Buscar

trabalho de histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA PROFº.: DENILSON QUEIROZ SALA: MAT.: NOTA GRADUAÇÃO ALUNO(A): 
 AV2 - Trabalho Complementar 
Observação: entregar ao professor, impresso, no dia da prova AV2. Cada questão respondida corretamente valerá até 0,2 pontos
. 
QUESTÕES 
Quais são os 4 tipos fundamentais de tecidos encontrados no ser humano? 
O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso.
Quais são os dois tipos básicos de tecido epitelial? 
Há dois tipos básicos de tecidos epiteliais, otecido epitelial de revestimento (epitélio), que cobre as superfícies externas e internas do corpo, e o tecido epitelial glandular ou de secreção, originado do próprio epitélio, e que vai formar as glândulas.
Qual é a principal característica do tecido conjuntivo? 
  o tecido conjuntivo é caracterizado pelo preenchimento de espaços intracelulares do organismo e pela essencial interfase entre os demais tecidos, resultando em um conjunto e sustentação. Tem como principal função, realizar a ligação entre os outros tecidos e órgão, e preencher os espaços entre os mesmos.
Aponte três locais do corpo humano onde existam, respectivamente, cartilagens hialina, elástica e fibrosa. 
 Cartilagem fibrosa – encontrado formando os discos intervertebrais entre as vértebras da coluna,
Cartilagem elástica –  é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.
Cartilagem hialina – encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.
Quais são as células encontradas no osso e suas funções? 
Osteócitos: estão localizados em cavidades ou lacunas dentro da matriz óssea. têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea.
Osteoblastos: os osteoblastos sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz. Durante a alta atividade sintética, os osteoblastos destacam-se por apresentar muita basofilia (afinidade por corantes básicos). Possuem sistema de comunicação intercelular semelhante ao existente entre os osteócitos. Os osteócitos inclusive originam-se de osteoblastos, quando estes são envolvidos completamente por matriz óssea. Então, sua síntese protéica diminui e o seu citoplasma torna-se menos basófilo.
Osteoclastos: os osteoclastos participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo. São células gigantes e multinucleadas, extensamente ramificadas, derivadas de monócitos que atravessam os capilares sangüíneos. Nos osteoclastos jovens, o citoplasma apresenta uma leve basofilia que vai progressivamente diminuindo com o amadurecimento da célula, até que o citoplasma finalmente se torna acidófilo (com afinidade por corantes ácidos). Dilatações dos osteoclastos, através da sua ação enzimática, escavam a matriz óssea, formando depressões conhecidas como lacunas de Howship.
Matriz óssea: a matriz óssea é composta por uma parte orgânica (já mencionada anteriormente) e uma parte inorgânica cuja composição é dada basicamente por íons fosfato e cálcio formando cristais de hidroxiapatita. A matriz orgânica, quando o osso se apresenta descalcificado, cora-se com os corantes específicos do colágeno (pois ela é composta por 95% de colágeno tipo I).
-Osteoblasto: tem a função de produz matriz óssea e a capacidade de armazenar fosfato de cálcio, participando assim da mineralização da matriz, ou seja, produz a parte orgânica.
-Osteócitos: realiza o equilíbrio iônico das lacunas, ou seja, se encontram em cavidades na matriz óssea, no entanto, cada uma abriga apenas um osteócito.
-Osteoclasto: são células gigantes, móveis, multinucleadas que reabsorvem e modulam o osso. Podem ser endocondral que é responsável pela formação clássica do osso ou intramembranosa, produz a molera.
Quais são os dois tipos de ossificação? Explique brevemente a diferença entre eles. 
A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.
Quais são os 3 tipos de tecido muscular e qual é a sua localização no corpo humano? 
O músculo estriado esquelético está presente em maior quantidade no corpo humano. Ele está preso ao nosso esqueleto através dos tendões e permite que realizemos movimentos variados como andar, correr, pegar ou manipular objetos
do músculo estriado cardíaco, como o próprio nome sugere, são encontradas apenas no coração. 
o músculo liso. Ele é encontrado nos órgãos internos, como intestino, bexiga e útero, sendo responsável pelos movimentos realizados pelos mesmos, como o peristaltismo, a expulsão de urina e as contrações do parto, respectivamente.
 
Qual é a função geral do tecido nervoso em nosso organismo? 
O tecido nervoso tem como função de captar estímulos ambientais ou do próprio corpo, conduzir impulsos nervosos e interpretá-los, na coordenação das funções dos órgãos.
O que são células de Schwann e qual sua função? 
As Células de Schwann são células da neuroglia do sistema nervoso periférico as quais formam as bainhas isolantes de mielina dos axônios periféricos.
São células que envolvem alguns tipos de neurônios. Costumam enrolar-se em torno do axônio, formando a bainha de mielina
10) Explique a função das seguintes células da glia: 
a) Astrócito
 
 b) Olidodendrócitos 
 c) Micróglias

Continue navegando