Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Qual é a função da angiografia cerebral?
A) É um exame de raio x que é realizado assim que a criança nasce para verificar possíveis problemas cerebrais, tais como coagulo.
B) É uma técnica que auxilia as pesquisas e investigações sobre as alterações das estruturas cerebrais.
C) Verificar se há a presença de aneurismas, má-formação, coágulos de sangue, redução ou bloqueio deste ou mudanças devido a um tumor, a um sangramento interno ou a um inchaço.
D) É um exame de raio x que tem como objetivo apenas diagnosticar se há aneurismas.

Após o estudo realizado nesta disciplina, relacione as colunas apresentadas na sequência de acordo com o lugar de articulação:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Labial.
(2) Coronal.
(3) Anterior.
( ) É o som produzido com um estreitamento ou fechamento produzido pela aproximação dos lábios.
( ) Os sons coronais são produzidos com o ápice ou a lâmina da língua elevada acima de sua posição neutra.
( ) Os sons anteriores são produzidos com uma obstrução na parte anterior do trato vocal, numa região situada entre os lábios e a arcada alveolar.
A A sequência correta é 2-1-3.
B A sequência correta é 1-2-3.
C A sequência correta é 3-1-2.
D A sequência correta é 1-3-2.

Alguns testes podem nos auxiliar a detectar alguns problemas, que podem estar impedindo o indivíduo de apreender. Dessa forma, relacione as colunas apresentadas na sequência:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Emparelhamento de palavras com gravuras.
(2) Produção a partir de gravuras.
(3) Correspondência fonológico-grafêmica.
(4) Leitura em voz alta e compreensão de palavras.
( ) Visa a confirmar o desempenho nos testes anteriores quanto à descodificação e o de compreensão , como o próprio nome indica, verifica se o indivíduo compreendeu o que leu.
( ) O teste está organizado a fim de detectar quatro dificuldades: de percepção da distinção do traço fonético em um par mínimo e sua codificação fonêmica; de percepção dos traços gráficos; adivinhação ou alfabetização pelos nomes das letras; falta de domínio das regras de codificação dependentes do contexto fonético.
( ) É o teste que tem como finalidade averiguar se o indivíduo transpõe para a escrita suas representações fonológicas. Este também é subdividido em produção escrita de itens e frases.
( ) Visa a avaliar a habilidade de o indivíduo perceber a oposição entre grafemas em pares mínimos.
A A sequência correta é 4-3-2-1.
B A sequência correta é 3-1-2-4.
C A sequência correta é 1-3-4-2.
D A sequência correta é 1-2-3-4.

Leia as afirmativas abaixo, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Há níveis de consciência fonológica: consciência silábica; consciência intra-silábica e, por último, a consciência fonêmica.
( ) Ao iniciar o processo de descodificação, a criança percebe a sílaba como uma unidade fixa e composta por consoante e vogal (CV).
( ) Enquanto a criança passa pela etapa fonológica e vai compreendendo as relações entre grafemas e fonemas, ocorre também a reciclagem dos neurônios.
( ) consciência metalinguística, reciclados os neurônios e, aliado a isso, o uso de um bom método de alfabetização, a criança estará lendo muito rapidamente e logo ingressará na última etapa: a ortográfica.
A) V-F-F-V.
B) F-V-V-F.
C) V-V-V-V.
D) F-F-V-V.

Em que a ligação do THC interfere aos receptores cannabinoides?
A) Na função do cérebro.
B) Na função da sinopse.
C) Na função do hipocampo.
D) Na função da memória.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Ler é extrair significados: essa leitura extração de significado está associada à ideia de que o texto tem um significado preciso, exato e completo.
II- O mesmo texto pode provocar em cada leitor e em cada leitura uma visão diferente da realidade.
III- O processo de leitura pode ser comparado a uma reação química para a qual é preciso somar a necessidade de elementos às condições necessárias.
A) Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
B) Todas as sentenças são verdadeiras.
C) Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.
D) Apenas a sentença II está verdadeira.

O que é fundamental que ocorra para que os indivíduos aprendam a ler? A) Reciclagem dos neurônios. B) Sinapse nervosa. C) Reconhecer os textos escritos que estão circulando ao redor do indivíduo. D) Conhecer as letras do alfabeto.

