A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Exercicios Seminario integrado

Pré-visualização | Página 1 de 1

CCE0734_EX_A3_201501193511
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: ANTÔNIO CARLOS DAS CHAGAS
	Matrícula: 201501193511
	Disciplina: CCE0734 - SEM.INT.GEST.AMB. 
	Período Acad.: 2016.1 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		As Grandes Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e a descoberta do Brasil já fazia parte de um processo de integração global. Só que naquela época não se utilizava o termo globalização. Ele só começou a ser usado no final da década de 1980. Assinale, abaixo, a alternativa a qual NÃO deve ser relacionada a esse termo:
		
	
	
	
	
	Interdependência política.
	
	
	Interdependência social.
	
	 
	Nacionalização do Estado.
	
	
	Intercâmbio cultural.
	
	
	Mundialização da economia.
	
	
	
		2.
		De agosto de 2008 a janeiro de 2009, o desmatamento na Amazônia Legal concentrou-se em regiões específicas. Do ponto de vista fundiário, a maior parte do desmatamento (cerca de 80%) aconteceu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante do desmatamento ocorreu em assentamentos promovidos pelo INCRA, conforme a política de Reforma Agrária (8%), unidades de conservação (5%) e em terras indígenas (7%). Infere-se do texto que, sob o ponto de vista fundiário, o problema do desmatamento na Amazônia Legal está centrado :
		
	
	
	
	
	Nos assentamentos regulamentados pelo o INCRA, nos quais os desmatamento foi maior que o realizado pelos donos de áreas privadas da Amazônia Legal.
	
	
	Nas unidades de conservação que costumam burlar leis fundiárias; nelas, o desmatamento foi maior que o realizado pelos assentados pelo INCRA.
	
	
	Nos grupos engajados na política de proteção ambiental, pois eles não aprofundaram o debate acerca da questão fundiária.
	
	 
	Nos posseiros irregulares e proprietários regularizados, que desmatam mais, pois muitos ainda não estão integrados aos planos de manejo sustentável da terra.
	
	
	Nos povos indígenas, pois eles desmatam a área que ocupavam mais do que a comunidade dos assentados pelo INCRA.
	
	
	
		3.
		Tem como objetivo o resgate da conscientização do que é o meio e trata do o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais. O conceito em questão é:
		
	
	
	
	
	Globalização.
	
	
	Sustentabilidade.
	
	
	Biodiversidade.
	
	 
	Educação Ambiental.
	
	
	Cultura.
	
	
	
		4.
		O que é Ecologia?
		
	
	
	
	 
	É uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
	
	
	É o estudo da variedade de espécies de organismos vivos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta.
	
	
	É o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo; o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais.
	
	
	São as limitações ecológicas do planeta.
	
	
	É a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		No Brasil, há muitas regiões florestais que sofreram remoção da cobertura natural, queimadas e plantios de monoculturas, sem a reposição de nutrientes adequados, esgotando o solo e a cobertura vegetal. A remoção de cobertura vegetal de forma não planejada pode desencadear o processo de:
		
	
	
	
	
	intemperismo
	
	
	salinização
	
	 
	erosão
	
	
	compostagem
	
	
	poluição
	
	
	
		6.
		O uso de energias fósseis provocou uma grande revolução tecnológica e mudanças culturais na sociedade moderna. Com relação a esta afirmativa, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	
	
	
	A produção de alimentos tem aumentado significativamente, trazendo também graves impactos ambientais.
	
	
	A agricultura e a pecuária têm demandado grande uso de energia e insumos.
	
	 
	A sociedade moderna considera-se integrada à biosfera, preservando os recursos naturais, com impactos ambientais pouco significativos no último século.
	
	
	A ocupação dos solos tem gerado uma maior quantidade de lixo em locais preservados e uma maior quantidade de erosões.
	
	
	O uso dos recursos naturais foi intensificado, acelerando o processo de perda da diversidade biológica.
	
	
	
 FINALIZAR AVALIANDO O APRENDIZADO

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.