Buscar

Av1 Pedagogia Ensino de Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Pedagogia - Ensino de Matemática
AV1   
1-A   
2-D   
3-D   
4-A   
5-B   
1) Para o aluno aprender matemática requer que ele demostre interesse, investigue e reflita sobre os conteúdos abordados. Para que os alunos realizem essas ações, elas devem ser apresentados a situações que os motivem. Analise cada uma das afirmativas apresentadas abaixo e assinale a alternativa que apresenta somente as verdadeiras.
I – Uma das atribuições do professor em sala de aula é criar um ambiente propício para a aprendizagem da matemática, com situações ricas, desafiadoras e contextualizadas.
II – Nesse ambiente de aprendizagem, há ênfase para que as velhas práticas que visam a reprodução e o treino na disciplina de matemática, considerando-a pronta e acabada sejam as condutas adequadas para o docente. 
III – Nesse ambiente de aprendizagem o aluno é considerado o protagonista. Nesse sentido, o aluno é levado a confrontar situações não rotineiras, em que é preciso buscar caminhos para a resolução.
a) I e III
b) I e II
c) II e III
d) III
2) Leia atentamente o trecho de autoria de Pais (2006) a respeito da ação "fazer matemática".
"Fazer matemática é uma atividade oposta às práticas da reprodução, as quais consistem em conceber a educação escolar como um exercício de contemplação do mundo científico, de onde vem a idéia de transmissão de conhecimentos. Nessa linha de reprodução do conhecimento, o aluno é levado a fazer cópias, repetir definições e treinar padrões. Essa pedagogia de reprodução é um equívoco, ainda mais quando se pretende oferecer condições para que o aluno possa participar do cenário tecnológico, onde as máquinas digitais, cada vez mais, passam a fazer parte das tarefas mecanizadas (p.28)".
Analise as afirmativas apresentadas na continuidade e marque a alternativa que apresente somente a correta. 
I – Infere-se que fazer matemática está diretamente relacionada às práticas de reprodução que estão próximas as científicas. 
II – No contexto das práticas por reprodução uma ação do aluno se refere a realizar cópias, repetir definições e treinar padrões. 
III – Infere-se que a pedagogia da reprodução é adequada para o ensino da matemática. Principalmente pelo desenvolvimento de habilidades relacionadas ao cenário tecnológico em que as tarefas mecanizadas passam a ser atribuídas às máquinas. 
a) I
b) I e III
c) III
d) II
3) Ao considerar o "fazer matemática" em sala de aula alguns valores referentes ao ensino de matemática tradicional devem ser questionados, emergindo novas condutas e novas maneiras de conceber o conteúdo matemático, o papel do aluno e do professor. Analise as afirmativas apresentadas na sequência e assinale a alternativa que apresenta somente a correta.
I – Há necessidade de reconhecer e valorizar os diferentes conhecimentos dos alunos. Nesse sentido, quando os alunos chegam à escola, eles já possuem hipóteses a respeito do sistema de numeração que podem ser utilizados como ponto de partida para aprender matemática. 
II – A aprendizagem da Matemática, nesse contexto, é concebida como um processo que depende essencialmente da pessoa que aprende – o aluno, das relações estabelecidas por ele com o conhecimento matemático. 
III – Pode-se afirmar que nesse contexto o aluno aprende fazendo, discutindo e atribuindo significado ao conteúdo matemático por meio da situação proposta para investigação. 
a) I e III
b) II e III
c) III
d) I, II e III
4) Resolver Problemas está além da aula de matemática. No nosso cotidiano, corriqueiramente nos deparamos com eles e somos levados a resolvê-los. A respeito do ato de resolver problemas. Assinale a alternativa correta.
a) Resolver problemas exige que o aluno pense e aja de modo a ter ideias sobre os caminhos que podem o levar à resolução do problema nos momentos em que testa suas hipóteses e sua pertinência no contexto referenciado.
b) Resolver problemas é trivial, refere-se a uma habilidade para a formação de cidadãos críticos e ativos e está intrínseco à atividade de manipular exercícios.
c) Para resolver problemas o aluno necessita inicialmente dominar todo o conteúdo matemático para que possa aplica-lo nas diversas situações que se configurar um problema.
d) Para uma efetiva aprendizagem por meio da Resolução de Problemas, deve-se oportunizar aos alunos uma série de atividades com o objetivo de fixar as diferentes resoluções, no sentido de que o aluno construa um repertório de resoluções.
5) 
Considere as afirmativas apresentadas na continuidade a respeito da resolução de problemas matemáticos. Após, marque a alternativa que apresenta somente as corretas:
I – Independente de ser ou não matemático, a conduta que se tem diante de problemas refere-se a uma análise imediata se há necessidade ou não de enfrenta-lo, ou há uma empolgação com a ideia de resolvê-lo, visando o benefício / prazer associados a sua resolução.
II – Para resolver problemas há necessidade de se pensar a respeito dos caminhos que poderão ser mobilizados e que conduzem à resposta. 
III – Em relação à efetividade da Resolução de Problemas, destaca-se que, independente do interesse do aluno, as atividades e as habilidades que são possibilitas de serem desenvolvidas são garantidas pela própria metodologia de ensino.
a) III
b) I e II
c) II e III
d) I e III

Outros materiais