Buscar

Resenha - Sistemas de informação Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha : Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Fábio Duarte Guieiro Lopes
Onde as pessoas usam o computador? Há alguns anos essa pergunta remeteria a uma resposta próxima a uma pessoa sentada em frente de um desktop. O que houve desses anos pra cá foi uma revolução do “celular”, que se tornou “Smartphone”, com componentes muitas vezes mais potentes que muitos computadores, o que possibilita ao usuário, com um simples toque, usá-lo como navegador web, câmera , tocador de áudio ou vídeo, entre outras funções até mais complexas.
Nesse texto o autor aborda todas as vantagens dessa nova vertente de tecnologia mobile, que já está auxiliando o trabalho de várias empresas que estão se aproveitando dessa praticidade e da rapidez com que a informação passa de um dispositivo para o mundo. Por exemplo, o hospital Doylestown na Filadélfia, conta com 360 médicos que utilizam iPhones 3G para se manterem conectados a todo momento com a equipe do hospital. O hospital Doylestown customizou o iPhone para oferecer aos médicos um acesso móvel seguro de qualquer parte do mundo ao MEDITECH, um sistema que fornece informações específicas de cada paciente , como medicamentos, resultados de exames e alergias.
A empresa D W Morgan , com base em Plesanton, na Califórnia, atua como consultora para a cadeia de abastecimento e fornecedora de serviços de transporte e logística para empresas como AT&T, Apple Computer, Johnson & Johnson , Lockheed Martin e Chevron , tem operações em mais de 85 países em quatro continentes, movimentando estoque crítico para fábricas que usam uma estratégia just-in-time (JIT), nesse tipo de ambiente de produção , é absolutamente crítico saber o momento exato em que os caminhões de entrega irão chegar. Antigamente isso era feito por meio de grande número de ligações telefônicas, hoje em dia cada motorista possui uma aplicação chamada ChainLinq Mobile, que atualiza informações sobre a carga, coleta assinaturas e fornece localização a partir de um sistema de informações geográficas (GIS) na caixa da entrega, os concorrentes levam de 20 minutos a meio dia para pra recuperar um comprovante de entrega; Morgan obtém essa informação imediatamente.
O texto é bem objetivo, e cumpre perfeitamente o que se pretendia, isto é, esclarecer e exemplificar a aplicação e a necessidade das empresas de se adaptarem ao avanço das novas tecnologias principalmente com relação aos portáteis, que poupam tempo e esforço, e cumprem totalmente o papel de uma máquina na palma da mão do usuário.

Outros materiais