Prévia do material em texto
PROVA – DIREITO TRIBUTÁRIO Questões 1 a 10 — versão digitada QUESTÃO 1 As normas gerais de direito tributário funcionam como “leis de leis”, condicionando as ordens jurídicas parciais (da União, dos estados e dos municípios). Normas sobre como fazer normas, destinadas aos legisladores. Lei complementar é o veículo legislativo e norma geral o conteúdo normativo. Diante disso, assinale resposta correta: a) A contribuição previdenciária não é considerada tributos pelos nossos tribunais. b) Preços de serviços públicos e taxas às vezes se confundem porque ambos são compulsórios. c) Os rendimentos advindos do jogo do bicho e da exploração do lenocínio não são tributáveis, sujeitando-se, contudo, a pesadas multas em decorrência da prática de atividade ilícita. d) A competência tributária se distingue da capacidade tributária ativa. A primeira é o poder, a aptidão de criar tributos, é legislar instituindo tributos, já a segunda diz respeito à capacidade de ser sujeito ativo da relação jurídica tributária. e) Tributo é gênero de que são espécies o imposto, a taxa, a contribuição de melhoria e o preço de serviços públicos. QUESTÃO 2 De acordo com a lei, a Competência tributária é a possibilidade conferida pela Constituição Federal-Constituição Cidadã aos entes federativos de instituírem em seus territórios determinados tributos. Diante dessa autorização constitucional, o ente pode, através de lei stricto sensu, instituir o tributo em seu território. Em referência à delegação de competência tributária é correto afirmar: a) É possível delegar a competência tributária uma vez por ano, por ocasião da produção da lei orçamentária. b) As funções de fiscalização e arrecadação dos tributos podem ser delegadas e, também a produção da lei orçamentária. c) Nenhuma das alternativas abaixo estão corretas. d) Somente a função de produção de normas tributárias pode ser delegada de um ente para outro. e) Somente a prerrogativa de fiscalizar os tributos pode ser delegada. QUESTÃO 3 Sobre as fontes formais (legislação) do Direito Tributário, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas. (...) As Leis Complementares são, como regra geral, o veículo normativo capaz de instituir, majorar ou mesmo extinguir tributos, a exemplo do Imposto de Renda (IR). (...) As Leis ordinárias dispõem sobre conflitos de competência e normas gerais de direito tributário. A Lei ordinária só pode versar sobre assuntos expressamente discriminados pela Constituição Federal. (...) A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece a repartição das Competências Tributárias aos entes políticos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e seus respectivos limites. (...) As Emendas à Constituição podem alterar, dentro dos limites estabelecidos na CRF-88, princípios e regra que regularão o Sistema Tributário Nacional. (...) O conteúdo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em função das quais sejam expedidos, devendo observar as regras de interpretação estabelecidas no Código Tributário Nacional. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo: a) F, F, V, V, V. b) V, V, V, V, F. c) F, V, V, F, V. d) V, F, F, V, V. e) V, V, F, F, F. QUESTÃO 4 Determinada lei tributária prevê o valor do teto para a cobrança de uma taxa de fiscalização, permitindo que ato do Poder Executivo fixe o valor específico do tributo e autorizando o ministro da Economia a corrigir monetariamente, a partir de critérios próprios, esse valor. A respeito dessa lei hipotética, considerando-se a jurisprudência do STF acerca do princípio da legalidade tributária, é correto afirmar que: a) A fixação, em atos infralegais, de critérios para a correção monetária de taxas é inconstitucional, independentemente de observar expressa previsão legal. b) O Poder Executivo tem permissão legal para fixar discricionariamente o valor da correção monetária da referida taxa, independentemente de previsão legal de índice de correção. c) A fixação do valor da taxa por ato normativo infralegal, se em proporção razoável com os custos da atuação estatal, é permitida, devendo sua correção monetária ser atualizada em percentual não superior aos índices legalmente previstos. d) A delegação do ato infralegal para a fixação do valor da taxa ou determinação dos critérios para a sua correção é inconstitucional. e) Os índices de correção monetária da taxa podem ser atualizados por ato do Poder Executivo, ainda que em percentual superior aos índices de correção monetária legalmente previstos. QUESTÃO 5 As Limitações ao Poder de Tributar são, em