abordagem lúdicodidático entre as crianças de uma escola particular. 
 
2. Educação alimentar e nutricional e o contexto: 
A educação alimentar e nutricional (EAN) tem se figurado como elemento importante na promoção a saúde, tanto hábito nacional quanto no internacional. Em sua trajetória, tem havido modificações, partindo de um patamar onde estratégicas de AEN era desenvolvida com objetivo de ensinar alimentação correta, de maneira descontextualizada com um olhar estritamente biológico. 
 
 
3. Mudanças nos hábitos alimentares e distúrbios metabólico: 
As mudanças no estilo de vida dos familiares levam muitas dessas crianças e adolescentes a passarem parte o a maioria nas escolas. Para muitos, mais do que metade dos nutrientes consumidos diariamente pode ser oferecida nesses estabelecimentos. De fato, no dia de hoje, as crianças come pouco daquilo que deveriam excessivamente daquilo não deveriam. Cada vez maior interesse por alguns alimentos muito calórico como salgadinhos e refrigerantes, deixando de lado o alimento rico em micronutrientes como as frutas hortaliças. 
Portanto, existem necessidade de mudanças de hábitos alimentares dessas crianças pois desde a infância proporcionam níveis de saúde, favorece o desenvolvimento físico e intelectual. 
 
 
4. Aprendizagem da educação alimentar e nutricional para crianças: 
A educação alimentar e nutricional é um processo complexo, dinâmico e cultural, no qual mudanças positivas ocorre quando são aprendidas, apropriadas e entendidas para ser assimilados e aceitos pelo grupos sociais. De acordo com os autores o acesso a informação não é suficiente para que processo forme indivíduos capasses de escolhas conscientes com a relação alimentação. 
A inserção da educação alimentar deve dar-se de forma lúdica. Esta pode contribuir amplamente para o processo de aprendizagem da crianças. 
A utilização da ludicidade potencializa as exploração e a construção do conhecimento, pois permite a criança identificar, classificar, agrupar, ordenar, simbolizar e combinar informações, ao mesmo tempo em que desenvolve a atenção e concentração 
 
 
5. Implantação da educação alimentar e nutricional com método lúdico-didático na escola particular: 
Para conduzir de forma apropriada alimentação da criança, o processo de educação nutricional requer estratégias relacionadas aos aspectos sensórias (apresentação visual, cores e formatos atrativos) proporcionados de modo lúdico. 
 
 
6. Resultados e considerações finais: 
Através do desenvolvimento do projeto na escola foi possível inicialmente conhecer as concepções da maiorias dos sobre alimentação saudáveis. 
A infância momento propicio para aquisição de comportamento e hábitos, incluído aqueles relativos a educação, sendo que em números e distintos determinantes atuar na gênese desse comportamento. 
A partir das atividades lúdicos (jogos, músicas, vídeos, imagens) favoreceu-se a promoção de hábitos e consequente, e melhoria de qualidade de vida.