A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Questões respondindas  Prova Discursiva Contabilidade Básica e Sociologia

Pré-visualização | Página 1 de 2

1 ) Durkheim afirma que os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade. Quais são estas características?
Agir, Pensar e Sentir.
2) Alguns conceitos são essenciais para que haja uma perfeita compreensão sobre temas específicos. Quando se estuda sociologia um desses termos se refere ao conceito de método e método científico. Método significa o caminho que fazemos para atingir um objetivo, uma meta. Defina o que é método científico.
Procedimentos, às técnicas, à maneira como será abordado o objeto de estudo, os critérios e condições de abordagem, e como serão medidos os resultados. O método cientifico garante a legitimidade.
3) A contabilidade utiliza regimes de contabilização dos seus fatos administrativos, que se constituem na padronização de um critério para que sejam efetuados os lançamentos contábeis. No que se refere aos regimes contábeis utilizados, defina o que é regime de caixa.
Consiste em contabilizaras despesas e receitas, na medida que estas forem pagas ou recebidas.
4) Os princípios fundamentais da contabilidade também são conhecidos usualmente como princípios de contabilidade geralmente aceitos. Quais são esses princípios?
Entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência. 
5) O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio. Defina o que é patrimônio.
Conjunto de bens, direitos e obrigações de pessoas física ou jurídica, suscetíveis a avaliação monetária. 
6) No que se refere a tipologia da dominação de Weber, este distingue três tipos básicos de dominação: a dominação carismática, a dominação tradicional e a dominação racional-legal. Em que se baseia a dominação carismática?
Apoia-se na crença, em que a pessoa que está no poder é magica, com poder sobrenatural ou religioso. Ex: Jesus.
7 ) Karl Marx focaliza as contradições básicas do capitalismo e afirma que este é contraditório por excelência. Segundo Marx, as duas principais contradições da sociedade moderna e capitalista se são, em primeiro lugar, entre as forças produtivas e as relações de produção; e, em segundo lugar entre o crescimento da riqueza e o aumento da miséria. O que são forças produtivas na concepção de Marx?
São meios, forças, formas, maneiras e técnicas de organizar o trabalho, para produzir o que se necessita. Inclui-se a tecnologia e fontes de energia.
8) As despesas da empresa são classificadas em dois grandes grupos: operacionais e não operacionais, segundo a ligação com o ramo de atividade da empresa. As despesas operacionais são aquelas efetuadas para o desenvolvimento das atividades diretamente ligadas à natureza da empresa. Sendo assim, conceitue o que são despesas de vendas, despesas administrativas e despesas financeiras.
Despesas de venda: gastos ligados a finalidade de aumentar as vendas, como propagandas, feiras, exposições.
Despesas administrativas: gastos ligados a administração em geral, como salario, alugueis, agua, luz, telefone, lanches, materiais, entre outros.
Despesas financeiras: gastos com pagamento de juros, taxas, ou até mesmo de descontos efetuados à clientes.
9) Defina atos administrativos e cite alguns exemplos destas ocorrências.
São as ocorrências que não provocam alterações no patrimônio da empresa.
10) Diferencie capital próprio de capital de terceiros.
Capital próprio tem origem dos sócios, já o capital de terceiros tem origem de terceiros, pessoas externas a entidade.
11) A conta do ativo é o conjunto dos elementos positivos do patrimônio e representa todos os bens e direitos de uma entidade expressos em moeda. No que se refere as contas do ativo diferencie ativo circulante de ativo não circulante.
Ativo circulante são os bens que estão disponíveis no momento no balanço, e ativos não circulantes são bens á longo prazo, ou seja, que estará disponível após um ano, no exercício seguinte.
12) O que é sociologia?
Ciência que estuda a sociedade.
13) Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa e/ou empresa. Desta forma bens representam toda e qualquer coisa (passível de avaliação monetária) que é colocada à disposição do ser humano de satisfazer suas necessidades individuais coletivas. Os bens podem ser classificados levando-se em consideração vários aspectos entre eles, o ponto de vista contábil onde são classificados como bens de troca, bens de uso e bens de consumo. Explique qual a diferença entre estas classificações.
Bens de troca: são aqueles que podem ser trocados, como mercadoria e dinheiro.
Bens de uso: são aqueles utilizados pela empresa ao longo do processo, que não desaparecem, como maquinas, balcões, computadores entre outros.
Bens de consumo: são bens utilizados pela empresa, e consumidos, ou seja desaparecem com o uso, como embalagens, tintas de impressão entre outros.
14)Weber distingue duas maneiras ou modos de agir. O primeiro ele chama de agir em comunidade, e o segundo, de agir em sociedade. Diferencie o agir em comunidade do agir em sociedade no que se refere as suas características.
Agir em comunidade: tem como base expectativas e probabilidades, agindo e esperando que o outro se comporte de determinada maneira.
Agir em sociedade: baseia-se em regras estabelecidas.
15)O que é um balanço patrimonial e quais suas características.
O balanço é a demonstração contábil, qualitativa e quantitativa do patrimônio da empresa em uma determinada data. É constituído por ativo, passivo e patrimônio liquido. 
16)O que é positivismo e quais suas principais características?
Buscam explicar coisas praticas e presentes na vida do homem, como leis, relações sociais e ética. Consiste na observação do fenômeno. 
17)O cenário que deu origem à sociologia abarcou uma série de mudanças introduzidas pelas duas grandes revoluções dos séculos XVIII e XIX – a revolução francesa e a revolução industrial. Ambas acarretaram um grande número de mudanças na sociedade e nas ideias, surgindo daí a necessidade de novas respostas para os problemas à medida que iam aparecendo. Faça uma síntese dos principais desdobramentos das duas grandes revoluções.
Revolução Francesa: Fim do feudalismo e do antigo regime. Ascensão da burguesia ao poder. Fim dos privilégios da nobreza e o abalo no poder da Igreja.
Revolução Industrial: Novas tecnologias e mudanças nas formas de organizar o trabalho. Industrialização. Êxodo rural e urbanização. Surgimento do proletariado. Condições precárias de vida dos trabalhadores.
18)Qual é o conceito de ação social para Max Weber?
A ação social é aquela orientada pela ação dos outros. Ocorrendo quando a atribuição de sentido. Nem toda ação entre os homens é de caráter social.
19)Com base no conceito de contabilidade que estabeleceu-se e levando em consideração a sua utilidade, pode-se relacionar cinco (05) funções da contabilidade. Cite e explique estas funções.
Registrar. -registrar com a finalidade de obter historicidade e comprovação.
Organizar. – controle, registro devem estar organizados para visualização.
Demonstrar.– devem ser expostos os resultados encontrados.
Analisar. -com finalidade de facilitar a compreensão por parte dos usuários.
Acompanhar. – para prever e alertar eventuais problemas.
20)Quais são os principais tipos de demonstrações contábeis?
Balanço patrimonial, DRE demonstração do resultado do exercício, DLPA demonstração de lucros e prejuízos, DFC demonstração de fluxos de caixa, DVA demonstração do valor adicionado, NEs notas explicativas á demonstração financeiras.
21)Durkheim propôs uma metodologia científica para a sociologia que permitisse o estudo de leis concretas, e não generalidades abstratas. Uma de suas preocupações centrais está em delimitar o campo da sociologia de maneira clara, ou seja, o que está ciência irá estudar. Sendo assim, a tarefa deste filósofo iniciou-se pela definição do objeto de estudo da sociologia, o fato social. Como Durkheim definiu fato social?