Buscar

Resumo Sistema imunitário e orgãos linfáticos

Prévia do material em texto

C Carolina Siqueira FCM 2015.1 “...O Senhor teu Deus está contigo,por onde quer que andares andares”Josué1,96
Resumo Sistema imunitário e orgãos linfáticos- Capítulo 14(página 254-Livro Histologia básica; Junqueira e Carneiro)-24/03/2016
Orgãos Linfáticos:Timo,baço,linfonodos e nódulos linfáticos(mucosa digestiva,respiratória e urinária).
MALT(Mucosa-Associated Lymphoid Tissue):Extenso conjunto de tecido linfático presente nas mucosas.
Órgãos linfóides centrais:Servem para maturar células imaturas.São médula óssea(matura LB) e timo(matura LT).
OBS:Todos os linfócitos são produzidos na medula,mas só o LB já sai maduro de lá.
Órgãos linfóides periféricos:Células proliferam e completam diferenciação.São:baço,linfonodos,nódulos linfáticos isolados,tonsilas,apêndices,placas de Peyer do Íleo.
Imunidade celular(inata):Células imuno competentes reagem e matam células transplantadas,cancerosas,possuidoras de antígenos e/ou moléculas estranhas.Participam:mastócitos,neutrófilo,eosinófilo(leucócitos granulócitos),monócitos,macrófagos e células NK(leucócitos agranulócitos).
Imunidade humoral(adquirida):
*Dependente de anticorpos
*LB--(PRODUZ)Plasmócitos--(PRODUZ)Anticorpos.
*Anticorpos protagonizam esse sistema neutralizando moléculas estranhas e participam da destruição das células que contém essas moléculas.
Imunógenos:Moléculas estranhas que provocam uma resposta imunitária(celular e/ou humoral).
Antígeno:Molécula que reage com um anticorpo,não necessariamente desencadeando resposta imunitária.
OBS.:Todo imunógeno é um antígeno,mas nem todo antígeno é um imunógeno.
Epítopo(Determinante antigênico):Parte da molécula antigênica que determina a resposta imunitária na resposta humoral(LB).
*A resposta imunitária celular(LT) é realizada através da digestão parcial do antígeno associada as moléculas MHC presente na membrana celular das APCs.
Anticorpos(Imunoglobulinas=Ig):Combina-se especificamente com o epítopo que ele reconhece e resulta no aparecimento de sinais quimicos,indicando a presença de um invasor aos outros componentes do sistema imunitário.
*Os antígenos que se ligam a IgG e IgM ativam o sistema complemento.
Sistema imune:facilita fagocitose de patógenos.
*Neutrófilos e macrófagos têm receptores para a região Fc do complexo antígeno IgG,prendendo-o a superfície celular.
Opsonizado:Estará todo patógeno que está ligado ao complexo antígeno IgG como forma de facilitar a fagocitose.
Regiões Fc(facility cristallizable):Reagem com receptores específicos.São uma parte constante independente da Ig(não tem diferença de uma Ig para outra em Fc).
Regiões Fab(fragment antigen-binding):Sequência de aminoácidos muito variável,sendo responsável pela especificidade da combinação com o epítopo.
Principais Igs:IgG,IgA,IgM,IgD e IgE.
Quantidade no plasma sanguineo:IgG>IgM>IgA>IgD>IgE.
*IgG é a única Ig que atravessa a barreira placentária humana e passa para o sangue fetal(tendo importante contribuição no sistema imunitário fetal).
*IgA,presente em pequena quantidade no sangue na forma de SigA(IgA secretora-presente nas secreções corporais,são 2 moléculas de IgA monoméricas unidas pela proteina J e combinada a peça secretora/peça de transporte) são produzidas pelos plasmócitos da mucosa e são resistentes as enzimas proteolíticas para não sofrerem inativação nas secreções.
*IgM,molécula pentamérica,é a Ig que predomina no início das respostas imunitárias.
*IgM e IgD são as principais Igs encontradas na superficíe dos LB,onde funcionam como receptores que se combinam com antígenos específicos.
*IgM/IgD+ antígeno=proliferação de LBdiferenciação em plasmócitos.
*IgM circulante pode ativar o sistema complemento.
*O pouco IgE,molécula monomérica,liberado no plasma rapidamente se prende a mastócitos e basófilos.Por isso são relacionados a processos alérgicos.
Processo alérgico:complexo antígeno-IgE(superfície de mastócitos e basófilos) ao ser estímulado pelo alergeno determina a produção e liberação de diversas substâncias biologicamente ativas(histamina,heparina,leucotrienos e ECF-A).