Sobre os modos de articulação relacione as colunas apresentadas na sequência e assinale a alternativa correta:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Laterais
(2) Fricativos
(3) Nasais
(4) Oclusivos
( ) Sons produzidos com um estreitamento em qualquer parte do aparelho fonador (da glote até os lábios), de tal modo que o ar fonatório, passando por essa parte, produza fricção.
( ) Sons produzidos com um bloqueio completo à corrente de ar em algum ponto do aparelho fonador.
( ) Sons produzidos com um bloqueio à corrente de ar na cavidade oral, com concomitante abaixamento do véu palatino, o que permite a saída do ar pelas narinas.
( ) São os sons que bloqueiam a passagem central da corrente de ar na parte anterior da cavidade oral, permitindo um escape lateral. [...] No caso da lateral palatal, a corrente de ar passa por trás dos últimos molares, saindo por entre a parte externa dos dentes e a bochecha.
A A sequência correta é 1-3-4-2.
B A sequência correta é 3-1-2-4.
C A sequência correta é 1-2-3-4.
D A sequência correta é 2-4-3-1.

Qual é a diferença entre a aprendizagem do código escrito (leitura e escrita) e da aquisição da linguagem oral?
A) Tanto a aprendizagem da escrita e da leitura, assim como, a aquisição da linguagem oral ocorrem de forma natural.
B) A aprendizagem da escrita e da leitura ocorre de forma natural enquanto a aquisição da linguagem precisa da mediação de uma terceira pessoa que conhece o idioma.
C) Não há diferença, pois ambos são aprendidos com a mediação de um adulto.
D) A aquisição da linguagem ocorre naturalmente. Já a leitura e escrita não ocorrem nessa mesma direção, pois exigem um ensino sistemático.

Qual é a função da memória?
A) Trabalha com conceitos, ideias às quais uma pessoa pode associar a várias características e com as quais ela pode conectar várias outras ideias.
B) Implica consciência do passado, do tempo, de experiências vividas, de acontecimentos e pessoas.
C) É uma sinapse estimulada com alta frequência, observa-se um aumento subsequente de sua eficácia de transmissão, isto é, a célula pós-sináptica passa a responder de forma aumentada a um estímulo pré-sináptico.
D) A capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações; e a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados a disposição da consciência.

Observe o exemplo apresentado na sequência: “ao ouvirmos a palavra rede, algumas ideias nos vem à cabeça: rede de pesca, de internet, de cabelo, de vôlei, para dormir. Tudo isso depende de nosso conhecimento de mundo e do momento em que ouvimos a palavra”. De acordo com esse exemplo, podemos afirmar que ele está associado:
A) Memória de curto prazo.
B) Memória semântica.
C) Memória episódica.
D) Memória declarativa.

Quem nomeou a doença de Alzheimer e em que ano ocorreu esse registro? A) Emil Kraepelin em 1910. B) William Stern em 1912. C) Korbinian Brodmann em 1908. D) Harvey Cushing em 1909.

Sobre a bateria de testes, relacione as colunas apresentadas na sequência com o objetivo principal de cada teste:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Testes de recepção oral
(2) Testes de produção oral
(3) Invenção a partir de uma sequência
(4) Reconto da história “O galo vaidoso”
( ) Estes testes objetivam detectar se o indivíduo comanda os gestos fonoarticulatórios da sua variedade sociolinguística.
( ) visa a detectar se o indivíduo percebe os traços fonéticos que diferenciam os vocábulos no português do Brasil e verificar se o indivíduo apresenta problemas de processamento em sua memória imediata e operacional.
( ) O teste verifica tanto se os esquemas narrativos estão bem desenvolvidos (habilidades cognitivas de ordenação) como avalia as capacidades da memória imediata e operacional.
( ) O objetivo do teste é examinar se os esquemas narrativos estão bem desenvolvidos.
A A sequência correta é 2-1-4-3.
B A sequência correta é 3-1-2-4.
C A sequência correta é 1-3-4-2.
D A sequência correta é 1-2-3-4.

