Gestão de Materiais Exercício   Aula 2
2 pág.

Gestão de Materiais Exercício Aula 2


DisciplinaGestão de Materiais395 materiais1.411 seguidores
Pré-visualização1 página
Exercício: GST0603_EX_A2_201501372891
 1a Questão (Ref.: 201501543588)
	
	
	Em toda indústria há um longo processo envolvido em diversas cadeias - interdependentes entre si - para a produção de vários tipos de bens. A Administração de Materiais é a parte geral mais conhecida do gerenciamento que é compreendida pela:
		
	 
	Totalidade do fluxo de materiais e informações de uma empresa.
	
	Programação de compras de uma empresa.
	
	Programação das quantidades a serem usadas no processo produtivo.
	
	Movimentação e armazenagem de produtos acabados e sua distribuição.
	
	Pesquisa e desenvolvimento de novos fornecedores.
	
	 2a Questão (Ref.: 201501642252)
	
	
	A administração de materiais tem uma grande interface com os diversos setores da empresa. Qual a sua relação com a área de PRODUÇÃO ?
		
	
	Processos otimizados para o fornecimento de produtos acabados, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes e consumidores.
	 
	Definir o volume de fabricação dos produtos e, consequentemente, estabelecer sua correspondência quanto ao suprimento dos diversos itens (insumos, matérias-primas, componentes etc.).
	
	Considerando a necessidade de aporte de recursos para a aquisição dos diversos materiais que serão necessários para a produção de bens e serviços
	 
	Responsável pelo fornecimento das previsões de utilização dos diversos insumos, matérias-primas e componentes necessários aos produtos oferecidos pela empresa.
	
	Suprir a área de administração de materiais com pessoal devidamente capacitado e treinado ao exercício da função.
	
	 3a Questão (Ref.: 201501543822)
	
	
	Toda produção depende da existência conjunta de cinco fatores de produção: natureza, capital e trabalho e tecnologia integrados por um quinto fator denominado empresa. Cada um dos cinco fatores de produção tem uma função específica. Qual dos textos abaixo descreve características do fator EMPRESA ?
		
	
	Representa o fator de produção que permite meios para comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produção;
	 
	É o fator integrador capaz de aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcançado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados no negócio.
	
	Em geral a associamos com algo intangível incorporado a entidades concretas, a bens físicos, como máquinas, ferramentas e produtos químicos. É o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços.
	
	É o fator que fornece os insumos necessários à produção, como as matérias primas, os materiais, a energia etc.
	
	Representa o fator de produção que atua sobre os demais, isto é, que aciona e agiliza os outros fatores de produção.
	 4a Questão (Ref.: 201501543591)
	
	
	Considera-se uma gestão de materiais bem sucedida aquela que consegue estabelecer um equilíbrio entre:
		
	
	Acesso a crédito e qualidade de serviço.
	
	Necessidade de financiamento e nível de oferta.
	
	Capacidade de endividamento e demanda efetiva.
	 
	Taxa de lucro esperada e nível de estoque.
	 
	Disponibilidade de capital de giro e nível de serviço.
	
	 5a Questão (Ref.: 201501543825)
	
	
	Toda produção depende da existência conjunta de cinco fatores de produção: natureza, capital e trabalho e tecnologia integrados por um quinto fator denominado empresa. Cada um dos cinco fatores de produção tem uma função específica. Qual dos textos abaixo descreve características do fator TECNOLOGIA ?
		
	
	É o fator constituído pela mão-de-obra, que processa e transforma os insumos, através de operações manuais ou de máquinas e ferramentas, em produtos acabados ou serviços prestados.
	 
	Produz um diferencial em relação aos demais, normalmente traduzido em menores custos, ou um outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem competitiva e econômica, como mais lucro.
	
	Constitui o sistema que aglutina e coordena todos os fatores de produção envolvidos, fazendo com que o resultado do conjunto supere o resultado que teria cada fator isoladamente.
	
	Isto significa que a empresa tem um efeito multiplicador, capaz de proporcionar um ganho adicional, que é o lucro.
	
	É o fator de produção que proporciona as entradas de insumos para que a produção possa se realizar. Dentre os insumos, figuram os materiais e matérias-primas;
	
	 6a Questão (Ref.: 201501543849)
	
	
	A administração de materiais tem uma grande interface com os diversos setores da empresa. Qual das áreas abaixo está vinculada a seguinte descrição: Esta área funciona como elemento importantíssimo de apoio e manutenção dos registros e informações necessários aos diversos órgãos da empresa, envolvendo as várias etapas do fluxo de suprimento de bens, tanto destinados à produção quanto ao abastecimento do mercado consumidor.
		
	
	Vendas
	
	Recursos Humanos.
	 
	Informática.
	
	Finanças.
	
	Produção