Buscar

Resumo Mecanismo renina angiotensina aldosterona Guyton

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mecanismo renina-angiotensina e pressão arterial
A renina é sintetizada e armazenada em forma inativa chamada pró-renina nas células justaglomerulares (células JG) dos rins. São células musculares lisas modificadas, situadas nas paredes das arteríolas aferentes imediatamente proximais aos glomérulos. Quando a pressão cai , reações intrínsecas dos rins fazem com que moléculas de pró-renina sejam clivadas, liberando renina. A renina é uma enzima e age enzimaticamente sobre a globulina, referida como substrato de renina ( ou angiotensinogênio), liberando a angiotensina I. A angiotensina I tem ligeiras propriedades vasoconstritoras, mas não são suficientes para causar alterações significativas. A renina persiste no Sg por 30 minutos a 1 hora e continua a causar a formação de angiotensina durante todo esse tempo.
Alguns segundos após a formação de Angiotensina I ocorre a transformação em angiotensina II pela enzima conversora de angiotensina presente principalmente no endotélio dos vasos pulmonares.
A Angiotensina II é um vasoconstritor extremamente potente, afetando também a circulação sanguínea por outros modos. Entretanto, ela persiste no sangue por apenas 1 ou 2 minutos por ser rapidamente inativada por múltiplas enzimas sanguíneas teciduais, as angiotensinases. 
O primeiro meio para aumento da pressão é a vasoconstrição em muitas áreas do corpo, principalmente nas arteríolas, o segundo meio é a diminuição da excreção de sal e água pelos rins. Isso eleva lentamente o volume do liquido extracelular, o que aumenta a pressão arterial durante as horas e dias subsequentes. 
O sistema renina-angiotensina leva cerca 20 minutos para ser ativado. Desse modo, seu controle da pressão arterial é mais lento que os reflexos nervosos e o sistema simpático norepinefrina-epinefrina.
A angiotensina II faz com que os rins retenham água e sal por dois meios principais:
1-Atuando diretamente sobre os rins para provocar retenção de sal e água.
2-Fazendo com que as glândulas adrenais secretem aldosterona que, por sua vez, aumenta a reabsorção de sal e de água pelos túbulos renais. 
Umas das funções mais importantes desse sistema é a de permitir que a pessoa ingira quantidades muito pequenas ou muito grandes de sal, sem apresentar grandes variações do liquido extracelular e da pressão arterial.

Continue navegando

Outros materiais