Buscar

FUNDAENTOS FILOSOFICOS E HISTORIAS DA EDUACAÇÃO QUIZ 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	1 / 1 ponto
Avalie as asserções a seguir sobre a educação na Idade Média.
I. A educação na Idade Média recebe influência da educação religiosa cristã. Estudos demostram que esse período foi longo, que tem seu início com a queda do império romano, com o crescimento do clero começa a adquirir uma certa influência, não somente no contexto religioso como também no civil.
II. A doutrina do cristianismo era aprendida no cotidiano, não havia prédios, era uma educação sem escolas, se reuniam em pequenas comunidades, essas ficaram conhecidas como comunidade cristã primitiva, a base filosófica eram os ensinamentos de Cristo fundamentados na valorização do amor a Deus em primeiro lugar e ao próximo.
Os escritos deixados pelos apóstolos e discípulos de Cristos foram fundamentais para que o crescimento do cristianismo. A educação nesse período é basicamente controlada pelo estado que desenvolve a filosofia cristã de educação, fundamentadas em duas correntes, a Greco e Romana. E correto o que se afirma em:
Opções de pergunta:
	
	As asserções I e II são verdadeiras e a asserção III é falsa.
	
	Todas as asserções são falsas.
	
	A asserção III e verdadeira e asserções I e II são falsas.
	
	As asserções I e III são verdadeiras.
	
	As asserções I e II são falsas.
	Ocultar comentários da pergunta 1
	
	
	Muito bem, essa é a resposta correta! A Idade Média é um período histórico fundamental O cristianismo que tem seu início no século primeiro com a divulgação do evangelho de Cristo principalmente pelo apostolo Paulo e realiza várias viagens missionárias, inicialmente a igreja primitiva não tinha um local destinado para as reuniões, os crentes se reuniam em suas próprias casas para o estudo e pregação da mensagem. Na idade média isso muda com as construções de igrejas assim começa o crescimento da igreja católica e suas principais doutrinas. 
	Pergunta 2
	
	1 / 1 ponto
Ensinar não é transferir conhecimento.
"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho, a de ensinar e não a de transferir conhecimento."
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.
Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em 10 fev. 2022.
 
Considere as afirmações abaixo a respeito do educador brasileiro Paulo Freire.
I. Seus livros retratam sua filosofia e seu posicionamento em favor dos oprimidos, se preocupando com a educação popular; objetivo formar a consciência política dos indivíduos.
II. o trabalhador deveria conhecer sua realidade para poder inserir-se nela de forma crítica e ter uma atuação de acordo com suas ideias; a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador.
III. É considerado um dos personagens mais fascinantes da história ocidental, nos escritos de seus admiradores, entre eles seu maior discípulo, Platão, muitos dos filósofos denominados pré-socráticos já haviam sido levados a questionar a alma humana ou pelo menos buscaram entender.
IV. Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de fracasso, de ensino, de aprendizagem, deve ser um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para alienação.
 
É correto o que se afirma em:
Opções de pergunta:
	
	I e II, apenas.
	
	IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I, III e IV.
	
	II e IV, apenas.
	Ocultar comentários da pergunta 2
	
	
	Muito bem repostas corretas de fato Paulo Freire é considerado um filosofo e educador brasileiro com destaque no exterior, seu método de alfabetização de adultos se mostrou eficiente dento de uma realidade social. O educador Paulo Freire desenvolve um método não tradicional e assim quebra paradigmas em apostar em uma metodologia próxima da realidade de vida daquele que vai aprender, facilitando a plena compreensão do objeto estudado. 
	Pergunta 3
	
	1 / 1 ponto
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O Renascimento clássico dos séculos XV e XVI foi marcado por um movimento intelectual, estético e social. Período também conhecido como o fim da Idade Média e nascimento da modernidade, ou seja, a maneira moderna de ver o mundo.
PORQUE
II. Os valores dominantes na Idade Média são substituídos por uma mentalidade moderna, como o Humanismo. No Humanismo, desloca-se o eixo de um mundo centrado em Deus (teocêntrico) para a construção de outra maneira de ver o mundo, ou seja, um mundo centrado no homem (antropocêntrico).
Opções de pergunta:
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposição falsas.
	Ocultar comentários da pergunta 3
	