*IgD,molécula monomérica,reconhece antígenos ativando LB.
*Os linfócitos se diferenciam,também quanto aos receptores presentes na membrana.No LB há imunoglobulinas,enquanto no LT contém TCR(T-cell receptors).
Células B da memória imunitária:LB ativados que não se diferenciam em plasmócitos.Têm uma função de agilizar a resposta imunitária quando o organismo for afetado por um antígeno novamente.
*No timo,os LT se diferenciam em LT helper,LT supressoras e LT citotóxicas.Já em outros locais se diferenciam em LT de memória.
LT helper: Estimulam transformação de LB em plasmócitos.
LT supressores: Inibem as respostas humoral e celular,findando a resposta imunitária.
*LT helper e supressoras são células reguladoras.
LT citotóxicas:Agem diretamente sobre as células estranhas e infectadas por meio da produção de perforinas que provocam a lise celular,por causa da abertura de orifícios,ou mesmo pela indução da célula alvo a apoptose(morte celular programada).
*A imunodeficiência do HIV se dá pela morte dos LT helper,impedindo: 
LB--(PRODUZ)Plasmócitos--(PRODUZ)Anticorpos.
*LB e LT são iguais morfologicamente,sendo diferenciados por técnicas imunocitoquimicas por algumas proteinas integrais de membrana divergentes.
Expanção clonal:processo de proliferação e ciclos mitóticos sofridos por LB e LT.
Células NK(natural killers):Atacam células cancerosas e infectadas sem estímulo prévio.Não tem receptores semelhantes aos da LB e LT.
APC(antigen presenting cells):através do processamento de antígenos digerem parcialmente proteínas antigênicas(endossomos e lisossomos) que são ligadas as moléculas MHCII para ativação dos LT.Elas são:células dendríticas,macrófagos,células de Langerhans(epiderme) e LB.
*Proteinas derivadas de patógenos,quando já digeridas formam peptídeos(8-11aminoácidos) introduzidos no R.E.rugoso onde se ligam a MHCI.
*MHCI e MHCII vão para a superfície celular para serem “examinados” pelo LT.LT CD4+ interage com MHCII e LT CD8+ interage com MHCI.
Células dendríticas:São consideradas células imunoestimuladoras,pois além de apresentarem os antígenos a LT,são capazes de estimular as LTs que ainda não entraram em contato com o antígeno(naive T cells).
*Mediante inflamação,células dendríticas diminuem atuação como APC,mas aumenta ativação de naive T cells.o que em uma situação normal é o contrario(função APC sobe,ativação de naive desce).
*Células dendríticas tem importante capacidade de serem atraídas para locais de inflamação ou de penetração de antígenos,e de migrarem para órgãos linfáticos.
*Células de Langerhans são as células dendríticas da pele.
*Células foliculares dendríticas são funcionalmente diferentes das células dendríticas.Apenas ativam naive cells.
*MHC(major histocompatibility complex)=HLA(human leukocyte antigen).
*MHCI está presente em todas as células.
*MHCII está presente nas APCs.
*Os MHCs têm uma estrutura que é única para cada pessoa(esplicando rejeitos de enxertos e transplantes de orgãos).
*MHCI e MHCII são produzidas pelos poliribossomos e inseridas no R.E.rugoso.
Transplante de órgãos tipos:relação doador-receptor.
 -Autólogos:Transplantado para o mesmo indivíduo.
 -Isólogos:Transplante provém de um gêmeo idêntico.
 -Homólogos:Indivíduos diferentes da mesma espécie.
 -Heterólogos:Espécies diferentes.
*Autólogos e isólogos não desencadeiam resposta imune porque MHC é igual.Os outros por terem MHCs diferentes desencadeiam e ativam linfócitos citotóxicos e NK.
Citocinas:peptídeos ou glicoproteinas que servem para controlar a resposta imune(celular e humoral).Agem também sobre células de outros sistema que possuam receptores próprios,atuando na resposta inflamatória,cicatrização de feridas,da hemocitopoese e de outros processos biológicos.
*Citocinas podem ser produzidas por células do sistema imune(macrófagos,leucócitos) ou outras(endoteliais,ficroblastos).
Interleucinas(IL):Sãocitocinas que funcionam como mediadores entre leucócitos.
Linfocinas:IL produzidas pelos linfócitos.
Monocinas:IL sintetizadas pelos monócitos e macrófagos.
Quimiotaxinas:São as citocinas que atraem leucócitos para as regiões de inflamação.
Intérferons:São citocinas glicoprotéicas produzidas por qualquer célula que seja invadida.Agem sobre receptores na superfície dos macrófagos,fibroblastos e linfócitos induzindo produção de moléculas inibitórias da multiplicação dos patógenos.
Secreção autócrina:atuação da citocina sobre a célula que a criou.
Secreção parácrina:atuação sobre células a curta distância.
Secreção endócrina:atuação sobre células distantes.
Fatores de necrose tumoral(TNF):Estimulam a expressão de moléculas de aderência entre as células,secreção de citocinas pelos macrófagos e apoptose das células alvo.Têm efeito sistêmico também(febre).
*As proteínas do sistema complemento são designadas por C seguida de um número.
Sistema complemento: “complementa” o sistema imunitário,acrescentando moléculas a superfície das bactérias para que receptores dos macrófagos a reconheçam melhor,facilitando fagocitose e também produz complexo que danifica a membrana bacteriana.
Doenças autoimunes:Por causas não especificadas as células do próprio corpo não são reconhecidas pelo próprio organismo.Participam LB e LT.
Timo:Orgão linfoepitelial,situado no mediastino.Diferente dos outros orgãos linfáticos não possui nódulos mas é dividido em zona cortical,zona medular.Na medula contém os corpusculos de Hassal,porém é na zona cortical que se possui maior concentração de linfócitos.
*O timo é um orgão bem vascularizado,contudo células reticulares epiteliais envolvem externamente os capilares,contribuindo para a formação da barreira hematotímica juntamente com o pericito dos capilares,lâmina basal do endotélio,lâmina basal das células reticulares e as células endoteliais não fenestradas da parede capilar.Não existe barreira hematoquímica na medula.
*O timo não possui vasos linfáticos aferentes e não constitui um filtro para a linfa(≠linfonodos).
*Linfócitos migram da medula para o timo onde se diferenciam em LT.
*O timo têm seu auge de desenvolvimento na puberdade,quando começa a regredir.
*Quando persistem LT que reagem com auto-antígenos eles causam as doenças auto-imunes.
Áreas timo-dependentes:Que recebem os LT.Orgãos linfóides secundários(periféricos).
Linfonodos(gânglios linfáticos):São órgãos encapsulados constituídos por tecido linfóide e que aparecem espalhados pelo corpo, seguindo trajeto unidirecional para purificação da linfa,verdadeiros “filtros” da linfa.
*Alterações morfológicas nos linfonodos podem ser relacionadas com a deficiência de LB e LT.
Linfonodo satélite:Linfonodo que recebe a linfa de determinada região do corpo.
Baço:É o maior acúmulo de tecido linfóide do organismo e,na espécie humana,o único orgão linfóide interposto na circulação sanguínea(importante orgão de defesa na corrente sanguínea;filtro fagocitário,imunológico e grande produtor de anticorpos).
Polpa branca:parte do baço constituída pelo tecido linfático que forma as bainhas periarteriais e pelos nódulos linfáticos.
Polpa vermelha:parte do baço rico em sangue.Formada por cordões esplênicos ou de Billroth(macrófagos,LB,LT,plasmócitos,monócitos,leucócitos,granulócitos,plaquetas, eritrócitos),entre os quais se situam os sinusóides(seios esplênicos).
Seios marginais:Zona entre a polpa vermelha e a branca,mal delimitada que serve para muitos linfócitos e APCs reter e processar antígenos trazidos pelo sangue.
*As funções mais conhecidas do baço são a formação de linfócitos,destruição de eritrócitos,defesa do organismo contra invasores e armazenamento de sangue.
Hemocaterese:nome do processo de remoção das hemácias em via de degeneração.
Bilirrubina:pigmento sem ferro resultante das hemácias fagocitadas e digeridas pelos macrófagos,sendo a Hb desdobrada em pequenos pedaços.Captada pelas células hepáticas e por estas excretadas como constituintes da bile.
*O ferro será reaproveitado na forma de ferritina,combinando-se com transferrina(proteina transportadora de Fe)e captado por células com receptores espicíficos(ex:eritrócitos) que o reutilizarão.
*Baço também elimina plaquetas.
*Esplenectomia faz com que fígado e medula assumam as funções do baço.
Tecido linfático associado a mucosas(MALT):Servem para proteger o organismo,como acúmulos de linfócitos(nódulos linfáticos) associados a tecidos linfáticos difuso localizados na mucosa e submucosas desses tratos.
Tonsilas:Órgãos constituidos por aglomerados de tecidos linfáticos.Estão localizadas em posições estratégicas(tonsilas palatinas,faringeana e linguais) para defender o organismo contra antígenos transportados pelo ar e pelos alimentos,iniciando uma resposta imunitária por meio da produção de linfócitos que podem invadir o epitélio.

Continue navegando