Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

MEL
1- (IF-PA/ 2015) A apicultura é criação racional de abelhas, considerada uma atividade rentável ao agronegócio, em virtude da produção de mel e dos outros produtos da colmeia, tais como: geleia real, própolis, pólen, cera e apitoxina. Em relação aos produtos da colmeia, associa-se aos respectivos conceitos, respectivamente: Pólen; própolis; geleia real; apitoxina.
2- De acordo com as atualizações do RIISPOA em 2020, aponte a assertiva INCORRETA: A extração da matéria-prima por produtor rural deve ser realizada em local próprio, que possibilite os trabalhos de manipulação e acondicionamento da matéria-prima em condições de higiene, não podendo ser realizada em unidades móveis.
3.(OBJETIVA- PREFEITURA DE ANTÔNIO PRADO- 2019) De acordo com o Decreto nº 9.013/2017, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: 
Apenas os estabelecimentos de produtos de origem animal que funcionem sob o Serviço de Inspeção Federal podem realizar comércio internacional. 
4.(OBJETIVA- PREFEITURA DE ANTÔNIO PRADO- 2019) De acordo com o Decreto nº 9.013/2017, a inspeção e a fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal abrangem, entre outros, os seguintes procedimentos:  I. Verificação das condições higiênico-sanitárias das instalações, dos equipamentos e do funcionamento dos estabelecimentos. II. Verificação dos programas de autocontrole dos estabelecimentos. III. Verificação da rotulagem e dos processos tecnológicos dos produtos de origem animal quanto ao atendimento da legislação específica. Todas certas
5.(COSEAC-UFF/2017) O APPCC é um sistema de controle de processo implementado para prevenção de problemas, garantindo que os controles são estabelecidos em etapas específicas do sistema de produção de alimentos, onde possam ocorrer riscos ou situações críticas. Esse conjunto de medidas proporciona que os produtos industrializados sejam produzidos: sem perigos à saúde pública, contendo padrões homogêneos de qualidade e identidade.
6- (CONSULPLAN – MAPA/2014) Assinale a alternativa que define corretamente o Codex Alimentarius. É uma coletânea de normas alimentares adotadas internacionalmente e apresentadas de modo uniforme, para proteger a saúde do consumidor e incentivar práticas justas no comércio internacional de alimentos.
7-(FEPESE - PREFEITURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ -2021 O governo federal, através do Decreto no 9.013, de 29 de março de 2017, regulamentou a Lei no 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei no 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Assinale a alternativa correta sobre os conceitos abordados pelo Decreto Federal. Análise de autocontrole - análise efetuada pelo estabelecimento para controle de processo e monitoramento da conformidade das matérias-primas, dos ingredientes, dos insumos e dos produtos.
8.(OBJETIVA- PREFEITURA DE HORIZONTINA-2021) De acordo com o Decreto nº 9.013/2017, sobre o conceito adotado para o Procedimento Padrão de Higiene Operacional, assinalar a alternativa CORRETA: Procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento evita a contaminação direta ou cruzada do produto e preserva sua qualidade e integridade, por meio da higiene, antes, durante e depois das operações.
9.(FGV/Cuiabá – 2015) O hidroximetilfurfural (HMF) é um aldeído cíclico formado na decomposição ácida de monossacarídeos. Sua medida é utilizada para avaliar a qualidade do mel. Quando se encontra acima do limite permitido, indica superaquecimento, longa estocagem ou adulteração. Por isso, torna-se imprescindível o controle da concentração de HMF. O limite máximo estabelecido pelo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Mel é de 60 mg/kg.
10.O mel, produto de origem animal, bastante conhecido e muito apreciado, em sua maioria proveniente das Apis mellifera, pode ser puro ou composto. Marque a alternativa correta em relação aos derivados de produtos de abelhas: Os composto de produtos de abelhas sem adição de ingredientes é a mistura de dois ou mais produtos de abelhas combinados entre si, os quais devem corresponder a cem por cento do produto final.
11.A instrução normativa nº 11, de 20 de outubro de 2000 estabelece a identidade e os requisitos mínimos de qualidade destinado ao mel de consumo humano direto. De acordo com as legislações marque a alternativa correta. O mel floral deve ter no mínimo 65g/100g de açúcares redutores; máximo de 6g/100g de sacarose; umidade máxima de 20 g/100g.
A sigla “APPCC “ significa: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle;
13.Os objetivos do sistema APPCC incluem, mas não se limitam a: Elaborar produtos sem perigos à saúde pública; atendendo as legislações sanitárias nacionais e internacionais; diminuir perdas e tornar os produtos mais competitivos
14.Sobre os princípios do sistema APPCC, assinale a alternativa incorreta: Não é importante a monitorização de um “Ponto Crítico de Controle” uma vez que esse já foi definido na árvore decisória.
15- As legislações dirigidas ao controle sanitário de alimentos exigem a execução de Programas de Autocontrole como requisitos básicos para a garantia da inocuidade dos produtos de consumo para a população. Sobre os programas de autocontrole, analise as afirmativas identificando as verdadeiras e as falsas. (F) APPCC é um pré-requisito básico para a implantação das BPF e PPHO. (F) APPCC é uma ferramenta de controle das condições do ambiente, das instalações e da higiene. ( V ) BPF segue um conjunto de normas referentes às condições e procedimentos corretos que devem ser seguidos na preparação e industrialização de alimentos. ( V ) PPHO inclui o desenvolvimento de um plano escrito de normas que devem ser monitoradas de forma rotineira, visando a preservar a qualidade e integridade dos alimentos por meio da higiene das operações industriais.
16.Segundo o decreto 9.013, de 29/03/ 2017 e normas adicionais, o “mel para uso industrial” é: aquele que se apresenta fora das especificações para o índice de diástase, de hidroximetilfurfural, de acidez ou em início de fermentação, que indique alteração em aspectos sensoriais que não o desclassifique para o emprego em produtos alimentícios.
17-A Inspeção Sanitária dos Produtos Apícolas é muito importante, uma vez que o Brasil possui considerável volume de exportação desses produtos. Pode-se destacar ainda o aumento da produção de mel orgânico em alguns estados do nosso país. Considerando-se as legislações pertinentes a esse produto julgue as características permitida. Marque a opção INCORRETA. Ter indícios de fermentação;
18.O mel é um produto das abelhas composto principalmente de: Monossacarídeos frutose e glicose principalmente;
19.Boas Práticas de Fabricação (BPF) é a parte da Garantia ou Controle da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados visando a inocuidade e a qualidade. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta. As BPF abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.
20-Sobre os equipamentos e utensílios citados na Portaria do MAPA nº 368/1997 – o  Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos, marque a alternativa INCORRETA: As superfícies deverão ser lisas e poderão conter fendas e imperfeições.

Mais conteúdos dessa disciplina