Buscar

aula motricidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Jean Piaget
O Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. 
O Desenvolvimento Humano
Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. 
A singularidade do ser humano, que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. 
Apesar das diferenças e das incertezas que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabeleceram fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa sequência, válida para todos. 
O Desenvolvimento Humano
Agora vamos conhecer um pouco sobre as teorias do estudioso Jean Piaget, que tenta nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. 
O Desenvolvimento Humano
 Estas teorias ficaram conhecidas como Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.       
O Desenvolvimento Humano
Piaget em suas teorias explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade. 
O Desenvolvimento Humano
As teorias de Piaget afirmam que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos. 
O Desenvolvimento Humano
Piaget em sua teoria identifica quatro estágios de evolução mental de uma criança, em que cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio.
O Desenvolvimento Humano
Fase 1: 
Sensório-motor (nascimento ao 18º mês de vida):
 
A criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. 
Adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. 
O Desenvolvimento Humano
Fase 2: 
Pré-operatório (18º mês aos 8 anos): 
A criança busca adquirir a habilidade verbal. 
Consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.
O Desenvolvimento Humano
Fase 3:
Operatório concreto (8 aos 12 anos): 
A criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. 
Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. 
O Desenvolvimento Humano
Fase 4: 
Operatório formal (12 e 15 anos): 
A criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. 
As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos. Inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre ideias abstratas 
O Desenvolvimento Humano
A aprendizagem é um processo construído internamente. 
A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito. 
A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva. 
Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
A interação social favorece a aprendizagem.
Ideias de Piaget sobre a aprendizagem
Ideias de Piaget sobre a aprendizagem
Para Piaget os principais objetivos da educação são:
Formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia. 
Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino, mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos. 
Ideias de Piaget sobre a aprendizagem
Piaget não aponta respostas sobre o que e como ensinar, mas permite compreender como a criança e o adolescente aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes.
Ideias de Piaget sobre a aprendizagem
"A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".
Jean Piaget.
Ideias de Piaget sobre a aprendizagem
Arnold Gesell
Uma das concepções pioneiras do desenvolvimento humano é a teoria da maturação, que se refere a um padrão de mudanças comum a todos da mesma espécie. 
O crescimento do feto, por exemplo, segue um padrão de mudanças biologicamente determinado; assim, uma sequência que parece se repetir sempre em relação à maioria das crianças, como sentar, engatinhar, andar, etc., sugere a existência de certo “padrão” de desenvolvimento.
Este padrão despertou o interesse de muitos pesquisadores, dentre os quais se destacou Arnold Gesell (1880-1961), primeiro teórico a defender que os fatores de maturação influenciavam diretamente a aprendizagem.
Arnold Gesell
Preocupado em compreender a evolução da criança, Gesell procurou estabelecer escalas de desenvolvimento que permitissem comparar os comportamentos esperados para certa faixa etária. 
Com isso o desenvolvimento passou a ser entendido como um processo de padronização, isto é, uma sequência de respostas definitivas que envolvem uma sequência fixa de padrões de crescimento físico e correspondem a um período da evolução inerente ao organismo humano.
Arnold Gesell
• Primeiro trimestre: controle sobre os músculos e nervos da face;
• Segundo trimestre: desenvolve o comando dos músculos do pescoço, da cabeça e move seus braços intencionalmente;
• Terceiro trimestre: controle do tronco e das mãos, começa a pegar objetos,passá-los de uma mão à outra e demonstrar afeto por eles;
• Último trimestre: o controle se estende às pernas e pés do bebê,assim como aos dedos indicadores e polegares,para permitir pegar pequenos objetos;
• Segundo ano: anda e corre, fala algumas palavras e frases com clareza, adquire o controle sobre a bexiga e o intestino, e começa a desenvolver um sentido de identidade pessoal e de posse.
Arnold Gesell – Resumo
Henri Paul Wallon
Henri Paul Wallon
Henri Paul Hyacinthe Wallon ,nasceu em 15/junho/1979 na frança, foi filósofo, médico e psicólogo.
Em filosofia se formou no ano de 1902, com 23 anos e em 1908 se formou em medicina.
Viveu um período de turbulência social e política devido a 1ª e a 2ª guerra mundial, que atingiram a França.