Leia as afirmativas abaixo, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) 'Matriz cognitiva' é uma representação funcional para todo o circuito cerebral. Em outras palavras, representa alguma coisa como a estrutura ou um “hardware” do computador.
( ) O léxico ortográfico começa por ser uma espécie de léxico visual onde estão armazenadas formas visuais que a criança relaciona com palavras fonológicas e ideias.
( ) Nossos olhos correm pela linha, em movimentos de sacada (quatro ou cinco por segundo), quando não vemos nada, e param num ponto, a fixação.
A V-V-V.
B V-V-F.
C F-V-F.
D F-V-V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Qual é a função da angiografia cerebral?
A) É um exame de raio x que é realizado assim que a criança nasce para verificar possíveis problemas cerebrais, tais como coagulo.
B) É uma técnica que auxilia as pesquisas e investigações sobre as alterações das estruturas cerebrais.
C) Verificar se há a presença de aneurismas, má-formação, coágulos de sangue, redução ou bloqueio deste ou mudanças devido a um tumor, a um sangramento interno ou a um inchaço.
D) É um exame de raio x que tem como objetivo apenas diagnosticar se há aneurismas.

Após o estudo realizado nesta disciplina, relacione as colunas apresentadas na sequência de acordo com o lugar de articulação:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Labial.
(2) Coronal.
(3) Anterior.
( ) É o som produzido com um estreitamento ou fechamento produzido pela aproximação dos lábios.
( ) Os sons coronais são produzidos com o ápice ou a lâmina da língua elevada acima de sua posição neutra.
( ) Os sons anteriores são produzidos com uma obstrução na parte anterior do trato vocal, numa região situada entre os lábios e a arcada alveolar.
A A sequência correta é 2-1-3.
B A sequência correta é 1-2-3.
C A sequência correta é 3-1-2.
D A sequência correta é 1-3-2.

Alguns testes podem nos auxiliar a detectar alguns problemas, que podem estar impedindo o indivíduo de apreender. Dessa forma, relacione as colunas apresentadas na sequência:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Emparelhamento de palavras com gravuras.
(2) Produção a partir de gravuras.
(3) Correspondência fonológico-grafêmica.
(4) Leitura em voz alta e compreensão de palavras.
( ) Visa a confirmar o desempenho nos testes anteriores quanto à descodificação e o de compreensão , como o próprio nome indica, verifica se o indivíduo compreendeu o que leu.
( ) O teste está organizado a fim de detectar quatro dificuldades: de percepção da distinção do traço fonético em um par mínimo e sua codificação fonêmica; de percepção dos traços gráficos; adivinhação ou alfabetização pelos nomes das letras; falta de domínio das regras de codificação dependentes do contexto fonético.
( ) É o teste que tem como finalidade averiguar se o indivíduo transpõe para a escrita suas representações fonológicas. Este também é subdividido em produção escrita de itens e frases.
( ) Visa a avaliar a habilidade de o indivíduo perceber a oposição entre grafemas em pares mínimos.
A A sequência correta é 4-3-2-1.
B A sequência correta é 3-1-2-4.
C A sequência correta é 1-3-4-2.
D A sequência correta é 1-2-3-4.

Leia as afirmativas abaixo, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Há níveis de consciência fonológica: consciência silábica; consciência intra-silábica e, por último, a consciência fonêmica.
( ) Ao iniciar o processo de descodificação, a criança percebe a sílaba como uma unidade fixa e composta por consoante e vogal (CV).
( ) Enquanto a criança passa pela etapa fonológica e vai compreendendo as relações entre grafemas e fonemas, ocorre também a reciclagem dos neurônios.
( ) consciência metalinguística, reciclados os neurônios e, aliado a isso, o uso de um bom método de alfabetização, a criança estará lendo muito rapidamente e logo ingressará na última etapa: a ortográfica.
A) V-F-F-V.
B) F-V-V-F.
C) V-V-V-V.
D) F-F-V-V.

Em que a ligação do THC interfere aos receptores cannabinoides?
A) Na função do cérebro.
B) Na função da sinopse.
C) Na função do hipocampo.
D) Na função da memória.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Ler é extrair significados: essa leitura extração de significado está associada à ideia de que o texto tem um significado preciso, exato e completo.
II- O mesmo texto pode provocar em cada leitor e em cada leitura uma visão diferente da realidade.
III- O processo de leitura pode ser comparado a uma reação química para a qual é preciso somar a necessidade de elementos às condições necessárias.
A) Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
B) Todas as sentenças são verdadeiras.
C) Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.
D) Apenas a sentença II está verdadeira.

O que é fundamental que ocorra para que os indivíduos aprendam a ler? A) Reciclagem dos neurônios. B) Sinapse nervosa. C) Reconhecer os textos escritos que estão circulando ao redor do indivíduo. D) Conhecer as letras do alfabeto.

