Buscar

O Estado em Marx SLIDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ESTADO
MARX
*
*
Estado - Marx
	
	De um ponto de vista mais geral e abstrato, é uma estrutura de poder que concentra, resume e põe em movimento a força política da classe dominante.
*
*
	
	"O executivo do Estado moderno nada mais é do que um comitê para administrar os assuntos comuns de toda burguesia". (Marx, Manifesto Comunista)
*
*
	"A força de coesão da sociedade civilizada é o Estado, que, em todos os períodos típicos, é exclusivamente o Estado da classe dominante e, de qualquer modo, essencialmente uma máquina destinada a reprimir a classe oprimida e explorada". (Engels)
*
*
	
	A luta armada derrubou os resquícios de uma sociedade feudal na Europa e conseguiu implantar a base de uma sociedade que permanece até hoje com os ideais liberais burgueses.
*
*
	Tais ideais baseados em princípios:
Divisão de poderes;
O Estado se submeteria ao direito que garantiria ao indivíduo direitos e liberdades inalienáveis, especialmente o direito de propriedades. 
*
*
	
	Essa sociedade aparenta certa igualdade de direitos e deveres entre os indivíduos que dela participam.
*
*
Karl Marx percebe que a situação social não é assim tão igual e busca;
Marx entende uma contradição entre os interesses da sociedade civil e do aparelho estatal e essa divergência tem sua origem na propriedade privada. 
*
*
	Para Marx, qualquer governo, sob qualquer forma (seja democrático, seja ditatorial) estaria sempre voltado a cumprir os interesses gerais das classes dominantes.
*
*
Classes
	
	São “produtos das relações econômicas da sua época”. Engels
*
*
Engels
	
	O Estado tem suas origens na necessidade de controlar os conflitos sociais entre os diferentes interesses econômicos e que esse controle é realizado pela classe economicamente mais poderosa na sociedade. 
*
*
	
	O Estado capitalista é uma resposta à necessidade de mediar o conflito de classes e manter a “ordem”, uma ordem que reproduz o domínio econômico da burguesia.
*
*
A base da sociedade é a produção econômica. Sobre essas bases econômicas se ergue uma superestrutura, o estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas.
A INFRAESTRUTURA DETERMINA A SUPERESTRUTURA
*
*
Marx queria a inversão da pirâmide social.
*
*
	"[...] a questão do Estado é uma das mais complexas, mais difíceis e, talvez, a mais embrulhada pelos eruditos, escritores e filósofos burgueses. [...] Todo aquele que quiser meditar seriamente sobre ela e assimilá-la por si, tem de abordar essa questão várias vezes e voltar a ela uma e outra vez, considerar a questão sob diversos ângulos, a fim de conseguir uma compreensão clara e firme." 
V. I. Lênin
*
*
	
	O poder na maioria, os proletários, seriam a única força capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade sem classes, a comunista. 
*
*
	O estado representa o braço repressivo da burguesia.
*
*
	Os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante, ou seja, as idéias que eles têm de mundo e da sociedade seriam as mesmas idéias que a burguesia espalha.
*
*
	O Estado é definido como resultado das conquistas de lutas anteriores, portanto o Estado atual é resultado das modificações impostas pelas lutas atuais e anteriores.
*
*
	As principais características do modelo de sociedade comunal proposto nas obras de Marx e Engels são:
A inexistência das classes sociais.
As necessidades de todas as pessoas supridas.
A ausência do Estado.
*
*
	Para chegar a tal estado, Marx propõe uma fase de transição, com a tomada do poder pelos proletários para abolir a propriedade privada dos meios de produção e a conseqüente orientação da economia de forma planejada com o objetivo de suprir todas as necessidades da sociedade e seus indivíduos. 
*
*
	Marx entende que, com as necessidades supridas, deixam de existir as classes sociais e, portanto, não existe mais a necessidade do Estado.
*
*
	Marx acreditava que somente em uma sociedade sem classes sociais essa exploração não aconteceria. Considerava, ainda, que somente o proletariado poderia, por uma luta política consciente e consequente de seu papel, derrubar o capitalismo, não para constituir um Estado para si, mas para acabar com as classes sociais e derrubar o Estado como instrumento político de existência das classes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando