Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

*
Metodologia Científica
Profª Heloisa Helena Leal Gonçalves
*
O QUE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA?
É a atividade sistemática que propõe a aquisição de um novo conhecimento, seja de natureza biológica, social ou tecnológica, cuja finalidade é a melhoria da qualidade de vida. 
Para Barros e Lehfeld (1990, p. 13.) trata-se de um esforço dirigido para a aquisição de um determinado conhecimento, que propicia a solução de problemas de ordem teórica ou prática. São atos sistemáticos e intensivos que visam à descoberta e à interpretação
de fenômenos da realidade.
*
CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
O autor Antonio Carlos Gil classifica as pesquisas com base em seus objetivos em:
Pesquisas Exploratórias; 
Pesquisas Descritivas; 
Pesquisas Explicativas; 
*
PESQUISA EXPLORATÓRIA
É aquela onde o pesquisador tem a sensação de que não sabe onde vai. Objetiva a familiaridade com o problema mediante a intenção de explicitá-lo e formular hipóteses. 
*
PESQUISA DESCRITIVA
Tem a intenção de descrever as características de um objeto ou fenômeno, estudando com profundidade seus aspectos. 
Objetiva a formulação de opinião.
*
PESQUISA EXPLICATIVA
Tem a intenção de explicar os fatores que 
contribuem para a ocorrência do fenômeno. Tipo de pesquisa que aprofunda uma realidade buscando compreender sua razão. 
Vale-se exclusivamente do método experimental.
*
FASES DA PESQUISA
1º - Planejamento – fase que organiza a investigação para a garantia da cientificidade (elaboração do pré-projeto). As etapas que integram esta fase são: definição do problema e elaboração dos objetivos (Geral e Específico) definição do desenho metodológico (Dedução/Indução) e redação do projeto. 
2º - Execução – fase em que se efetuam os elementos planejados. 
3º Relatório – fase em que o resultado do projeto é apresentado à comunidade científica. (pesquisador escritor-banca)
*
ASSUNTO DA PESQUISA
Definir um assunto é a primeira tarefa da elaboração de uma pesquisa.
Para Salomon (1977, p. 227) “preferir de acordo com as próprias inclinações e possibilidades, uma questão a ser estudada em meio a tantas”.
Segundo Beber e Martinello (1977, p. 227) “assunto é sinônimo do sujeito, ou seja, aquilo sobre o qual se quer saber alguma coisa, ou aquilo de que se fala, que provoca”. 
*
TEMA DA PESQUISA
A escolha de um tema de pesquisa é influenciada por fatores (do próprio investigador) e externos (da realidade circundante geral). 
Os temas podem surgir da observação do cotidiano, da vida profissional, dos programas de pesquisa, do contato e relacionamento com especialistas ou de pesquisas já realizadas e, do estudo da literatura especializada. 
*
TEMA DA PESQUISA
Um tema deve ser trabalhado se: 
 Merecer estudo (um bom tema desperta interesse);
 Existir correspondência com a capacidade de estudo (referencial);
 Trouxer proveito para o pesquisador (atentar ao entorno e outras possibilidades;
 Ser praticável (tempo, política, recursos financeiros).
*
TÍTULO DA PESQUISA
Assunto: Trabalho
Substantivo
 História
Relações
Sociologia
Medicina
Adjetivo
Infantil
Escravo
Agrícola
Fabril
Advérbio
Século XX
Império
Brasil
Santa Catarina
Ex: A sociologia do trabalho escravo no Brasil
*
O QUE É UM PROBLEMA DE PESQUISA?
Laville e Dione (1999, p. 87) “aquilo que se pode resolver com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles factíveis de serem produzidos”.
Asti Vera (1989, p. 97) “formalmente é um enunciado ou uma fórmula; do ponto de vista semântico, é uma dificuldade ainda sem solução”.
Gil (1991, p. 29-33), “considera cinco regras práticas para elaboração de um problema de pesquisa”: 
formulação em forma de pergunta; 
a expressão clara e precisa; 
possibilidade de solução; 
delimitação em uma dimensão viável.
*
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
A melhor formulação de um problema é a de uma pergunta direta, isto é, por uma proposição terminada com ponto de interrogação.
Ex: Quais as implicações da cibercultura, sob o ponto de vista da Ciência da Linguagem, no que tange a criação de um fluxo informativo, necessário para a socialização de conhecimentos entre as comunidades, acadêmica e empresarial, mediante o desenvolvimento de um Portal de informação em um grupo específico, como no caso das águas subterrâneas?
 
*
O QUE SÃO OS OBJETIVOS DA PESQUISA?
Os objetivos consistem na elaboração de alvos a serem alcançados no final da pesquisa. Porém, é importante destacar que não podemos confundir os objetivos com as metas da pesquisa. A meta é uma etapa necessária no decorrer do processo metodológico, mas ela não dá conta da resposta para o problema. 
Como formular um objetivo da pesquisa?
Junte um verbo no infinitivo com o enunciado do tema.
Ex: Estudar a cibercultura através do fluxo informativo e interativo, necessário à socialização de conhecimentos entre as comunidades, acadêmica e empresarial, através do desenvolvimento de um Portal de informação em um grupo específico, com interesse voltado para o tema águas subterrâneas. 
