Buscar

Exercicio educação enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercicio 1
Qual campo de atuação é abrangido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?
R: A lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias (Artigo 1º, parágrafo 1).
Qual é a concepção de educação que consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? Qual seu campo de atuação?
R: A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A lei estabelece alguma condição para a educação escolar?
Sim, que ela esteja vinculada ao mundo do trabalho e a prática social (Artigo 1º, parágrafo 2).
No artigo 196 da Constituição de 1988, a saúde é concebida como:
c) Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (Brasil, 1988).
Levando em consideração o que estudamos nas aulas, qual a melhor definição para o conceito de Educação em Saúde.
A educação está presente a todo o momento na vida do ser humano. Ela prevê interação entre as pessoas envolvidas dentro do contexto educativo e destas com o mundo que as cerca, visando a modificação de ambas as partes. Porém, é processo complexo e não existe uma definição única.
As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB e das Diretrizes Curriculares Nacionais ¿ DCN (Brasil, 1996) - para os Cursos da Área da Saúde, proporcionaram a possibilidade de novas práticas, relacionadas à promoção e prevenção da saúde. Na perspectiva da LDB a educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, preparo para o exercício da cidadania e para a qualificação para o trabalho. Com isso, em seu Artigo 3º são apresentados princípios que devem nortear o ensino no país.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura; pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço a tolerância etc.
De acordo com nossa leitura histórica, percebemos que a Educação em Enfermagem sofreu e vem sofrendo mudanças de acordo com o cenário político , social e econômico do nosso país . Portanto, o marco na trajetória da saúde e reflexo desta no Ensino da Enfermagem na década de 80 foi:
A VIII Conferência Nacional de Saúde , Promulgação da Constituição Brasileira, Criação do SUS e aprovação da Lei Orgânica
É correto afirmar sobre os princípios do SUS:
a universalidade significa que o SUS deve atender a todos, sem distinções ou restrições, oferecendo toda a atenção necessária e sem custos
São considerados princípios do SUS:
integralidade e universalidade
De acordo com nossa leitura histórica, percebemos que a Enfermagem sofreu e vem sofrendo mudanças de acordo com o cenário político , social e econômico do nosso país . Portanto, o marco na trajetória da saúde e reflexo desta no Ensino da Enfermagem na década de 80 foi:
A VII Conferência Mundial de Saúde , Promulgação da Constituição Brasileira, Criação do SUS e aprovação da Lei Orgânica

Outros materiais