Buscar

AV1 fundamentos da epidemiologia 2016

Prévia do material em texto

Data: 26/03/2016 17:15:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408622633)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408612258)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408492104)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408492264)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
		
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
	 
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408492820)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Em Epidemiologia, as pessoas susceptíveis a determinadas doenças são chamadas de:
		
	
	Sintomáticas.
	
	Indivíduos Doentes.
	
	Assintomáticas.
	
	População Saudável.
	 
	Grupo de Risco.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408490529)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
		
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	
	
	
	Data: 26/03/2016 17:18:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408492425)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1995, a propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu um instrumento (ferramenta de mensuração, questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre os principais usos do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 pode ser aplicado na prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento. II O WHOQOL-100 somente pode ser aplicado em indivíduos que possuam fluência em dois ou mais idiomas. III Os resultados obtidos com a aplicação do WHOQOL-100 podem ser úteis na construção e implementação de Políticas Públicas de Saúde. IV Os pesquisadores em geral podem aplicar os questionários propostos pela OMS, como o WHOQOL-100, em suas pesquisas desde que não modifiquem suas orientações. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408492831)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	No modelo biomédico, agentes ou fatores etiológicos são aqueles que:
		
	
	Agem no diagnóstico da doença.
	 
	Agem na origem (causa) da doença.
	
	Não possuem relações com a doença.
	
	agem na etiologia do paciente.
	
	Agem no tratamento da doença.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408492442)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Definir qualidade de vida é uma tarefa difícil e a dificuldade está relacionada à subjetividade, complexidade e às várias dimensões relacionadas aos diferentes aspectos da vida dos indivíduos. Sobre qualidade de vida são feitas as seguintes afirmações: I De uma forma geral, a qualidade de vida depende de fatores intrínsecos (endógenos) e extrínsecos (exógenos) que variam de indivíduo para indivíduo.II Qualidade de vida é um termo que representa uma tentativa de nomear as características das experiências de vida relacionadas ao cotidiano. III Existem vários conceitos propostos para qualidade de vida e a maioria deles possuem pontos comuns, como, o modo de viver a vida e a satisfação das necessidades e expectativas dos seres humanos. IV Como estes conceitos estão relacionados ao bem-estar, o complexo da Qualidade de Vida envolve os seguintes temas: habitação; saneamento e meio ambiente; saúde; educação; alimentação e nutrição; cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; previdência e assistência social; transporte. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408612269)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100) é um questionário composto por 100 itens que avalia a qualidade de vida das populações humanas, baseado em três aspectos fundamentais que são:
		
	
	Individualidade, presença de dimensões negativas e universalidade.
	 
	Subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas.
	
	Integralidade, autonomia e liberdade.
	
	Objetividade, integralidade e universalidade.
	
	Presença de dimensões positivas, objetividade e liberdade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408492400)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação de um grupo (grupo WHOQOL - World Health Organization Quality of Life) que construiu o seguinte conceito de qualidade de vida: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A construção desse conceito permitiu a este grupo desenvolver um instrumento (questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre esse instrumento são feitas as seguintes afirmações: I O que se pretende avaliar através da aplicação desse questionário é a própria percepção do indivíduo respondente do questionário a respeito de sua qualidade de vida. II A qualidade de vida é avaliada através de três aspectos fundamentais: subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas. III O WHOQOL-100 é composto por 100 questões que avaliam seis domínios: Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações sociais, Meio-ambiente e Espiritualidade /Crenças Pessoais. IV A qualidade de vida é avaliada através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408490579)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A respeito da história natural da doença nos seres-humanos são feitas as seguintes afirmações: I As inter-relações do agente etiológico, do organismo humano e do meio ambiente afetam o processo global e o desenvolvimento das doenças. II O estímulo patológico que o agente etiológico desencadeia no organismo humano é o único fator associado ao desencadeamento das doenças. III A resposta do organismo humano aos estímulos agressores é o único fator que deve ser investigado no desenvolvimento das doenças. IV A responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade é um dos fatores que devem ser considerados na prevenção das doenças. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
		  FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201409007684)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Vivemos em um mundo desigual. Há quem lute para reduzir as iniquidades na saúde e realizar grandes transformações no cenário da saúde coletiva. Mas, infelizmente, mesmo com toda a informação, muitos ainda atuam perpetuando a barbárie. Nesse contexto, como ainda é percebido o posicionamento de muitos pacientes na qualidade de usuários do sistema de saúde? Aponte a assertiva CORRETA:
		
	
	Os pacientes lutam para reduzir as iniquidades na saúde, através do seu modo de viver a vida adotando hábitos alimentares saudáveis e praticando exercícios físicos regularmente.
	
	Os pacientes possibilitam a diminuição do número das ações secundárias no SUS.
	
	Os pacientes agem como atores ativos da saúde coletiva proporcionando uma evidente mudança de cenário.
	 
	Os pacientes são percebidos como sujeitos passivos frente às suas condições de vida e saúde, com desprezo às orientações fornecidas pelos profissionais da saúde e, às vezes, arredios a terapêuticas necessárias.
	
	Os pacientes atuam como sujeitos sociais favorecendo transformações positivas no cenário da saúde pública do nosso país.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408491525)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		
	
	Formulação de hipóteses.
	
	Problematização.
	 
	Promoção da saúde.
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	Prevenção de doenças.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408491643)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408490940)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades nas condições sociais e de saúde.A iniquidade na saúde pode ser definida como a presença de diferenças injustas, evitáveis ou remediáveis na saúde de populações ou grupos definidos com critérios sociais, econômicos, demográficos ou geográficos. Sobre as iniquidades são feitas as seguintes afirmações: I De acordo com os dados do IBGE, PNAD, 2004, 83% dos domicílios urbanos estão ligados à rede geral de abastecimento de água e apenas 25% dos domicílios rurais recebem água da rede geral. II Em alguns municípios do Amazonas o percentual de crianças e adolescentes pobres é superior a 90%. III No Nordeste em 2010 existiam quase meio milhão de jovens analfabetos. IV A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) segundo a renda familiar em 2000 foi 34,5% nas famílias mais pobres e 15,8% nas famílias mais ricas. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408490939)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Os determinantes sociais de saúde exercem importante influência no processo saúde-doença. PORQUE: As formas concretas de inserção socioeconômica da população como as condições de trabalho e condições de vida em geral, são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408490941)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem estar dos indivíduos e da coletividade. O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal. Sobre os objetivos da promoção da saúde são feitas as seguintes afirmações: I Valorizar o caráter coletivo e as políticas públicas intersetoriais voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações. II Reforçar a tendência de aumentar as responsabilidades do Estado quanto à saúde dos indivíduos. III Abordar de forma ampla os problemas de saúde focando os determinantes sociais. IV Capacitar os indivíduos ao autocuidado. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	
	
	
		  FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408492814)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Numa cidade do interior de Minas Gerais foram diagnosticados 59 casos novos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de outubro de 2005. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 428. A população era de 230.000 habitantes. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes é de:
		
	
	16,0 casos novos por 100.000 habitantes.
	 
	25,7 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	28,5 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	19,5 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	20,3 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408493695)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Para calcular a taxa de mortalidade infantil neonatal, o denominador usado é:
		
	
	total de óbitos maternos.
	
	população de mulheres em idade fértil.
	
	população de mulheres que morreram.
	
	população geral da área estudada.
	 
	número de nascidos vivos no mesmo local e ano.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408492476)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Sobre os indicadores epidemiológicos de mortalidade, NÃO é correto afirmar:
		
	 
	O nível de vida de uma comunidade não pode ser avaliado pelo índice de mortalidade infantil.
	
	A razão de mortalidade proporcional (RMP) é definida como a proporção de óbitos que ocorrem acima dos 50 anos de idade.
	
	Quanto maior o valor de mortalidade proporcional, melhores as condições de saúde de uma determinada população.
	
