Buscar

(x) EAMBAN 2013.1 - GESTÃO AMBIENTAL - CAPÍTULO VIII e IX

Prévia do material em texto

Curso: Eng. Ambiental e Sanitária. Sala:3002
Aluno: Camila Reis Caldas. Matrícula:131004249
Matéria: EAMBAN - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 
GESTÂO AMBIENTAL - CAPÍTULO VIII e IX
O que é gestão ambiental pública?
Gestão ambiental pública é a conciliação entre a conservação dos recursos biológicos e as metas de crescimento juntamente com uma política integrada que os governos adotam para cuidar da natureza.
Qual é a diferença entre instrumentos implícitos e explícitos?
 Os instrumentos explícitos estão relacionados as normas voltadas exclusivamente ara a conservação da natureza, diferente dos instrumentos implícitos que não são criados com o intuito de cuidar do meio ambiente, porém ambos impõem regras sobre determinados assuntos que estão relacionados com o meio ambiente e trazem efeitos benéficos para o mesmo.
O que são os instrumentos de comando e controle? 
Os instrumentos de comando e controle compõem um conjunto de restrições e proibições legais impostas aos cidadãos e ás empresas, regulando desta maneira a atuação dos mesmos em relação ao meio ambiente. Os instrumentos de comando e controle tem como objetivo limitar os impactos das praticas nocivas, evitando assim a degradação ambiental. Esses instrumentos possuem três tipos de padrões conhecidos como Padrões de qualidade ambiental, Padrões de emissão e Padrões tecnológicos.
O que são os instrumentos de mercado? 
Instrumentos de mercado é uma ferramenta utilizada pelo poder público quando se torna necessário intervir no mercado a favor do meio ambiente, sendo assim esses instrumentos de mercado impõem as regulações necessárias para proteger a natureza.
O que é a Sema?
Sema é a sigla de Secretaria Especial do Meio Ambiente, criada pelo governo em 1973 e vinculada ao Ministério do Interior, com a função de coordenar as iniciativas ambientais do governo. 
 
Por que a Lei no 6.938/1981 foi um divisor de águas? 
Esta lei foi um divisor de águas pois criou o Política Nacional para o Meio Ambiente (PNMA), encerrando um período de soluções pontuais e ineficácias, além de trazer procedimentos e princípios legais que sustentariam a política ambiental publica abordando de forma sistêmica os problemas ambientais. 
Qual é o posicionamento da Constituição Federal de 1988 em relação ao meio ambiente? 
O posicionamento da Constituição Federal de 1988 em relação ao meio ambiente foi de não retroceder em relação a legislação anterior, dedicando um capitulo inteiro a questão ambiental mantendo a Carta Magna e ampliando os princípios propostos por suas antecessoras.
O que é impacto ambiental? 
Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, que foram causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas.
O que é o EIA?
EIA é uma ferramenta composta por um conjunto de mecanismos que ajudam a monotorar os efeitos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Normalmente, a elaboração do EIA antecede a execução do projeto, de forma que estimula as possíveis implicações imediatas ou futuras da realização de empreendimentos com elevado potencial de degradação ambiental.
Segundo a Resolução no 1/1986 do Conama , quais são as quatro etapas que compõem o EIA? 
As quatro etapas que compõem o EIA são:
I) Avaliação das alternativas tecnológicas e de localização;
II) Identificação dos impactos ambientais durante as fases de implantação e operação;
III) Delimitação da área de influencia;
IV) Analise dos programas governamentais para a região, de modo que o projeto se compatibilize com os planos públicos.
O que é o Rima? 
O rima é um dos instrumentos do EIA, sendo que a equipe responsável peal sua elaboração deve considerar todos os componentes do estudo de impacto ambiental para emitir seu parecer final sobre a viabilidade do projeto.
Quais são as três modalidades de licença ambiental? 
As três modalidades de licença ambientais são: 
I) Licença previa
II) Licença de instalação 
III) Licença de operação.
Que atividades precisam se submeter ao processo de licenciamento?
As atividade que precisam se submeter ao processo de licenciamento são as atividades que apresentem potencial poluidor elevado.

Continue navegando