Buscar

ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA CACAUILCULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA CACAUILCULTURA
	
Importância do cacau como gerador da entrada de recursos financeiros.
	Essa foi a razão da implementação de políticas governamentais em benefício da lavoura cacaueira; produtor do maior aporte de contribuição tributária para os cofres do tesouro estadual, além da influente participação no equilíbrio da balança comercial brasileira. 
	
Preços estabelecidos pela demanda.
	O fato de ser um produto de exportação e o mercado controlado pelos compradores passa a ser um bem, cujo retorno depende essencialmente dos interesses do cartel, que administra as compras nas bolsas de mercadorias sediadas no exterior, tornando-se refém dos preços estabelecidos pela demanda. 
	
Surgimento de crises.
	O fato dos preços serem estabelecidos pela demanda e pela ausência tecnológica de produção, fortalecia o surgimento de crises, que se tornaram repetidas e mais potentes, deixando o setor produtivo sempre mais debilitado. 
	
Intervenção do governo 
	Pela magnitude com que as crises se apresentavam, o governo era convidado a intervir para determinar o reequilíbrio da economia baiana e regional, que eram dependentes do cacau. 
A PRIMEIRA GRANDE CRISE
	
Inviabilização da lavoura cacaueira como atividade econômica capaz de restituir o investimento. 
	As interferências do poder público aconteceram por duas razões, uma pela crise de preços e a outra por queda na produção, fatos redutores da arrecadação. Mesmo quando a produção esteve em ascensão, os preços praticados no mercado não compensavam os investimentos, período em que o custo de implantação da lavoura eram altos e a inflação reduzia a possibilidade do lucro do produtor. 
	
A crise americana da década de 30 teve forte repercussão na região do cacau
	A crise americana da década de 30 promoveu uma reestruturação dos sistemas de produção, notadamente dos produtos específicos de exportação como fora o cacau naquela época. Crise essa que teve forte repercussão na região do cacau, traduzida pela violenta queda dos preços e limitação na quantidade exportada, revertendo a condição de riqueza dos anos anteriores. 
	
Reivindicações por políticas de apoio a lavoura 
	Esse momento de crises, com falências e produtores endividados gerou uma série de reivindicações. Foi apenas um marco final de uma crise desenrolada desde a segunda década do século. Reclamavam por modernização na produção, também de normatizações comerciais e financeiras, incluindo a oferta de crédito agrícola. 
	
Mesmo após dois anos de crise, estabelecer uma política pública para amparar os problemas do cacau. 
	Era natural, pela importância do cacau, que os governantes se sensibilizariam com os problemas enfrentados pelos Cacauicultores. O cacau até então era o 3º produto de exportação do Brasil. 
	
A importância do cacau para a Bahia e para o Brasil.
	A importância do cacau para a Bahia e para o Brasil foi fator decisivo para a intervenção do Estado no equilíbrio de crises constatadas. (Conforme o Gráfico mostra e descreve)

Outros materiais