Buscar

Questões - Transporte pela membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
 CDTEC-CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICA
Questões:
Liste 4 funções das proteínas de membrana e dê um exemplo de cada.
- Transporte: Encontradas nas membranas plasmáticas e intracelulares, transportam substâncias através dessas. Presentes também no plasma sanguíneo transportando moléculas ou íons de um órgão para outro. 
Ex. Hemoglobina: Proteína presente nos eritrócitos (hemoglobina) absorve, e transporta oxigênio para os tecidos. Isso acontece pela capacidade de seus átomos de ferro se ligar com o oxigênio (reversivelmente).
-Estrutural: Participam da estrutura dos tecidos.
Ex. Queratina: Apresenta grande resistência, serve como impermeabilizante encontrada na pele, no cabelo e nas unhas. Evita dessecação, contribuindo para adaptação do animal a vida terrestre.
- Hormonal: Substâncias sintetizadas por glândulas endócrinas, que liberadas no sangue vão inibir ou estimular a atividade de certos órgãos.
Ex. Insulina: Hormônio produzido no pâncreas pelas células beta pancreáticas, que tem função de diminuir a concentração de glicose sanguínea, é liberado depois da refeição.
- Enzimática: Toda enzima é uma proteína, são moléculas catalisadoras de reações.
Ex. Amilase: Têm como substrato o amido e produto, polímeros de glicose.
Diferencie transporte ativo e passivo.
-Ativo: Ocorre com gasto de energia, e vai contra o gradiente de concentração.  A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana), a molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial.
Ex. Bomba de Sódio e Potássio: Entra 2 potássios K, e sai 3 sódios Na. Tem mais K dentro da célula, e tem maior quantidade de Na fora da célula, a tendência seria ocorrer difusão simples (ir do mais concentrado para o menos). Mas a célula bombeia K para dentro e Na para fora, indo contra o gradiente de concentração.
	- Passivo: Ocorre sem gasto de energia, e vai a favor do gradiente de concentração. É a passagem natural de pequenas moléculas através da membrana plasmática. Implica em movimentos da molécula da substância pelos espaços intermoleculares da membrana ou em combinação com proteína transportadora.
Diferença: Com ou sem gasto de energia, e direção do transporte.
De que maneira a fagocitose difere da pinocitose.
Os dois são processos de endocitose, e diference em:
- Fagocitose: É o englobamento de partículas sólidas através da membrana.
	- Pinocitose: É o englobamento de partículas líquidas através da membrana.
Por que a glicose não cruza a membrana através dos canais abertos?
Por ser uma molécula polar, hidrossolúvel e grande.
Existem dois mecanismos de transporte de glicose através da membrana celular: transporte facilitado, mediado por transportadores de membrana, e o co-transporte com o íon Sódio que acontece do intestino delgado. A presença de sódio no lúmen aumenta a absorção de gicose. A absorção de sódio e glicose no intestino delgado promove a absorção osmotica de água, o que facilita a reidratação, no caso de diarreias. 
Descreva a estrutura básica da membrana celular.
Lipídeos (fosfolipídeos), proteínas, colesterol, glicoproteínas (carboidrato ligado na proteína), glicolipídeos (carboidrato ligado no lipídeo). 
Os fosfolípideos estão dispostos em uma bicamada, formando uma parede hidrofóbica, com proteínas embebidas em seu meio, e colesterol entre os espaços controlando sua fluidez. Com parte de glicídeos pelo lado extracelular formando o glicocálix muito importante para reconhecimento e adesão célula-célula.
Qual a função da membrana plasmática?
Delimitação do volume celular, separando a parte externa da interna.
Permeabilidade seletiva, selecionando o que entra e sai da célula.
Manutenção do potencial elétrico, muito importante para a contração muscular, transmissão do impulso nervoso (Parte negativa na parte interna e parte positiva na parte externa).
Reconhecimento e adesão celular.
O que é difusão?
- Soluto: Processo pelo qual o soluto é transportado a favor do gradiente de concentração (do meio mais concentrado para o menos concentrado).
- Solvente: Processo pelo qual o solvente é transportado contra o gradiente de contração (do meio menos concentrado para o mais concentrado) a fim de diluir o soluto mais concentrado.
Ex. osmose
Sempre busca o equilíbrio entre os meios.
Diferencie difusão simples de difusão facilitada.
- Simples: Transporte de soluto (estruturas sólidas), a favor do gradiente de concentração, sem gasto de energia.
- Facilitada: Presença de facilitadores, carregadores (permeases).
Ex, Enzima permeasse presente na membrana facilita a entrada de uma determinada estrutura, que sozinha não consegue atravessar, por causa de seu tamanho, polaridade, características hídricas. Processe se dá em 4 fases: 1 – reconhecimento, 2- captura, 3- translocação, 4- liberação.
Diferencie difusão facilitada de transporte ativo.
- Difusão facilitada: Ocorre sem gasto de energia, indo a favor do gradiente de concentração, onde uma substância é transportada pela membrana por meio de facilitadores.
- Transporte ativo: Ocorre com gasto de energia, indo contra o gradiente de concentração, onde uma substancia é transportada pela membrana gastando energia para faze-la.
O que é osmose.
Processo em que a água se movimenta entre dois meios de concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável. Ocorre a passagem de solvente de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto), a fim de os dois meios fiquem com a mesma concentração de soluto (isotônico).

Continue navegando