sentido lato, como obstáculos estabelecidos pela própria Constituição Federal, para que o Ente Tributante não exceda o exercício de suas atribuições, impondo, desta forma, ao contribuinte, uma carga onerosa insuportável. De acordo com as limitações constitucionais ao poder de tributar, a fixação da base de cálculo do IPVA se submete à: a) anualidade e à anterioridade anual, sem necessidade de observância da anterioridade nonagesimal. b) anterioridade anual e à anterioridade nonagesimal, sem necessidade de observância da anualidade. c) anterioridade nonagesimal, sem necessidade de observância da anterioridade anual. d) anualidade, sem necessidade de observância da anterioridade nonagesimal. e) anterioridade anual, sem necessidade de observância da anterioridade nonagesimal. QUESTÃO 6 A respeito dos princípios da anterioridade e da irretroatividade, ambos princípios constitucionais do sistema tributário, assinale opção correta. a) O princípio da irretroatividade se aplica apenas aos impostos e as taxas; o da anterioridade se aplica a todos os tipos de tributos. b) O princípio da irretroatividade se aplica a todo tributo; o da anterioridade, por sua vez admite exceções. c) Todos os impostos se submetem aos princípios da anterioridade e da irretroatividade, mas as taxas, contribuições e demais espécies tributárias somente se submetem ao princípio da irretroatividade. d) O princípio da irretroatividade se aplica apenas aos tributos parafiscais; o da anterioridade, por sua vez, se aplica tanto aos tributos fiscais como aos extrafiscais. e) Todos os tributos devem se submeter aos princípios da anterioridade e da irretroatividade. QUESTÃO 7 Os princípios do Direito Tributário são normas (constitucionais) que limitam, regulam a prática de competência tributária, fazendo com que alguns valores tenham melhor efetividade no ordenamento jurídico. Acerca desses princípios tributários, de acordo com as assertivas abaixo: I. Princípio da capacidade contributiva autoriza a graduação dos impostos de caráter pessoal, segundo a capacidade econômica do contribuinte. II. O princípio da igualdade tributária, que se encontra expressamente previsto na Constituição Federal de 1988, permite ao legislador ordinário estabelecer critérios de diferenciação entre contribuintes, com a finalidade de promover a igualdade material. III. O princípio da anterioridade da lei tributária, implícito na CF-88, veda a cobrança de tributos cujos fatos geradores ocorreram antes do início da vigência da lei que os criou ou aumentou. IV. O princípio do não confisco, implícito no texto constitucional, veda o emprego da tributação com finalidade extrafiscal. É correto afirmar: a) III e IV. b) I e II. c) I e IV. d) I e III. e) II e III. QUESTÃO 8 O §1º do art. 145 da Constituição Federal de 1988 dispõe que: “Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte”. O princípio do Direito Tributário relacionado à norma constitucional transcrita anteriormente é: a) Princípio da benignidade. b) Princípio da igualdade tributária. c) Princípio da não cumulatividade. d) Princípio da capacidadecontributiva. e) Princípio da irretroatividade tributária. QUESTÃO 9 A Constituição Federal de 1988 prevê exceções ao princípio tributário da anterioridade, como ocorre nos casos de impostos sobre importação e sobre exportação. Nesses casos, a exceção é justificada pela necessidade de ajuste do tributo aos objetivos da política cambial e do comércio exterior. De acordo com a doutrina majoritária, a referida hipótese de exceção ao princípio tributário da anterioridade é explicada em razão de os tributos citados terem finalidade: a) Parafiscal. b) Exclusivamente não fiscal. c) Parafiscal e extrafiscal. d) Exclusivamente fiscal. e) Extrafiscal. QUESTÃO 10 O princípio da capacidade contributiva é baseado em um conceito econômico e de justiça fiscal. Tem como alicerce a busca de uma sociedade mais justa e igualitária, impondo uma tributação mais onerosa para aqueles de detêm uma maior concentração de riquezas. É correto afirmar: a) Não se aplica as contribuições de melhoria. b) Deve considerar a totalidade da carga tributária suportando pelo contribuinte, no mesmo exercício fiscal, inclusive contribuições parafiscais. c) Não se aplica ao imposto de importação de produtos estrangeiros, ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza e ao imposto sobre transmissão causa mortis e doação. d) Determina que todos os tributos atendam às condições sociais e econômicas do contribuinte. e) Veda a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico regional.