*
PORQUE ESCREVER UM TRABALHO ACADÊMICO?
Exigência prevista em lei para obtenção de um certificado ou diploma; 
Aplicação do método científico para garantia e confiabilidade do estudo;
Demonstração de domínio sobre o assunto;
Contribuição para o avanço científico e tecnológico ( inovação).
*
TIPOS DE TRABALHO ACADÊMICO
 Livros e folhetos; 
 Relatórios;
 Monografias;
 Dissertações;
 Teses;
 Textos científicos ( artigo, ensaio, paper ou comunicação 
científica, informe científico, resenha crítica.) 
*
LIVROS E FOLHETOS
Publicação não periódica, de conteúdo Científico, literário ou artístico, formado por um conjunto de folhas impressas, grampeadas, costuradas ou coladas em capa.
O que difere o livro do folheto é o número de páginas, para Tanto, vale destacar que o folheto possui um número de páginasque varia entre 5 a 48.
*
RELATÓRIOS
Relatório é uma narração, descrição ou exposição de um evento qualquer (algo que ocorreu e foi observado, algo que foi realizado), de uma prática ou de um conjunto de práticas, até mesmo de um objeto (Caderno de Ensino nº4, p. 33).
Quanto à função, os relatórios podem ser informativos (comunica uma situação) e analíticos (estudam e avaliam uma determinada condição ou assunto).
*
RELATÓRIOS
O padrão gráfico do relatório deve obedecer as normas dos trabalhos acadêmicos, porém, seu roteiro deve ser adaptado com relação a sua função. 
Em linhas gerais será composto por:
 Páginas pré-textuais;
 Páginas textuais;
 Páginas pós-textuais.
* Verificar modelo e roteiro no tópico 4 da parte 2 do Caderno de Ensino nº 4 da Univali, que respeitam a NBR 14724.
*
MONOGRAFIA
Monografia – ( Etimologia vem do grego mónos ( um só ) e graphein ( escrever). Significa: Escrever ou dissertar sobre um determinado tema para atender as exigências dos diferentes graus de formação - licenciatura, bacharelado, especialização, mestrado (dissertação) e doutorado (tese).
*
ARTIGO
Artigo- Texto com autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Trata de problemas científicos e costuma ser publicado em jornais, revistas ou anais. 
Os principais componentes de um artigo são: 
Título, 
Autoria,
Resumo,
Palavra-chave,
Elementos textuais, (introdução, desenvolvimento e conclusão)
Elementos de apoio, (notas, citação, tabela, quadro e ilustrações)
Referências bibliográficas,
Anexos.
*
ENSAIO
Ensaio- Texto caracterizado como um exercício de composição que é escrito em primeira pessoa. Pode ser dividido em dois tipos: informais (permitem a expressão das emoções) e os formais ( há preocupação com a lógica, originalidade, problematização e criticidade). 
Os passos para a composição de um ensaio são:Reflexão sobre um tema,
Planejamento do texto,
Escritura,
Revisão.
*
PAPER
Paper - Trata-se da informação apresentada em congressos, simpósios, reuniões, academias, sociedades científicas. Segundo Medeiros, (1996, p. 180) o paper deve possuir:
Introdução: Formulação do tema, justificativa, objetivos, metodologia, delimitação do problema, abordagem e exposição lógicas das idéias apresentadas;
Desenvolvimento: Exposição detalhada do que se disse na introdução e fundamentação lógica das idéias apresentadas;
Conclusão: Busca da síntese dos resultados da pesquisa.
*
INFORME CIENTÍFICO
Informe científico – Trata-se de um relato escrito que divulga os resultados parciais ou totais de uma pesquisa. Consiste na descrição dos resultados alcançados pela pesquisa, com a intenção de provocar a repetição das experiências. 
*
RESENHA CRÍTICA
 Resenha Crítica – A resenha crítica é resultado das operações de leitura crítica e das técnicas de resumo de texto. Marconi e Lakatos (1996,p.212) apresentam a “configuração básica de uma resenha crítica”:
 Referência Bibliográfica; credenciais do autor; conhecimento (idéias principais, modos de abordagem), conclusão do autor; quadro teórico referencial do autor; e apreciação (julgamento do resenhista da obra apresentando o mérito, o estilo, a forma, o público alvo, etc...) 
*
QUAL O ESQUEMA GERAL PARA A REALIZAÇÃO DE UMA 
PESQUISA CIENTÍFICA?
1º - Formulação de uma pergunta
2º - Realização da pesquisa
3º - Interpretação dos resultados
4º - Divulgação dos resultados 
*
AS PARTES DO TRABALHO ACADÊMICO (NBR14724)
Páginas pré-textuais ou preliminares - São as páginas que antecedem o texto e o identificam. As categorias básicas são: capa, folha de rosto e sumário.
Páginas textuais - As páginas textuais são organizadas basicamente em três categorias: introdução, fundamentação teórica e metodologia.
Páginas pós-textuais ou referenciais - Apresenta-se na parte final do trabalho, sua função é referenciar o trabalho. As categorias básicas pós-textuais são: referências bibliográficas, anexos ou apêndices.
*
Obrigada!
heloisahelena@univali.br
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*