Buscar

AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201507270839)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As frases abaixo formam um texto, mas estão desordenadas. Reúna-as de modo a formar um texto coerente, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Use os recursos de coesão textual necessários para dar sentido ao texto.
Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente os hábitos e as relações sociais. O homem tem uma necessidade imperativa de inclusão digital. Entendemos cada vez menos a humanidade. Sentimo-nos isolados sem a tecnologia. Usamos Iphone, Ipad, celular, tablets , entre outros, nos meios de transportes, em casa, nos restaurantes, enfim, em toda a parte . Temos dificuldade de conhecer os sentimentos humanos. A humanidade se distancia assustadoramente de sua essência.
		
	
Resposta: Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente os hábitos e as relações sociais. Sentimo-nos isolados sem a tecnologia, por isso usamos Iphone, Ipad, celular, tablets , entre outros, nos meios de transportes, em casa, nos restaurantes, enfim, em toda a parte .No entanto temos dificuldade de conhecer os sentimentos humanos, assim sendo a humanidade se distancia assustadoramente de sua essência.
	
Gabarito: Sugestão de resposta Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente os hábitos e as relações sociais . Sentimo-nos isolados sem a tecnologia, por isso usamos Iphone, Ipad, celular, tablets, entre outros, nos meios de transportes, em casa, nos restaurantes, enfim, em toda parte. No entanto, temos dificuldade de conhecer os sentimentos , assim sendo a humanidade se distancia assustadoramente de sua essência.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507618733)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o poema de Manoel Bandeira para responder ao que se pede:
Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro
da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no Bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
 O poema de Manoel Bandeira é um narração, pois possui todos os elementos constituintes de um texto narrativo. Transforme este poema numa notícia de jornal.
		
	
Resposta: Numa certa noite o cidadão João Gostoso chegou no bar 'vinte de novembro', após chegar no bar passou a beber, cantar e dançar, depois de algum tempo, se atirou na Lagoa de Freitas e não sabendo nadar, morreu afogado. João morava no morro da Babilônia num barracão sem número e trabalhava numa feira-livre.
	
Gabarito: O aluno deve construir um texto no formato jornalístico com os elementos presentes no poema.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507631633)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto a seguir.
"Estou tendo agora uma vertigem. Tenho um pouco de medo. A que me levará minha liberdade? O que é isso que estou te escrevendo? Isso me deixa solitária."
No texto acima, qual função de linguagem predomina?
		
	
	Metalinguística
	 
	Emotiva
	
	Apelativa
	
	Referencial
	
	Fática
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507659113)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que haja uma boa comunicação, é preciso que o texto apresente uma ideia completa, que possa ser entendida pelo interlocutor ou pelo leitor. Considerando essa definição, marque a alternativa na qual NÃO se verifica a textualidade.
		
	
	Silêncio!
	 
	A cidade está.
	
	Os sonhos são passageiros como as nuvens.
	
	Dê-me um copo d´água, que tenho sede.
	
	Faça silêncio, por favor!
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507311592)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para estabelecer a coerência sintática é necessário que haja adequação na escolha dos conectivos. O melhor elo coesivo a ser utilizado para unir as orações "Ele é um animal" e "Ele necessita de cuidados", dando a elas um caráter conclusivo, é
		
	
	mas.
	
	porque.
	
	e.
	
	à proporção que.
	 
	portanto.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507311107)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O tipo de coerência que envolve a expectativa de conteúdo relacionado aos atos de fala numa comunicação é a
		
	
	associativa.
	
	semântica.
	 
	pragmática.
	
	sintática.
	
	estilística.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507616882)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o texto abaixo e assinale a TIPOLOGIA TEXTUAL CORRESPONDENTE:
"Coloque aproximadamente 1 dedo de açúcar no fundo de sua fôrma refratária. Regue com 8 colheres de sopa de água e leve ao microondas por 6 a 8 minutos em potência alta, sempre observando para não queimar. Deixe no microondas em tempo de espera. Retire e espalhe a calda por toda a superfície do refratário, com o auxílio de uma colher, não esquecendo o cone central. Descasque os pães e corte-os em fatias. Coloque numa tigela e cubra-os com leite (facilita o liqüidificar). Coloque o pão e todos os demais ingredientes no liqüidificador e bata. Despeje na fôrma caramelizada e leve ao microondas em potência média, por cerca de 12 a 15 minutos."
		
	 
	Descrição.
	 
	Injunção.
	
	Dissertação.
	
	Narração.
	
	Exposição.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507675502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	     Texto.
     A discussão sobre "o fim do livro de papel" com a chegada da mídia eletrônica me lembra a discussão idêntica sobre a obsolescência do folheto de cordel. Os folhetos talvez não existam mais daqui a 100 ou 200 anos, mas, mesmo que isso aconteça, os poemas de Leandro Gomes de Barros ou Manuel Camilo dos Santos continuarão sendo publicados e lidos em CD-ROM, em livro eletrônico, em "chips quânticos", sei lá o quê. O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro em Braille, folheto, "coffee-table book", cópia manuscrita, arquivo PDF... Qualquer texto pode se reencarnar nesses (e em outros) formatos, não importa se é Moby Dick ou Viagem a São Saruê, se é Macbeth ou O livro de piadas de Casseta & Planeta.
                                                                                          TAVARES, B. Disponível em:http://jornaldaparaiba.globo.com.
   O texto apresenta uma reflexão sobre a possibilidade de extinção do livro impresso devido ao surgimento da mídia eletrônica. Tendo em vista sua característica sócio comunicativa, função e composição, podemos afirmar tratar-se de uma crônica porque...
     Assinale a alternativa que NÃO complementa adequadamente a frase acima.
		
	
	aborda uma circunstância social expressa em forma de protesto ou de argumentação. O autor tem, como ponto de partida, a sua observação dos fatos do cotidiano e procura envolver o leitor, levando-o à reflexão sobre o assunto.
	
	o autor apresenta,  de modo subjetivo,  seu olhar sobre fatos reais com bom humor e um toque de ironia.
	
	É um texto opinativo, em que o autor expressa a sua visão sobre um acontecimento polêmico e atual, de forma individual e original, como se estivesse estabelecendo um diálogo com o leitor.
	
	A intenção do autor é apresentar seu ponto de vista sobre um assunto polêmico e atual , por meio de argumentos convincentes, associados à exemplificação, mas com bom humor e criatividade, e em linguagem coloquial.
	 
	o objetivo do autor é narrar  um fato ocorrido. É uma  narrativa curta, com  poucos personagens,  que se desenvolve em  tempo e o espaço  limitados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507660772)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tópico frasal constitui a ideia central de um parágrafo e a partir dele, as outras ideias são desenvolvidas no parágrafo. Leia o fragmento e a seguir identifique o tipo de tópico frasal utilizado no texto.
O problema da migração nordestina no Brasil é resultado de três causas essenciais: as secas, a grande propriedade e a falsa propaganda de migração. Os baixos índices pluviométricos r a falta de irrigação da lavoura no sertão nordestino acarretam uma baixa produção de alimentos, inferior às necessidades do comércio e até doconsumo local. Ao lado disso, os trabalhadores do campo, empregados de grandes latifúndios, são demitidos nas épocas de crise e, por não terem uma terra a que se prendam, sonham em viver em outro lugar, de emprego fácil e de fartura. Soma-se a essa situação a falsa propaganda de migração, criada pelos próprios migrantes e por alguns meios de comunicação, segundo a qual a vida nos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio é de ampla realização material, que, para muitos, se traduz em realização espiritual.
		
	
	Tópico frasal por interrogação.
	 
	Tópico frasal por divisão.
	
	Tópico frasal por citação.
	
	Tópico frasal por declaração inicial.
	
	Tópico frasal por definição.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507278413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao anotar um recado para seu chefe, a secretária ficou muito confusa. A mensagem dizia: "Marque um encontro para falar sobre a obra no Fórum" Sua dúvida era: a reunião aconteceria no Fórum ou a reunião seria para tratar da uma obra no Fórum? O fenômeno linguístico que confundiu a secretária é conhecido como
		
	
	duplo sentido.
	 
	ambiguidade.
	
	homonímia.
	
	sinonímia.
	
	polissemia.

Outros materiais

Outros materiais