Sobre os modos de articulação relacione as colunas apresentadas na sequência e assinale a alternativa correta:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Laterais
(2) Fricativos
(3) Nasais
(4) Oclusivos
( ) Sons produzidos com um estreitamento em qualquer parte do aparelho fonador (da glote até os lábios), de tal modo que o ar fonatório, passando por essa parte, produza fricção.
( ) Sons produzidos com um bloqueio completo à corrente de ar em algum ponto do aparelho fonador.
( ) Sons produzidos com um bloqueio à corrente de ar na cavidade oral, com concomitante abaixamento do véu palatino, o que permite a saída do ar pelas narinas.
( ) São os sons que bloqueiam a passagem central da corrente de ar na parte anterior da cavidade oral, permitindo um escape lateral. [...] No caso da lateral palatal, a corrente de ar passa por trás dos últimos molares, saindo por entre a parte externa dos dentes e a bochecha.
A A sequência correta é 1-3-4-2.
B A sequência correta é 3-1-2-4.
C A sequência correta é 1-2-3-4.
D A sequência correta é 2-4-3-1.

Qual é a diferença entre a aprendizagem do código escrito (leitura e escrita) e da aquisição da linguagem oral?
A) Tanto a aprendizagem da escrita e da leitura, assim como, a aquisição da linguagem oral ocorrem de forma natural.
B) A aprendizagem da escrita e da leitura ocorre de forma natural enquanto a aquisição da linguagem precisa da mediação de uma terceira pessoa que conhece o idioma.
C) Não há diferença, pois ambos são aprendidos com a mediação de um adulto.
D) A aquisição da linguagem ocorre naturalmente. Já a leitura e escrita não ocorrem nessa mesma direção, pois exigem um ensino sistemático.

Qual é a função da memória?
A) Trabalha com conceitos, ideias às quais uma pessoa pode associar a várias características e com as quais ela pode conectar várias outras ideias.
B) Implica consciência do passado, do tempo, de experiências vividas, de acontecimentos e pessoas.
C) É uma sinapse estimulada com alta frequência, observa-se um aumento subsequente de sua eficácia de transmissão, isto é, a célula pós-sináptica passa a responder de forma aumentada a um estímulo pré-sináptico.
D) A capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações; e a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados a disposição da consciência.

Observe o exemplo apresentado na sequência: “ao ouvirmos a palavra rede, algumas ideias nos vem à cabeça: rede de pesca, de internet, de cabelo, de vôlei, para dormir. Tudo isso depende de nosso conhecimento de mundo e do momento em que ouvimos a palavra”. De acordo com esse exemplo, podemos afirmar que ele está associado:
A) Memória de curto prazo.
B) Memória semântica.
C) Memória episódica.
D) Memória declarativa.

Quem nomeou a doença de Alzheimer e em que ano ocorreu esse registro? A) Emil Kraepelin em 1910. B) William Stern em 1912. C) Korbinian Brodmann em 1908. D) Harvey Cushing em 1909.

Sobre a bateria de testes, relacione as colunas apresentadas na sequência com o objetivo principal de cada teste:
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
(1) Testes de recepção oral
(2) Testes de produção oral
(3) Invenção a partir de uma sequência
(4) Reconto da história “O galo vaidoso”
( ) Estes testes objetivam detectar se o indivíduo comanda os gestos fonoarticulatórios da sua variedade sociolinguística.
( ) visa a detectar se o indivíduo percebe os traços fonéticos que diferenciam os vocábulos no português do Brasil e verificar se o indivíduo apresenta problemas de processamento em sua memória imediata e operacional.
( ) O teste verifica tanto se os esquemas narrativos estão bem desenvolvidos (habilidades cognitivas de ordenação) como avalia as capacidades da memória imediata e operacional.
( ) O objetivo do teste é examinar se os esquemas narrativos estão bem desenvolvidos.
A A sequência correta é 2-1-4-3.
B A sequência correta é 3-1-2-4.
C A sequência correta é 1-3-4-2.
D A sequência correta é 1-2-3-4.

Leia as afirmativas abaixo, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) 'Matriz cognitiva' é uma representação funcional para todo o circuito cerebral. Em outras palavras, representa alguma coisa como a estrutura ou um “hardware” do computador.
( ) O léxico ortográfico começa por ser uma espécie de léxico visual onde estão armazenadas formas visuais que a criança relaciona com palavras fonológicas e ideias.
( ) Nossos olhos correm pela linha, em movimentos de sacada (quatro ou cinco por segundo), quando não vemos nada, e param num ponto, a fixação.
A V-V-V.
B V-V-F.
C F-V-F.
D F-V-V.