	
	Muito bem de fato o renascimento como o próprio nome atesta foi uma importante fase de mudança de concepção principalmente no contexto educacional o homem passa a ser centro negando a concepção anterior teocêntrica. O movimento conhecido como renascimento marca importantes transformações em vários cenários, não só na educação, mais sobretudo na arte, música e poesias.
	Pergunta 4
	
	1 / 1 ponto
O século XV inaugura uma nova fase na trajetória intelectual que o ser humano vem trilhando desde a Antiguidade Greco-Romana. O homem do Renascimento confia na razão e nas aquisições culturais da Antiguidade. Essa mudança no modo de ver o mundo e o próprio homem teve uma estreita relação com os avanços da ciência da época e com as descobertas tecnológicas.
PALMA FILHO, J. A Educação Através dos Tempos. Universidade Estadual Paulista, 2010.Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/173?locale=pt_BR. Acesso em: 10 fev. 2022.
 
Assinale a alternativa abaixo que caracteriza a educação na Idade Moderna.
Opções de pergunta:
	
	A partir do final do primeiro milênio da era cristã surge a ESCOLÁSTICA que buscou conciliar a razão filosófica grega com a fé cristã. São Tomás de Aquino foi o maior expoente dessa nova abordagem intelectual, para a qual a revelação divina era suprarracional, mas não antirracional.
	
	A Patrística influiu decisivamente sobre toda a pedagogia católica, sendo inclusive transplantada para o Brasil pelos Jesuítas que aqui chegaram, em 1549, com o primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza. Trata-se de um método de ensino que, até hoje, exerce influência na sala de aula tradicional.
	
	O século XVII marca o surgimento da pedagogia realista que estabelece um momento de transição entre a pedagogia do renascimento e a pedagogia iluminista do século XVIII. A pedagogia realista é fortemente influenciada pelo empirismo de santo Augustinho e pelo racionalismo de são Tomás de Aquino.
	
	Com o surgimento do Cristianismo mudam os rumos da cultura ocidental e consequentemente as ideias sobre o processo educacional. Entretanto, a História do Ocidente nos ensina que, durante cinco séculos, o Cristianismo conviveu com o Império Romano.
	
	O Renascimento clássico dos séculos XV e XVI foi marcado por um movimento intelectual, estético e social. Período também conhecido como o fim da Idade Média e nascimento da modernidade, ou seja, a maneira moderna de ver o mundo.
	Ocultar comentários da pergunta 4
	
	
	Muito bem, resposta correta! Após o período da Idade Média, o renascimento é marcado por significativas transformações, sociais, econômicas e educacionais. O movimento conhecido como renascimento marca importantes transformaçõesem vários cenários, não só na educação, mais sobretudo na arte, música e poesias.
	Pergunta 5
	
	1 / 1 ponto
Analise as questões abaixo e coloque V para as afirmações verdadeira e F para afirmações falsa.
1. (  ) Jean-Jacques Rousseau, considerado o "pai" da pedagogia contemporânea, revolucionou a pedagogia colocando a criança como o centro de sua teorização. Com a sua obra o Emílio tornou-se o orgulho dos filósofos, mas um escandaloso perante os olhos do sistema.
2. (     ) Considerado um dos maiores pedagogos norte-americanos, John Dewey foi também filósofo e psicólogo, exercendo grande influência sobre toda a pedagogia contemporânea.
3. (    ) Os séculos 17 e 18 foram marcados pelo movimento cultural denominado Iluminismo. Movimento esse que se efetivou na Europa, sobretudo na Inglaterra, Holanda e França
4. (     ) A educação na Idade Moderna embasada nos princípios cristãos, traz para o âmbito da educação novos sujeitos como a criança e a mulher.
 
É correto o que se afirma em:
Opções de pergunta:
	
	V, F, F, F.
	
	F, V, V, F.
	
	V, V, V, V.
	
	V, V, V, F.
	
	V, F, V, F.
	Ocultar comentários da pergunta 5
	
	
	Muito bem suas respostas são as corretas! Você percebeu que para responder a questão foi necessário realizar uma análise com as principais características de cada época da história da filosofia da educação. essa revisão se faz necessária para compreender o papel dos principais pensadores e suas contribuições para história e filosofia da educação.

Outros materiais