	O coeficiente de mortalidade infantil mostra o risco de morte para crianças menores de 1 ano.
	
	A esperança de vida não deve ser confundida com a duração máxima de vida, que constitui um limite biológico inerente à espécie.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408493826)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Para o cálculo da Taxa de mortalidade infantil, multiplica-se o valor encontrado por:
		
	 
	1.000
	
	10.000
	
	100
	
	não se multiplica
	
	100.000
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408492837)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Numa determinada cidade, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2007 foram diagnosticados 723 casos de uma doença com alta virulência. Nesse mesmo período foram relatados 538 internações, 210 altas com melhora no quadro clínico e 256 óbitos em virtude da doença. Em função dos dados acima, podemos dizer que:
		
	 
	O índice de letalidade é de 35,4%
	
	A Taxa de Ataque é de 72,0%
	
	O índice de mortalidade é de 78,0%
	
	O índice de morbidade é de 17,4%
	
	O índice de prevalência é de 74,1%
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409029690)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Qual é termo utilizado em epidemiologia para expressar a velocidade de ocorrência de uma doença, ou seja, a intensidade com que acontece uma doença em uma população, na medida em que identifica a frequência de casos novos em um determinado período observado longitudinalmente?
		
	
	Caso controle.
	
	Prevalência.
	 
	Incidência.
	
	Coorte.
	
	Multicentrismo.
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408491385)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	Um dos momentos do raciocínio epidemiológico voltado para a explicação de um problema é o levantamento de hipóteses. Sobre a formulação de hipóteses são feitas as seguintes afirmações: I A hipótese orienta e determina a natureza dos dados a serem coletados e a metodologia da coleta. II A formulação de hipóteses é indispensável em toda investigação epidemiológica, seja de ordem experimental ou observacional. III A hipótese epidemiológica deve levar em consideração os aspectos da doença na população e as variações nos componentes ambientais (físicos, químicos, biológicos, sociais) associados à exposição aos fatores de risco. IV Hipóteses são respostas exatas e fidedignas aos problemas colocados pela ciência e pelo senso comum. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408491004)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	As doenças são sujeitas a variações com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano, geralmente relacionados ao seu modo detransmissão. A propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) de repetir-se sempre na mesma estação do ano é a definição de:
		
	
	Epidemia.
	
	Endemia.
	
	Pandemia.
	 
	Sazonalidade.
	
	Surto.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408491665)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de:
		
	 
	Ecológicos.
	
	Retrospectivos.
	
	Ensaios Clínicos.
	
	Inquéritos.
	
	Prospectivos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409029687)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Como são denominados os estudos que abordam áreas geográficas, analisando comparativamente indicadores globais, quase sempre por meio de correlação entre variáveis ambientais (ou socioeconômicas) e indicadores de saúde?
		
	 
	Estudos Ecológicos
	
	Estudos de Coorte
	
	Estudos Multicêntricos
	
	Estudos de Caso Controle
	
	Estudos Seccinonais
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409029689)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Quais é o tipo de estudo epidemiológico que observa simultaneamente, em um mesmo momento histórico, o fator causal e o efeito de um determinado agravo ou patologia, não se prestando por isso à pesquisa de etiologia, revelando apenas medidas de associação entre o agravo e a condição atribuída, úteis para identificar grupos (fatores) de risco, gerar hipóteses e descrever a prevalência de doenças?
		
	
	Estudo Ecológico.
	
	Estudo de Caso Controle.
	 
	Estudo Transversal ou de Prevalência.
	
	Estudo Multicêntrico.
	
	Estudo de Coorte.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408663757)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis de pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável lugar NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação.
	
	Dizer onde ocorre uma determinada doença significa o mesmo que dizer em que tipo de ambiente essa doença ocorre.
	
	Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural, distrito sanitário, bairro, município, etc.), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde, etc.
	 
	O local onde as pessoas vivem ou trabalham não se relaciona ao tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.

Continue navegando