Prévia do material em texto

1.
	Qual é a função da angiografia cerebral?
	 A)
	É um exame de raio x que é realizado assim que a criança nasce para verificar possíveis problemas cerebrais, tais como coagulo.
	 B)
	É uma técnica que auxilia as pesquisas e investigações sobre as alterações das estruturas cerebrais.
	 C)
	É um exame de raio x que tem como objetivo apenas diagnosticar se há aneurismas.
	 D)
	Verificar se há a presença de aneurismas, má-formação, coágulos de sangue, redução ou bloqueio deste ou mudanças devido a um tumor, a um sangramento interno ou a um inchaço.
	2.
	 Após o estudo realizado nesta disciplina, relacione as colunas apresentadas na sequência de acordo com o lugar de articulação:
(1) Labial.
(2) Coronal.
(3) Anterior.
(     ) É o som produzido com um estreitamento ou fechamento produzido pela aproximação dos lábios.
(    ) Os sons coronais são produzidos com o ápice ou a lâmina da língua elevada acima de sua posição neutra.
(     ) Os sons anteriores são produzidos com uma obstrução na parte anterior do trato vocal, numa região situada entre os lábios e a arcada alveolar.
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
 
	 A)
	A sequência correta é 1-2-3. 
	 B)
	 A sequência correta é 3-1-2.
	 C)
 D)
	 A sequência correta é 1-3-2.
A sequência correta é 2-1-3.
	
3.
	
Alguns testes podem nos auxiliar a detectar alguns problemas, que podem estar impedindo o indivíduo de apreender. Dessa forma, relacione as colunas apresentadas na sequência:
(1) Emparelhamento de palavras com gravuras.
(2) Produção a partir de gravuras.
(3) Correspondência fonológico-grafêmica.
(4) Leitura em voz alta e compreensão de palavras.
(      ) Visa a confirmar o desempenho nos testes anteriores quanto à descodificação e o de compreensão , como o próprio nome indica, verifica se o indivíduo compreendeu o que leu.
(      ) O teste está organizado a fim de detectar  quatro dificuldades: de percepção da distinção do traço fonético em um par mínimo e sua codificação fonêmica; de ercepção dos traços gráficos;  adivinhação ou alfabetização pelos nomes das letras; falta de domínio das regras de codificação dependentes do contexto fonético.
(      ) É o teste que tem como finalidade averiguar se o indivíduo transpõe para a escrita suas representações fonológicas.  Este também é subdividido em produção escrita de itens e frases.
(     ) Visa a avaliar a habilidade de o indivíduo perceber a oposição entre grafemas em pares mínimos.
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
 
	 A)
	A sequência correta é 3-1-2-4. 
	 B)
	A sequência correta é 1-3-4-2. 
	 C)
	A sequência correta é 1-2-3-4. 
	 D)
	A sequência correta é 4-3-2-1.
	
	
	4.
	Leia as afirmativas abaixo, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
 
(      ) Há níveis de consciência fonológica:consciência silábica; consciência intra-silábica e, por último, a consciência fonêmica.
(      ) Ao iniciar o processo de descodificação, a criança percebe a sílaba como uma unidade fixa e composta por consoante e vogal (CV).
(      ) Enquanto a criança passa pela etapa fonológica e vai compreendendo as relações entre grafemas e fonemas, ocorre também a reciclagem dos neurônios.
(     )  consciência metalinguística, reciclados os neurônios e, aliado a isso, o uso de um bom método de alfabetização, a criança estará lendo muito rapidamente e logo ingressará na última etapa: a ortográfica.
 
A partir disso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	 A)
	F-V-V-F.
	 B)
	 V-V-V-V.
	 C)
	F-F-V-V. 
	 D)
	V-F-F-V.
	5.
	Em que a ligação do THC interfere aos receptores cannabinoides?
	 A)
	Na função do hipocampo.
	 B)
	Na função do cérebro. 
	 C)
	Na função da sinopse.
	 D)
	Na função da memória. 
	6.
	Leias as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I-                    Ler é extrair significados: essa leitura extração de significado está associada à ideia de que o texto tem um significado preciso, exato e completo.
II-                  O mesmo texto pode provocar em cada leitor e em cada leitura uma visão diferente da realidade.
III-                O processo de leitura pode ser comparado a uma reação química para a qual é preciso somar a necessidade de elementos às condições necessárias.
 
