Buscar

Ética e Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] O contrato social não tem realmente qualquer teoria contratual. Tudo o que Rousseau usa da ideia de contrato é a noção de que a filiação numa associação civil deve ser vista como voluntária; ninguém se filia e obedece à associação por motivos que nada tenham a ver com a promoção do seu próprio bem. [...] Em vez de supor-se que ele foi uma espécie de teórico do “contrato social”, deveríamos assinalar a visão de Rousseau do Estado bom no seguinte: “Não pode haver patriotismo sem liberdade, liberdade sem virtude, virtude sem cidadãos; criem cidadãos e terão tudo do que necessitam; sem eles, não terão mais do que escravos aviltados, dos governantes do Estado para baixo” [...].
 
DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. (p. 85)
 
A partir do texto, e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, sintetize a compreensão de Rousseau a respeito do “contrato social”.
Nota: 16.0
	A resposta, segundo o pensador, é que, na passagem do estado de natureza ao de civilização, os seres humanos estabelecem um “contrato social”, isto é, criam um conjunto de leis e instituem um poder soberano para garantir o seu cumprimento. Desse modo, embora tenhamos o caráter degenerado, ainda assim conseguimos viver com uma certa medida de harmonia social, pois tememos os castigos previstos na lei. [...] (p. 55)
Resposta:O que Rousseau utiliza do contrato social é a noção de filiação numa associação civil, no olhar do pensador nninguem se filia e obedece à associação por motivos que nada tenha a ver com a a sua propria promoção. O que entendo é que não somos nada,
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Augusto Comte (1798-1857) foi um filósofo francês que fundou a escola filosófica conhecida como positivismo. Era antimetafísico e diz-se que foi tão admirado no início do século XX, como Aristóteles na Idade Média.
Abordando a relação entre a ciência e a filosofia do século XIX, Comte considera que cabe à filosofia coordenar os resultados das diversas ciências, a fim de criar uma tese que os harmonize, e que o filósofo será, portanto, um especialista em generalidades.
Suas reflexões sobre a história do pensamento humano levaram-no a estabelecer a “Lei dos Três Estágios”, segundo a qual o pensamento humano se desenvolveu em três estágios: teológico, metafísico e positivo.
VASCONCELLOS, M. J. E. de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da verdade. Campinas: Papirus, 2002. (p. 63)
 
A partir do texto e fundamentado nos conteúdos e livro-base da disciplina, descreva qual a compreensão de Comte para o último dos três estágios do pensamento humano, o estágio positivo.
Nota: 16.0
	Assim se refere Comte (1978, p. 4) no que diz respeito ao estágio positivo ou científico:  Enfim no, estado positivo, o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, a conhecer as causas íntimas dos fenômenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, a saber, suas relações invariáveis  de sucessão e de similitude. A explicação dos fatos, reduzida então a seus termos reais, se resume de agora em diante na ligação estabelecida entre os diversos fenômenos  particulares e alguns fatos gerais, – cujo número o progresso da ciência tende cada vez mais a diminuir. (p. 71)
Resposta:No estagio positivo procura-se descobrir a lei segundo os quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros.
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
“Moral e ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional”.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2007. p. 49
 
Na nossa linguagem corrente, muitas vezes, as palavras ética e moral são usadas como sinônimos, mas na linguagem filosófica essas palavras assumem sentidos mais precisos. Com base no livro da disciplina, dê os significados filosóficos para as palavrasética e moral.
Nota: 16.0
	No campo da filosofia, a palavra ética é usada para designar a disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais, seria uma reflexão filosófica sobre a moral. Também a palavra ética está ligada teoria ou ciência do comportamento moral em sociedade.
A moral, por sua vez, seriam os costumes e as normas de comportamento internalizadas e aceitas no interior de uma determinada sociedade humana. (ALENCASTRO, p 33)
Resposta:O significado de moral na filosofia é o conjuntos de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo de humanos.
Já o significado de ética na filosofia é agir corretamente sobe pena a lei .
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
É na configuração histórica de uma analítica do poder que a pedagogia disciplinar aparece como elemento do quadro das relações sociais nos séculos XVIII e XIX, como uma forma específica de educação consubstanciada nos dispositivos de adestramento, os quais têm por alvo a ortopedização dos indivíduos na dinâmica permanente do sistema de poder. Os dispositivos de adestramento constituem-se nos mecanismos de produção dos corpos, estabelecidos em torno da organização do espaço e do tempo. A eles correspondem as operações de esquadrinhamento, classificação, hierarquização, registro, correção e sanção que tem no indivíduo o resultado de todo o seu processo, bem como a estruturação do seu conhecimento.
 
MENEZES, A. B. N. T. de. Foucault e as novas tecnologias educacionais: espaços e dispositivos de normalização na sociedade de controle. In.: ALBUQUERQUE JR, D. M. de; VEIGA-NETO, A.; SOUZA FILHO, A. de. Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p. 32)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, descreva o pensamento de Foucault no que diz respeito ao conceito de “classificação”, em relação à escola.
 
Nota: 16.0
	A ordenação por fileiras, no século XVIII, começa a definir a grande forma de repartição dos indivíduos na ordem escolar: filas de alunos na sala, nos corredores, nos pátios; colocação atribuída a cada um em relação a cada tarefa e a cada prova; colocação que ele obtém de semana em semana, de mês em mês, de ano em ano; alinhamento das classes de idade umas depois das outras; sucessão dos assuntos ensinados, das questões tratadas segundo uma ordem de dificuldade crescente. E nesse conjunto de alinhamentos obrigatórios, cada aluno, segundo sua idade, seus desempenhos, seu comportamento, ocupa ora uma fila, ora outra; ele se desloca o tempo todo numa série de casas; umas ideais, que marcam uma hierarquia do saber ou das capacidades, outras devendo traduzir materialmente o espaço da classe ou do colégio essa repartição de valores ou dos méritos. Movimento perpétuo onde os indivíduos substituem uns aos outros, num intervalo escondido por espaços alinhados. (p. 135)
Resposta:Para Foucault diz que sem educação nao somos nada, a ele corresponde as operações de esquadrinhamento, classificação, hirarquização, registro, correção e sanção que tem no individuo o resultado de todo o processo de aprendizagem e conhecimento.
Questão 5/5
Leia o trecho a seguir:
“A virtude é de duas espécies: a intelectual e a moral. A virtude intelectual depende, em grande medida, tanto para sua produção quanto para o seu desenvolvimento, do ensino recebido”.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco/ Poética; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. 4. ed. São Paulo : Nova Cultural, 1991. (Os pensadores ; v. 2) p. 28.
 
De acordo com a citação e o livro da disciplina, apresente as características das duas espécies de virtudes
pensadas por Aristóteles.
Nota: 6.0
	Aristóteles dividiu as virtudes em éticas (morais), às quais se chega pelo exercício contínuo do habito e as dianoéticas (não morais/ intelectuais), que são obtidas pelo ensinamento. Os dois grupos se apoiam mutuamente e o homem, para ser virtuoso, deveria saber achar o equilíbrio entre o excesso e a escassez. (ALENCASTRO, p 35)
 
Resposta:Uma virtude depende da outra para a pessoa ser tanto intelectual quanto moralmente reconhecida

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais