Buscar

av2 física 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
	Em uma corda homogênea e esticada são geradas duas ondas de amplitudes iguais. Podemos afirmar que essas ondas, necessariamente, terão comprimentos de onda iguais? Justifique sua resposta.
	
	FALSO. Uma característica das ondas mecânicas é que sua velocidade de propagação, em um dado meio, é determinada pelas propriedades elásticas e inerciais desse meio. No caso presente, uma onda se propaga em uma corda esticada e sua velocidade é dada por v = (T / µ)0,5 onde T é a tensão à qual a corda se acha submetida, e é sua densidade linear.
Assim, todas as ondas geradas em uma particular corda, sob tensão T e densidade , terão, necessariamente, a mesma velocidade de propagação. Vale salientar que os demais parâmetros como freqüência, amplitude, etc., dependem da fonte geradora da onda, podendo, pois, em princípio, ter qualquer valor. 
	A luz desenvolve no vácuo, velocidade igual a 300 000 km/s, ao entrar na água, sofre desvio, isso ocorre devifo o fenômeno da : 
	
	
	refração
	(PUC - PR) Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:
	
	
	1,6.105 Kg
	Em uma simulação, conforme representadao na figura abaixo, a um pêndulo com constante elástica igual a 15 N/m, foi acoplada uma massa de 10 kg em sua extremidade, sendo a amplite de oscilação igual a 0,08 m, podemos afirmar que a energia mecânica do sistema é igual a : 
	
	
	0,0480J
	Durante uma aula sobre refração, os estudantes simularam a refração da luz em dois meios diferentes, a figura obtida está represnetada logo abaixo. Com base nas Leis da Refração, é correto afirmar que: 
	
	
	o índice de refração do meio 2 é maior do que o índice do meio 1. 
	A física está presente em muitas situações cotidianas, quando mergulhamos, sentimos a ação da pressão hidrostática, com base no estudo dos fluidos, é correto afirmar que : 
	
	
	quanrto maior a densidade e a profunidade, maior será o valor da pressão hidrostática. 
	Uma indústria que fabrica objetos de ouro, deve aquecer uma caixa de ouro de 25°C até 80°C, 0 seu  volume incial é igual a 4cm3. Sendo o coeficiente de dilatação volumétrico do ouro igual a 14.10-6°C-1, determine o valor da dilatação sofrida pela caixa. 
	
	
	Gabarito: 3,08.10-3cm3
	(PUC MG 99). Quando seguramos uma casquinha com uma generosa bola de sorvete, sentimos nossa mão esfriar quando ela está abaixo da bola, mas não temos essa sensação se posicionarmos a mão alguns centímetros acima da bola. Isso indica que a transferência de calor está se dando preferencialmente por: 
	
	
	condução. 
	O Sol, estrela mais próxima da Terra, nos presenteia com sua beleza e energia. É  constituído, principalmente dos gases hidrogênio e hélio, os dois gases mais leves que temos. Recebemos dessa estrela entre outras radiações, , luz vermelha, luz azul, raios gama e raios X. Podemos afirmar que todas essas radiações têm em comum, no vácuo, a (s), o (s) :  
	
	
	a velocidade de propagação 
	O escaravelho africano Stenaptinus insignis é capaz de jorrar substâncias químicas pela extremidade móvel de seu abdômen; seu corpo possui reservatórios com duas substâncias diferentes, quando sente que está sendo ameaçado, esse pequeno animalzinho jorra essa substância que é misturada em uma câmara de reação, produzindo um composto que varia sua temperatura de 20ºC para até 100ºC pelo calor da reação, tendo uma alta pressão. Sabendo-se que o calor específico do composto disparado é igual a 4,19.103 J/kg.K e sua é massa é 0,1 kg, o calor da reação das substâncias é igual a :
 Dados : Q = m.L                   Q = m.c.∆T            W = P. ∆V 
	
	
	33 520J

Outros materiais