A partir disso, assinale a alternativa correta:
	 A)
	Apenas as sentenças I e II são verdadeiras. 
	 B)
	Apenas as sentenças II e III são verdadeiras. 
	 C)
	Todas as sentenças são verdadeiras. 
	 D)
	Apenas a sentença II está verdadeira.
	7.
	De acordo com o que você estudou no seu caderno de estudos, qual é a melhor definição para o termo decodificação:
	 A)
	É sinônimo de decodificação que se refere à capacidade de transformar fonemas (sons) em grafemas e atribuir significados.
	 B)
	É quando um indivíduo escreve e lê de forma autônoma.
	 C)
	É sinônimo de decodificação que se refere à capacidade de transformar grafemas (letras) em fonemas e atribuir significados.
	 D)
	Aderimos ao termo decodificação quando a criança está alfabetizada e interage nas práticas sociais do seu cotidiano de forma fluente.
	8.
	O que é fundamental que ocorra para que os indivíduos aprendam a ler?
	 A)
	Reciclagem dos neurônios. 
	 B)
	Conhecer as letras do alfabeto.
	 C)
	Sinapse nervosa.
	 D)
	Reconhecer  os textos escritos que estão circulando ao redor do indivíduo. 
	9.
	Leia a sentença apresentada na sequência, complete as lacunas e depois assinale a alternativa correta:  A __________________move-se através da fenda sináptica até o _____________adjacente. Os ___________________desse neurônio contêm receptores com os quais a anandamida pode se ligar.
	 A)
	Cannabis, hipotálamo, neurotransmissores.
	 B)
	Anandamida, neurônio, dendrites.
	 C)
	Mensagem, hipocampo, receptores.
	 D)
	Sinapse, neurônio, gânglios
	10.
	Quais são os subsistemas que constituem a memória de longo prazo?
	 A)
	A memória procedimental e de curto prazo.
	 B)
	A memória semântica e do léxico ortográfico.
	 C)
	A memória episódica e semântica. 
	 D)
	A memória não declarativa ou procedimental e a memória declarativa (dividida em episódica e semântica). 
	11.
	De acordo com Frith, quais são as etapas da leitura:
	 A)
	Pictórica, silábico, letrado.
	 B)
	Alfabetizado e letrado. 
	 C)
	Pictórica, fonêmica e ortográfica. 
	 D)
	Pré-silábico, silábico, alfabetizado. 
	12.
	Sobre os modos de articulação relacione as colunas apresentadas na sequência e assinale a alternativa correta:
(1) Laterais
(2) Fricativos
(3) Nasais
(4) Oclusivos
(    ) Sons produzidos com um estreitamento em qualquer parte do aparelho fonador (da glote até os lábios), de tal modo que o ar fonatório, passando por essa parte, produza fricção.
(     )  Sons produzidos com um bloqueio completo à corrente de ar em algum ponto do aparelho fonador.
(      ) Sons produzidos com um bloqueio à corrente de ar na cavidade oral, com concomitante abaixamento do véu palatino, o que permite a saída do ar pelas narinas.
(      ) São os sons que bloqueiam a passagem central da corrente de ar na parte anterior da cavidade oral, permitindo um escape lateral. [...] No caso da lateral palatal, a corrente de ar passa por trás dos últimos molares, saindo por entre a parte externa dos dentes e a bochecha.
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
 