Atuou como médico em instituições neurológicas até 1931 período em que consolidou ser interesse pela psicologia da criança.
Os quatros campos Funcionais
O movimento compreende duas categorias: 
movimentos instrumentais: ações executadas para alcançar um objetivo imediato (andar, pegar objetos, mastigar etc.)
movimentos expressivos: têm uma função comunicativa, estando usualmente associados a outros indivíduos (falar, gesticular, sorrir)
A afetividade é a primeira forma de interação com o meio-ambiente, sendo a motivação do movimento. É o elemento mediador das relações sociais: na interação com o outro, desenvolvem-se sinalizações afetivas específicas como medo, alegria, raiva, tranquilidade etc. São a base da inteligência.
Os quatros campos Funcionais
A cognição está relacionada com duas atividades cognitivas humanas: o raciocínio simbólico e a linguagem. É através dela que a criança vai organizando as informações provenientes do seu meio e do seu organismo, que inicialmente se apresenta de forma global, confusa, sem distinção da relação que as une (sincretismo).
A pessoa é o campo funcional que coordena os demais. É o responsável pelo desenvolvimento da consciência e da identidade do eu.
Estágios do Desenvolvimento
Ao contrário de Piaget, Wallon não acredita que os estágios de desenvolvimento formem uma sequência linear e fixa, ou que um estágio suprima o outro. 
Para Wallon, o estágio posterior amplia e reforma os anteriores. Para ele, o desenvolvimento é permeado de conflitos internos e externos, acreditando ser natural
que ocorram rupturas, regressões e reviravoltas.
Os estágios se sucedem de maneira que momentos predominantemente afetivos sejam sucedidos por momentos predominantemente cognitivos. 
Os períodos predominantemente afetivos ocorrem em períodos focados na construção do eu, enquanto estágios com predominância cognitiva estão mais direcionados à construção do real e compreensão do mundo físico.
Estágios do Desenvolvimento
A sequência de estágios proposta por ele é a seguinte:
Impulsivo Emocional (0 a 1 ano)
Sensório-Motor e Projetivo (1 a 3 anos)
Personalismo (3 a 6 anos)
Categorial (6 a 11 anos)
Puberdade e Adolescência (11 anos em diante)
Impulso emocional
 Ocorre do 0 aos 12 meses e é voltado para a construção do individuo ( parte interior ). Fala que as emoções são os primeiros recursos de interação do bebê com o meio social e são extremamente contagiosa aos indivíduos e a afetividade orienta as primeiras reações do bebe com as pessoas. 
Estágios do Desenvolvimento
2. Sensório motor e projetivo 
Ocorre do 1º ao 3º ano de idade e é voltado para a relação com os outros e objetos externos.
Tem dois objetivos básicos: imitação e manipulação de objetos. O andar e a linguagem darão oportunidade a criança de ingressar em um novo mundo,o dos símbolos.
Estágios do Desenvolvimento
Estágios do Desenvolvimento
3. Personalismo
Ocorre dos 3 aos 6 anos de idade e é voltada para a necessidade de afirmação da personalidade na construção de si mesmo ( interior da criança).A criança tem necessidade de ser admirada para se admirar também, suas personagens são criadas através das pessoas que ela admira. 
Estagio dividido em subperiodos: 
ate os 3 anos onde a criança tenta reivindicar a insistência sobre a propriedade do objeto e a oposição. 
Dos 3 aos 4 anos é a idade da graça nas habilidades expressivas e motoras, procura a admiração e aceitação dos outros, período narcisista. 
Até os 5 anos é a idade de representação de papeis, a imitação.
4. Pensamento categorial. 
Ocorre dos 6 aos 11 anos e é voltada para conhecer e conquistar o mundo exterior.Estagio dividido em subperiodos: dos 6 aos 9 anos, pensamento sincrético (mistura o objetivo com o subjetivo). Dos 9 as 11 anos, pensamento categorial (começa a agrupar categorias de acordo com seu uso, sua característica)
5. Puberdade e adolescência 
Começa a partir dos 15 anos e é voltada para o que é conhecido e o que deseja conhecer.Marca a diferenciação entre o eu e o mundo exterior, em que a criança aprende a perceber o que é de si e o que é do outro. Oposição sistemática ao adulto e busca diferenciar-se do adulto.
Estágios do Desenvolvimento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando