Buscar

Administração e Mercado de Trabalho AV1

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0646_2013/02_ » ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 
	Professor:
	NORMANDO DOS SANTOS MOREIRA
	Turma: 9001/A
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 30/09/2013 15:07:54
	
	 1a Questão (Ref.: 201307276211)
	5a sem.: A Administração no Contexto Contemporâneo
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Quando se fala em globalização, fala-se também em competitividade ou em organizações competitivas, algumas características marcantes da globalização pressionam as empresas a serem cada vez mais competitivas. São alguns exemplos das características do fenômeno da globalização, EXCETO:
		
	
	O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação (TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global.
	
	O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.
	
	Internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos.
	
	A expansão de empresas locais, valorizando a cultural e identidade cultural local. Evitando a chamada diversidade cultural.
	
	Atualmente a ênfase se dá mais no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307276112)
	2a sem.: Funções do Administrador
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As funções da Administração são: 
		
	
	Pesquisar, Precificar, Comunicar
	
	Planejamento e Vendas
	
	Treinar, Avaliar, Implementar
	
	Estratégia e Execução
	
	Planejamento, Organização, Direção, Controle
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307274134)
	1a sem.: Unidade 4 - O Administrador Profissional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Administrador, pois foi neste dia, em 1965, que a Lei 4.769 institucionalizou a profissão, sancionada pelo Presidente da República Humberto de Alencar Castello Branco; sobre essa profissão, pode-se confirmar que (Fonte Site CRA/RJ):
a) A pedra do Administrador é a safira azul-escuro, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de contribuir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas.
b) O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, em que o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.
c) O quadrado é regularidade, possui sentido estático, quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico, quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida). As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). 
d) As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade, as laterais, as metas a serem atingidas. 
Assim, assinale a sequência de alternativas correta.
		
	
	a (V), b (F), c (V), d (V)
	
	a (F), b (V), c (V), d (F)
	
	a (V), b (F), c (F), d (V)
	
	a (V), b (V), c (V), d (V)
	
	a (V), b (V), c (V), d (F)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307274502)
	1a sem.: Unidade 4 - O Administrador Profissional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Entre os principais campos de atuação profissional do Administrador, destacam-se os correlatos à: I. Administração Financeira e Orçamentária. II. Administração de Recursos Humanos. III. Administração de Materiais, Produção e Logística. IV. Marketing e Administração de Vendas. V. Corretagem de imóveis. Estão corretas as respostas: 
		
	
	I, II, IV e V 
	
	I, III, IV e V
	
	I, II, III e V 
	
	II, III, IV e V 
	
	I, II, III e IV 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307279999)
	2a sem.: os administradores e a administração
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Mintzberg o administrador em sua função assume alguns papéis, como Interpessoais (1), Informacionais (2) e Decisórios (3). Identifique as sentenças a seguir de acordo com a característica de cada papel: ( ) Líder - dirige e motiva pessoas, treina, orienta os subordinados. ( ) Disseminador - Envia informações para outras organizações. ( ) Elemento de ligação - mantém redes de comunicação, reuniões, malotes. ( ) Empreendedor - inicia projetos, assume riscos, delega. ( ) Negociador - representa os interesses da organização. A sequência correta é:
		
	
	2, 1, 3, 1 e 2
	
	1, 3, 2, 2 e 3
	
	3, 1, 2, 1 e 1
	
	1, 2, 1, 3 e 3
	
	3, 2, 3, 2 e 1
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307280004)
	4a sem.: O estilo brasileiro de administrar
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A cultura brasileira apresenta alguns traços do estilo brasileiro de se administrar. Correlacione as colunas abaixo, identificando as características de alguns desses traços. 1. Concentração de poder, 2. Postura de espectador, 3. Aversão ao conflito, 4. Formalismo e 5. Lealdade às pessoas. ( ) Tendência para evitar situações de confrontos. ( ) Mecanismo de integração e coesão interna dos grupos sociais e de mediação da relação entre líder e liderados. ( ) As decisões são unilaterais, e os liderados devem cumpri-las sem questioná-las. ( ) Aceitação passiva da realidade, pouca iniciativa. ( ) Necessidade de construir e instituir práticas por meio de leis e regulamentos para prevenir desvios comportamentais. A sequência correta é:
		
	
	4, 3, 5, 2 e 1
	
	2, 1, 4, 5 e 3
	
	3, 1, 4, 5 e 2
	
	3, 5, 1, 2 e 4
	
	1, 2, 3, 4 e 5
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307299302)
	4a sem.: As organizações e a administração
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	I - A eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. II - Quanto maior a produtividade da organização, mais eficiente ela será. III - Eficiência é uma medida da relação entre os resultados alcançados e os recursos consumidos. IV - A administração tem como função a utilização eficiente dos recursos da organização. São corretas as afirmações: 
		
	
	I, II, III e IV 
	
	I e IV 
	
	III e IV 
	
	I e III 
	
	I e II
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307393257)
	1a sem.: OS ADMINISTRADORES E A ADMINISTRAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Clara Diniz é Administradora e passou em um concurso público. Ela está muito triste porque não poderá aplicar seus conhecimentos neste novo trabalho. Clara está: 
		
	
	Nem certa nem errada, porque as organizações públicas são regidas pelo Estatuto do Servidor Público e têm seus próprios princípios não ligados à Ciência da Administração.
	
	Errada, pois a Administração se aplica tanto às organizações públicas quanto às organizações privadas. 
	
	Certa, pois a burocracia é a forma de conduzir as organizações públicas, não havendo possibilidade de se aplicar nelas as práticas de Administração. 
	
	Certa, pois as organizações públicas são governadas por interesse político, não sendo necessária a Administração para conduzi-las. 
	
	Errada, pois poderá pedir um desvio de função e, se transferida para uma escola pública, poderá aplicar seus conhecimentos. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307393260)
	2a sem.: Os Administradores e a Administração
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Pedro Junqueira, como Diretor de Novos Negócios da ALEDARAP S.A., está sondando o mercado, com o objetivo de comprar uma empresa concorrente, para expandir os negócios de sua organização. Quando concentra seus esforços nesta atividade, podemos afirmar que Pedro está desempenhando o papel de: 
		
	
	Empreendedor, pois está desenvolvendo uma teia de relações que permitem o intercâmbio de informações. 
	
	Administrador de recursos, pois está representando simbolicamente a organização, atuando como uma referência. 
	
	Empreendedor, pois está coletando e analisando informações sobre a organização e seu ambiente.
	
	Empreendedor, pois está identificando oportunidades que potencializemo desenvolvimento de sua organização. 
	
	Administrador de recursos, pois está alocando recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307393254)
	1a sem.: OS ADMINISTRADORES E A ADMINISTRAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Letícia Diniz é Administradora e trabalha em uma microempresa. Em relação às oportunidades de praticar a sua profissão neste emprego, podemos afirmar que: 
		
	
	Deverão ser adiadas até que Letícia consiga um emprego em uma empresa maior, onde haverá maior possibilidade de aplicar seus conhecimentos. 
	
	Serão poucas, somente no controle financeiro, pois em microempresas todas as pessoas fazem de tudo, não havendo espaço para Administração. 
	
	Serão muitas, pois todas as organizações necessitam de administração para chegar a níveis de excelência. 
	
	Serão impossíveis, pois há muita improvisação em uma microempresa, impedindo a prática da Administração. 
	
	Serão perdidas, pois microempresas não têm uma estrutura organizacional que suporte aplicação de conhecimentos da moderna Administração.

Continue navegando