	 A)
	A sequência correta é 2-4-3-1.
	 B)
	A sequência correta é 3-1-2-4. 
	 C)
	A sequência correta é 1-2-3-4. 
	 D)
	A sequência correta é 1-3-4-2.
	13.
	Qual é a diferença entre a aprendizagem do código escrito (leitura e escrita) e da aquisição da linguagem oral?
	 A)
	 Não há diferença, pois ambos são aprendidos com a mediação de um adulto. 
	 B)
	 Tanto a aprendizagem da escrita e da leitura, assim como, a aquisição da linguagem oral ocorrem de forma natural.
	 C)
	 A aquisição da linguagem ocorre naturalmente. Já a leitura e escrita não ocorrem nessa mesma direção, pois exigem um ensino sistemático. 
	 D)
	A aprendizagem da escrita e da leitura ocorre de forma naturalenquanto a aquisição da linguagem precisa da mediação de uma terceira pessoa que conhece o idioma. 
	14.
	Qual é a função da memória?
	 A)
	Trabalha com conceitos, ideias às quais uma pessoa pode associar a várias características e com as quais ela pode conectar várias outras ideias.
	 B)
	É uma sinapse estimulada com alta frequência, observa-se um aumento subsequente de sua eficácia de transmissão, isto é, a célula pós-sináptica passa a responder de forma aumentada a um estímulo pré-sináptico.
	 C)
	Implica consciência do passado, do tempo, de experiências vividas, de acontecimentos e pessoas.
	 D)
	A capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações; e a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados a disposição da consciência.
	15.
	Observe o exemplo apresentado na sequência: “ao ouvirmos a palavra rede, algumas ideias nos vem à cabeça: rede de pesca, de internet, de cabelo, de vôlei, para dormir. Tudo isso depende de nosso conhecimento de mundo e do momento em que ouvimos a palavra” .  De acordo com esse exemplo, podemos afirmar que ele está associado:
	 A)
	Memória declarativa.
	 B)
	Memória de curto prazo.
	 C)
	Memória episódica.
	 D)
	Memória semântica.
	16.
	Qual é a memória que é constantemente associada à memória autobiográfica, exatamente a eventos específicos, temporal e espacialmente localizados?
	 A)
	Memória de curto prazo. 
	 B)
	Memória episódica.
	 C)
	Memória temporal.
	 D)
	Memória declarativa. 
	17.
	Quem nomeou a doença de Alzheimer e em que ano ocorreu esse registro?
	 A)
	Korbinian Brodmann em 1908.
	 B)
	 Emil Kraepelin em 1910. 
	 C)
	William Stern em 1912.
	 D)
	Harvey Cushing em 1909.
	18.
	 Sobre a bateria de testes, relacione as colunas apresentadas na sequência com o objetivo principal de cada teste:
( 1) Testes de recepção oral
(2) Testes de produção oral
(3) Invenção a partir de uma sequência
( 4) Reconto da história “O galo vaidoso”
(   ) Estes testes objetivam detectar se o indivíduo comanda os gestos fonoarticulatórios da sua variedade sociolinguística.
(     ) visa a detectar se o indivíduo percebe os traços fonéticos que diferenciam os vocábulos no português do Brasil e verificar se o indivíduo apresenta problemas de processamento em sua memória imediata e operacional.
(     ) O teste verifica tanto se os esquemas narrativos estão bem desenvolvidos (habilidades cognitivas de ordenação) como avalia as capacidades da memória imediata e operacional.
(    ) O objetivo do teste é examinar se os esquemas narrativos estão bem desenvolvidos.
A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
 
	 A)
	A sequência correta é 1-2-3-4. 
	 B)
	 A sequência correta é 1-3-4-2. 
	 C)
	A sequência correta é 3-1-2-4. 
	 D)
	A sequência correta é 2-1-4-3.
	19.
	Leia as afirmativas abaixo, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
(    ) 'Matriz cognitiva' é uma representação funcional para todo o circuito cerebral. Em outras palavras, representa alguma coisa como a estrutura ou um “hardware” do computador.
(    ) O léxico ortográfico começa por ser uma espécie de léxico visual onde estão armazenadas formas visuais que a criança relaciona com palavras fonológicas e ideias.
(    ) Nossos olhos correm pela linha, em movimentos de sacada (quatro ou cinco por segundo), quando não vemos nada, e param num ponto, a fixação.
A partir disso, assinale a alternativa correta: 
	 A)
	V-V-V. 
	 B)
	  V-V-F. 
	 C)
	 F-V-F.
	 D)
	 F-V-V.
	20.
	Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I-                    O fonema é apenas o som que a criança imite ao ler as letras escritas.
II-                  O fonema é uma unidade de som caracterizada por um dado feixe de traços distintivos.
III-                Podemos chamar de grafema uma ou mais letras para representar um fonema.
 
A partir disso, assinale a alternativa correta:
	 A)
	Apenas as sentenças II e III são verdadeiras. 
	 B)
	Apenas as sentenças I e II são verdadeiras. 
	 C)
	 Todas as sentenças são verdadeiras. 
	 D)
	Apenas a sentença II está verdadeira.
image2.wmf
Re
s
ponder e Avançar »
image3.wmf
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina