Logo Passei Direto
Buscar

Análise de Riscos na Cozinha

User badge image
Gi Alves

em

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

SENAC-EAD
GISELE MADALENA NASCIMENTO ALVES
ANÁLISE DE RISCOS
Estudo de riscos da cozinha de uma grande empresa
Santos-SP
2026
Atividade 1 
 
Identifique, no mínimo, seis fatores de risco presentes nas atividades da cozinha da empresa Bom Sabor, com base nos vídeos. Descreva a atividade executada pelo trabalhador quando ocorre a exposição ao fator de risco, descreva também a forma como se dá a exposição ao fator de risco, cite a classificação do fator de risco, aponte a legislação aplicável, conforme os requisitos no enunciado da atividade, e justifique por que a norma é aplicável. 
 
Dicas de preenchimento: 
1. Analise um fator de risco por linha apenas. Se necessário, repita a atividade executada para analisar outro fator de risco na mesma tarefa. 
2. Ao justificar a escolha da norma, explique, de forma objetiva, por que o fator de risco é aplicável à norma indicada.  
 
	Nº
	Descrição da atividade executada pelo trabalhador 
	Descrição da 
exposição ao fator de risco percebido 
	Classificação 
(físico, químico, ergonômico ou de acidente) 
	Legislação aplicável (NRs) e justificativa  
	Exemplo 
	Uso de liquidificador para preparo de alimentos 
	Exposição a ruído intermitente  
	Físico 
	NR-15: a norma trata da exposição ao agente ruído intermitente, com foco na insalubridade. 
	1 
	Entrar na câmara fria 
	Exposição a baixa temperatura 
	Físico 
	NR-15: NR-15 Atividades e Operações insalubres; anexo 9 – limite de tolerância ao frio
	2 
	Limpeza do chão 
	Movimentos repetitivos 
	Ergonomia
	NR-17 Ergonomia; trata-se sobre movimentos repetitivos, que podem gerar lesões por fazer atividades com movimentos repetitivos.
 
	3 
	Cocção de alimentos 
	Exposição a alta temperatura 
	Físico
	NR-15: NR-15 Atividades e Operações insalubres; anexo 3 – limite de tolerância ao calor 
	4 
	Uso de facas e equipamentos cortantes 
	Manuseio constante de facas e máquinas de corte
	Acidente 
	  A NR 1 exige a identificação, avaliação e controle dos riscos ocupacionais, incluindo riscos de acidentes.
Como o uso de facas e equipamentos cortantes representa um risco de acidente, a norma é aplicável para sua inclusão no PGR e definição de medidas preventivas.
A NR 6 trata da obrigatoriedade do fornecimento e uso de EPIs adequados aos riscos existentes.
No manuseio de facas e equipamentos cortantes, a norma é aplicável porque prevê o uso de luvas de proteção contra cortes e outros EPIs que reduzem a exposição ao risco mecânico durante as atividades de corte.
	5 
	Uso de batedeira para o preparo de alimentos
	Exposição a ruído intermitente
	Físico
	NR-15: a norma trata da exposição ao agente ruído; Anexo 1 – Limites de tolerância para o ruído contínuo ou intermitente
intermitente, com foco na insalubridade.
	6 
	Lavagem de utensílios de cozinha 
	Contato com produtos químicos
	Químico 
	A NR 9 é aplicável por tratar da identificação e avaliação de riscos químicos no ambiente de trabalho, incluindo a exposição a agentes químicos presentes em produtos de limpeza utilizados na higienização de utensílios.
A NR 6 é aplicável por exigir o fornecimento e uso de EPIs adequados aos riscos existentes, como luvas e aventais impermeáveis, reduzindo a exposição aos produtos químicos durante a atividade de lavagem.

Mais conteúdos dessa disciplina