Buscar

Honorários Advocatícios - NCPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Honorários Advocatícios - NCPC 2015
Os advogados sempre se queixaram do arbitramento dos honorários sucumbenciais, pois eles vivem dos honorários.
E quando esses honorários são minimizados em disputas judiciais, isso reflete muito na convivência harmônica dos profissionais da advocacia.
Visando minimizar esse conflito, o novo cpc trouxe um regramento muito elaborado em relação aos honorários sucumbenciais.
A primeira regra vendo de maneira bem prática previsto no art 85, diz que a sentença condenará o vencido à pagar honorário ao advogado do vencedor.
Está explicitamente expresso, que os honorários sucumbenciais pertencem ao advogado da parte vencedora.
Outro regramento muito importante que é reflexo da evolução da jurisprudência é a possibilidade ou o cabimento de honorários sucumbenciais na reconvenção, no cumprimento de sentença provisório ou definitivo, tudo de maneira acumulada.
Outra novidade importante é em relação à arbitragem de honorários contra a fazenda pública, que atualmente é feito por costume jurídico o arbitramento em percentual, o ncpc trouxe isso, mas também não deixou de tirar alguns benefícios, ele criou um teto de percentual conforme a quantidade de salários mínimos na sentença, art 85, 3° prevê: condenação de até 200 salários.
O juiz pode arbitrar de 10 à 20%, se for acima de 200 até 2.000 salários mínimos de 8 até 10%, de 2 mil até 20 mil salários mínimo de 5 e máximo de 8%, de 20 mil até 100 mil salários o mínimo é 3% e o máximo é 5%, e acima de 100 mil salários, o mínimo é 1 e máximo de 3%.
E outro ponto válido é o inciso III que diz: Não havendo condenação principal ou não sendo possível mensurar o proveito econômico obtido, a condenação em honorários dar-se á sobre o valor atualizado da causa.
Paula Kristine Viana.

Outros materiais