Buscar

O Dízimo Estudo Bíblico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Dízimo
Por Orlando R. L. Neto
O Dízimo deve ser dado nos dias de hoje? Mas ele não é parte da Lei? O que eu devo fazer? Obedecer meu líder ou a Bíblia?
Essas foram algumas das perguntas que me foram feitas nesses dias, por alguns amigos sobre o tão falado Dízimo e o seu papel de atuação. Quero começar esse estudo dizendo que não haverá como você dizer que o seu líder está certo, porque usarei a Bíblia e não há outro instrumento mais certo que ela, pois é o próprio Deus falando comigo e com você.
Indo adiante, o dízimo para quem não sabe, foi dado por Abraão em Gênesis para Melquisedeque, o Rei de Salém (alguns teólogos dizem que era o próprio Jesus) [Gn 14:18, 19, 20], mas Abraão deu somente uma vez na vida toda. 
Depois foi implantado o dízimo na lei mosaica (lei de Moisés) [Nm 18:24], junto com a circuncisão (que veio de Abraão), fazendo assim já se quebrar a tese que o dízimo veio antes da lei e pode ser dado, porque se veio antes da lei, a circuncisão também e mesmo assim Abraão só deu uma vez.
Na Lei mosaica também se pode observar que o dízimo era destinado aos Levitas porque eles não tinham terras e exerciam o papel de sacerdotes, diferente das outras tribos, além do mais se vocês lerem vão perceber que todo dízimo era dado de ano em ano e no terceiro ano o dízimo era destinado também aos órfãos e viúvas para que ficassem bem alimentados [Dt 26:12].
Continuando, agora passando para o mais clássicos de todos os textos usados para dizer que é uma obrigação dar o dízimo, vamos até o livro de Malaquias no capítulo 3 versículo 8, aonde Malaquias diz ao povo de Israel que eles estavam roubando o Senhor dos Exércitos nos dízimos e ofertas. Temos que primeiro ler o começo de qualquer livro vocês sabem, e o de Malaquias não é diferente, no capítulo 1 versículo 1 Malaquias diz que era uma mensagem de Deus ao povo de Israel[Ml 1:1] , no capítulo 2 já se mostra que ele estava falando para os Sacerdotes [Ml 2:1] e em estudos mais aprofundados vemos provas que tal público era real.
Chegando agora no Novo Testamento, onde realmente tudo se comprova e onde tudo deve passar para não haver confusão, porque o Velho Testamento completa o novo com seus ensinos e cânticos e o Novo Testamento completa o velho com a explicação da nova aliança e o entendimento sobre o que continua e o que acaba. Mas enfim, vejamos o livro de Mateus no capítulo 23 versículo 23 [Mt 23:23] onde Jesus diz aos Fariseus que são religiosos fingidos pois dão o dízimo e esquecem das coisas mais importantes que é justiça, misericórdia e fé. Sim, até ai tudo bem, é Jesus falando, mas não podemos esquecer duas coisas, Jesus estava ainda na Lei e Ele nunca descumpria ou negava a Lei, pelo contrário, Ele é a Lei e Ele sabia que fazia parte da Profecia que Ele cumprisse toda a Lei, mas como diz em Mateus 5 versículos 17, 18 e 19 [Mt 5:17, 18, 19] onde vemos Jesus falando que Ele veio para cumprir a Lei até que seu Objetivo (objetivo da lei) seja alcançado, o qual é Ele mesmo, porque o fim da Lei é Ele, é Jesus.
Passando para as cartas dos apóstolos, que seriam as cartas com especificações Doutrinárias. Vemos Paulo em 2° Coríntios organizando uma coleta de ofertas no capítulo 8 e 9, e mais específico no capítulo 9 versículos 7, 8, 9, 10 vemos ele enfatizando que o Cristão deve ser generoso. Também no capítulo 8 vemos ele dizendo para cada um dar conforme tem e com constância.
Depois em Timóteo 5 no capítulo 17, 18, 19 temos Paulo dizendo que o pastor deve receber o dobro de dinheiro se fizer correto seu serviço, mas com qual dinheiro ele será pago?
Por fim, o Cristão tem que dar proporcionalmente, constantemente e generosamente o que no fim nos torna indiretamente ao Dízimo, sem bases do passado Judeu, mas se baseando no Novo Testamento somente. Claro, que não é exatamente 10%, o novo testamento não tem versículo que diga, mas se analisarmos o Cristão tem é que dar até mais, igual mostra em Atos ou se não puder dar menos, mas sempre lembrando que é com generosidade. Finalizando o Cristão tem que ser constante, proporcional e generoso para com a obra de Deus.
A Graça a todos por Cristo Jesus.

Outros materiais