Buscar

2 Glicogênio Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Disciplina: Bioquímica
Prof. Sídio Werdes Machado
Estudo dirigido 
METABOLISMO DO GLICOGÊNIO
1- A glicogenólise e a gliconeogênese têm por finalidade suprir a necessidade do organismo em glicose. Qual a principal diferença entre os dois processos?
2- O glicogênio é o carboidrato de reserva de energia em animais e microrganismos, como os fungos. A natureza polimérica e semi-solúvel do glicogênio constitui-se numa maneira perfeita de armazenar energia para o metabolismo. Explique por que o estoque de reserva de energia nos seres vivos é feita na forma de glicogênio, mas não na forma de glicose.
3- Qual a finalidade das reservas de glicogênio, respectivamente, no fígado e nos músculo dos animais? 
4- Na glicogenólise, a glicose-1-fosfato é convertida a glicose-6-fosfato pela fosfoglicomutase. 
O que acontece com a glicose-6-fosfato no fígado e no músculo?
5- O glicogênio é um polímero de glicose (α-D-glico-piranose) altamente ramificado. As moléculas de glicose são unidas por ligações glicosídicas α (1→4) e ligação glicosídica α (1→6). 
Qual a diferença entre essas ligações glicosídicas?
6- A glicose, na forma de glicose-1-P, é liberada da reserva de glicogênio pela fosforólise da ligação 
α (1→4) da extremidade não redutora do polímero. Qual é a enzima que catalisa esta reação?
7- A glicogênio fosforilase degrada o glicogênio até restarem quatro resíduos antes do ponto de ramificação; depois, a enzima desramificadora transfere três dos quatro resíduos para outra extremidade da cadeia do glicogênio formando uma nova ligação α (1→4). O que acontece com o resíduo restante que está ligado a cadeia pela ligação α (1→6)?
8- A integração metabólica requerida para o bom funcionamento do organismo faz com que as interconversões coordenadas da fosforilase e sintase do glicogênio no fígado sejam controladas por hormônios como a adrenalina, glucagon e insulina. 
Qual o papel de cada um desses hormônios no metabolismo do glicogênio, visto que podem interferir na glicólise, glicogenólise, glicogenogênese e gliconeogênese?
Gabarito
METABOLISMO DO GLICOGÊNIO
1- Gliconeogênese é a síntese de glicose a partir de substâncias que não são carboidratos, como lactato, glicerol, oxaloacetato ou aminoácidos, enquanto a glicogenólise é a degradação do glicogênio nas células do fígado ou dos músculos esqueléticos em moléculas de glicose.
2- Tanto o glicogênio como a glicose são compostos hidrossolúveis. O acúmulo na forma de glicogênio reduz a concentração do citoplasma, permitindo o armazenamento de maior quantidade de moléculas para uso energético imediato.
3- Tanto no fígado como no músculo, o glicogênio constitui a reserva energética para uso imediato do organismo. O glicogênio hepático é utilizado para suprir as necessidades dos demais órgãos do corpo, enquanto o glicogênio muscular é usado para a contração do próprio músculo.
4- A glicose-6-fosfato é usada, imediatamente, na contração do músculo; no fígado, a glicose-6-fosfato é desfosforilada e liberada na corrente sanguínea.
5- A ligação α-1,4 está presente entre os carbonos da cadeia principal do glicogênio, enquanto a ligação α-1,6 está presente entre os carbonos que formam a ramificação lateral da cadeia.
6- A enzima que retira o fosfato por fosforólise é a enzima glicosil-transferase ou enzima desramificadora.
7- O resíduo (molécula de glicose residual) é retirado pelo enzima amilo-glicosidase, que a libera da ramificação que estava presa à cadeia principal.
8- Adrenalina e glucagon aumentam a taxa de glicose sanguínea, pois intensificam a glicogenólise e a gliconeogênese. A insulina reduz a glicemia e aumenta a taxa de glicose intracelular, logo intensifica a glicólise e a glicogenogênese.

Outros materiais