Buscar

(x) EAMBAN 2013.1 - GESTÃO AMBIENTAL - CAPÍTULO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Eng. Ambiental e Sanitária. Sala:3002
Aluno: Camila Reis Caldas. Matrícula:131004249
Matéria: EAMBAN - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
GESTÂO AMBIENTAL - CAPÍTULO I
Quais pressupostos estão por trás da expressão meio ambiente?
Através da análise etimológica da expressão meio ambiente toma-se como pressuposto a ideia de que meio ambiente é um lugar que está em volta do homem sem incluí-lo como parte do meio.
O que é ecossistema? 
Ecossistema etimologicamente avaliando significa sistema da casa, tendo como ideia o conjunto, desta maneira levando em conta as inter-relações existentes entre os organismos vivos e os outros elementos que compõem o meio ambiente.
É verdade que, em um passado distante, o homem vivia em harmonia com a natureza? Por quê? 
Não, o que permite ter essa ideia equivocada é que a utilização do meio ambiente como recurso antigamente era muito menor do que a atual. Fazendo com o impacto sobre o meio ambiente aumentasse de acordo com o progressivo desenvolvimento tecnológico, o aumento da população e pela necessidade de consumo impulsionada pelos desejos supérfluos criados pela sociedade.
O que são as teses malthusianas? 
As teses malthusianas foram elaboradas pelo economista britânico Thomas Malthus e baseiam-se em sustentar que a população cresce em uma progressão geométrica, enquanto que os recursos necessários para a sua sobrevivência segue em progressão aritmética. O que acaba por prever uma situação desastrosa ao longo dos anos, em questão de a quantidade de abastecimento alimentício não suprir a crescente demanda da população.

Continue navegando