Buscar

Resumo de nervos para anestesiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NERVOS 
NERVO TRIGÊMEO
O nervo trigêmeo é classificado como o V par craniano. É um nervo misto (formado por fibras sensitivas e motoras).
No gânglio trigeminal, o nervo trigêmeo se divide em três ramos:
Nervo Oftálmico: formado por fibras sensitivas.
Nervo Maxilar: formado por fibras sensitivas;
Nervo Mandibular: formado por fibras sensitivas e motoras.
Nervo Maxilar
Sai do gânglio trigeminal, passa pelo forame redondo, chegando à fossa pterigopalatina, onde se ramifica em:
Nervo Zigomático: sai da fossa ptérigopalatina, passa pela fissura orbital inferior, penetrando no forame zigomático orbital. Após o nervo zigomático penetrar no forame, dará origem aos nervos: Zigomático Facial: inerva a pele da região zigomática; e Zigomático Temporal: inerva o couro cabeludo da região temporal.
Nervo Infra-Orbital: passa pela fissura orbital inferior e termina no forame infra-orbital, onde emite seus ramos terminais: nervo palpebral inferior, nervo nasal e nervo labial superior, responsáveis respectivamente pela inervação da pálpebra inferior, pele do dorso e asa do nariz e lábio superior. O nervo infra-orbital emite mais 2 (dois) ramos: Nervo Alveolar Superior Anterior: tem origem do nervo infra-orbital, este nervo tem um trajeto descendente percorrendo a parede do seio maxilar, chegando à região dos dentes anteriores superiores. É responsável pela inervação dos dentes incisivos e caninos superiores, mucosa alveolar vestibular, ligamento periodontais desses dentes e a mucosa do seio maxilar; Nervo Alveolar Superior Médio: tem origem do nervo infra-orbital, percorrendo a parede do seio maxilar, chegando à região dos dentes pré-molares superiores. É responsável pela inervação dos dentes pré-molares superiores, raiz mésio-vestibular do dente 1º molar superior, mucosa alveolar e ligamento periodontais desses dentes e mucosa do seio maxilar.
Nervo Alveolar Superior Posterior: vai em direção ao túber da maxila, penetra os forames alveolares chegando à região dos dentes molares superiores. É responsável pela inervação da mucosa do seio maxilar, dos dentes molares superiores, mucosa alveolar vestibular e ligamentos desses dentes, com exceção da raiz médio-vestibular do dente 1º molar superior.
Nervo Pterigopalatino: Na fossa pterigopalatina este nervo emite o nervo nasopalatino, passa lateralmente ao septo nasal penetra no canal incisivo, e sai na fossa incisiva. O nervo nasopalatino é responsável pela inervação da mucosa palatina da região dos dentes incisivos e caninos. O nervo pterigopalatino segue um trajeto descendente pela fossa pterigopalatina, dando origem a mais 2 ramos: Nervo Palatino Menor: responsável pela inervação do palato mole e da tonsila palatina; Nervo Palatino Maior: responsável pela inervação da mucosa palatina da região dos dentes molares e pré-molares.
Nervo Mandibular
É um nervo misto, sendo constituído de fibras sensitivas e motoras. O nervo mandibular sai do gânglio trigeminal, passa pelo forame oval, chegando à fossa infra-temporal:
Nervo Aurículo Temporal: inerva a cápsula da ATM, pavilhão da orelha, membrana timpânica, glândula parótida e couro cabeludo;
Nervo Bucal: percorre a face medial do ramo da mandíbula, chegando à região jugal. É responsável pela inervação da mucosa vestibular da região dos molares inferiores e da região jugal.
Nervo Lingual: percorre a face medial do ramos e do corpo da mandíbula, senso responsável pela inervação dos 2/3 anteriores da língua (sensibilidade geral), mucosa alveolar lingual de todos os dentes, glândulas submandibulares e sublingual e soalho da cavidade oral.
Nervo Alveolar Inferior: penetra no forame da mandíbula, sendo responsável pela inervação dos dentes molares e pré-molares inferiores e os ligamentos periodontais desses dentes. O nervo alveolar inferior emite 2 ramos: Nervo Mentual: deixa o canal da mandíbula pelo forame mentual, sendo responsável pela inervação da mucosa alveolar vestibular dos dentes pré-molares, caninos e incisivos inferiores, lábio inferior e região mentual; Nervo Incisivo: continua o seu trajeto pelo interior da mandíbula. É responsável pela inervação dos dentes incisivos e caninos inferiores e dos ligamentos periodontais desses dentes.

Outros materiais