Buscar

História da fisio no mundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Disciplina: Introdução à Fisioterapia
Prof: Ludmila Guterres Campos 
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA
Antiguidade: 4000 a.C. a 395d.C.
 Neste período  havia uma forte preocupação com as pessoas que  apresentavam as chamadas "diferenças incômodas"; este termo era então utilizado para abranger o que na época era considerado  de "doença". Havia uma preocupação em eliminar essas “diferenças incômodas” "através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos.
          Os agentes físicos já eram utilizados para reduzir essas "diferenças". Os médicos na Antigüidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia sob forma de choques com um  peixe elétrico no  tratamento de  certas doenças. O hábito de utilizar as formas de movimento como recurso terapêutico remonta há vários  séculos antes da era cristã.  Nessa época acreditava-se que o uso da ginástica estava unicamente nas mãos dos sacerdotes e que era  empregada somente com fins terapêuticos, ou seja, os movimentos do corpo humano, quando estudados, racionalizados e planejados eram utilizados no tratamento de disfunções orgânicas já instaladas. No ano de 2698 ª C. o imperador chinês Hoong-Ti  criou um tipo de ginástica curativa que continha exercícios respiratórios e exercícios para evitar a obstrução de órgãos (Lindeman, 1970, p. 177). Na medicina Trácia e Grega a terapia pelo movimento constituía uma parte do tratamento médico. 
       
          Galeno (130 a 199 d.C.) conseguiu através de uma ginástica planificada do tronco e dos pulmões corrigir o tórax deformado de um rapaz até chegar á  condições normais (LINDMAN, 1970, p.178). O que se pretendia era basicamente curar os indivíduos que fossem portadores de alguma  doença ou deformidade.
Idade Média: Século IV ao XV
 Na idade  média as "diferenças incômodas" eram consideradas como algo a ser exorcizado. Foi um período onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde. A interrupção desses estudos parece ter tido dois aspectos principais: O  corpo humano foi considerado como algo inferior, foi deixado de lado, pois deixou de ter importância, devido ao fato de ser considerado apenas a morada da alma, E as camadas superiores da nobreza e do clero começaram a despertar o interesse por uma atividade física dirigida para um objetivo determinado que era o aumento da potência física. As ordens eclesiásticas eram  inimigas do corpo. Os hospitais da idade média tinham caráter eclesiástico, localizavam-se junto aos mosteiros e suas salas de enfermos estavam ao lado das capelas, havendo inclusive altares na sala dos enfermos, não havendo local apropriado para a realização de exercícios (Lindeman, 1970). 178).
Renascimento: Século XV ao XVI
 No Renascimento volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. O humanismo e as artes desenvolveram-se e permitiram, paralelamente, a retomada dos estudos relativos aos cuidados com o corpo e o culto ao "físico". Mercurialis apresentou  princípios definidos para a ginástica médica que compreendiam:
       1) exercícios para conservar um estado saudável já existente;    .
       2) regularidade no exercício;
       3) exercícios para indivíduos enfermos cujo estado pode  exacerbar-se; 
       4) exercícios  individuais especiais para convalescentes; 
       5) exercícios para pessoas com ocupações sedentárias. 
       
       
          Nessa época nota-se uma preocupação com o tratamento e os cuidados com o organismo lesado e também com a manutenção das condições normais já existentes em organismos sãos. No final do renascimento o interesse pela saúde corporal começa a especializar-se. Na fase de transição entre o renascimento e a fase de industrialização o uso de recursos físicos passa a ter influência no mundo ocidental. 
 Em 1779 Dom Francisco y Orleano Almorós Amorós (1779-1849) que não era médico, dividiu a ginástica em quatro pontos, e um deles era a cinesioterapia com a finalidade de:
 1) Manutenção de uma saúde forte 
 2) Tratamento das enfermidades
 3) Reeducação dos convalescentes
 4) Correção das deformidades
 Posteriormente, "G. Stebbin e B. Mesendiac" vêem como finalidade de seu sistema de prevenção de lesões corporais e sua correção, (o sistema Mesendiac dá importância ao trabalho de sustentação  muscular através da fisioterapia). Ling, um professor sueco de ginástica e massagens corretivas teve seu trabalho divulgado através de discípulos como Rothstein, um oficial prussiano que utilizava exercícios preventivos e corretivos nos cuidados com o corpo, na Alemanha. Na época da industrialização volta o interesse. 
  
 Em 1864 surgiu uma divisão na aplicação dos exercícios:
 Ginástica para pessoas sã
 Ginástica para enfermos ”aqueles cuja coluna vertebral sofre deformidades ou alterações posturais de ombros e cadeiras, correspondem às salas de cura e não às lições de Ginástica para sãos (Lindeman, 1970).
 Do século XX para o XXI podemos observar que houve uma organização dos pontos cruciais para a Fisioterapia:
Promoção da saúde 
Proteção específica
Diagnóstico e tratamento pronto
Limitação do dano 
Reabilitação
Industrialização: Século XVII a XIX
 Surgiu na Inglaterra uma grande transformação social com produção em larga escala e utilização de máquinas. 
 A Revolução Industrial trouxe um aumento na incidência de doenças principalmente na classe trabalhadora tais como: 
Epidemia de cólera
Alcoolismo 
 Tuberculose Pulmonar
Acidentes de trabalho ( amputações, mortes...)
 As classes dominantes preocupavam-se apenas em tratar as doenças para não perder a força de trabalho da classe operária, mas não se preocupavam com os outros determinantes das condições de vida, trabalho, moradia, higiene, instrução, alimentação repouso...
 Há o predomínio de uma assistência curativa, recuperativa e reabilitadora.
 No século XXI surgiram as especialidades como dermatologia, obstetrícia, cirurgia e outras...
 Em 1920 surgem as escolas de cinésioterapia, ligadas à ortopedia.
 A 1ª Grande Guerra Mundial é considerada um grande marco para o surgimento das medidas de reabilitação devido ao grande número de lesões medulares 
e traumas em geral, nesta época também surgiram as UTIs .
 No século XXI o objeto de trabalho do fisioterapeuta reúne-se a área da saúde. Surgem os termos prevenção e manutenção da saúde, mas ainda predomina a preocupação com a doença, a assistência à saúde ainda é feita quando a mesma se encontra em seus piores níveis, para recuperar ou reabilitar condições que o organismo já perdeu.
 O próprio nome FisioTERAPIA, e a definição das formas de atuação fisioterapêutica denunciam isto: cinésioTERAPIA, eletroTERAPIA, termoTERAPIA, crioTERAPIA, massoTERAPIA

Outros materiais