Buscar

Embargos de Divergência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embargos de Divergência
Finalidade: Esse recurso tem a finalidade de uniformizar a jurisprudência dentro dos próprios tribunais superiores.
Cabimento: Caberá os embargos de divergência quando houver decisões atuais conflitantes de diferentes órgãos dentro do STF (pleno e turmas) ou STJ (corte especial, seções e turmas).
Prazo: 15 dias;
"Interposição: Perante o relator do acórdão embargado, visando mostrar o dissídio jurisprudencial." (Dani Toste)
Efeitos: Não é dotado de efeito suspensivo, apenas devolutivo no limite da divergência.
"Tramitação: Semelhante ao Recurso Especial e ao Recurso Extraordinário, as partes devem ser intimadas com 48hs de antecedência e cabe sustentação oral." (Dani Toste)
Competência: Embargos de divergência de competência do STF será julgado pelo Pleno, e aqueles de competência do STJ será de competência da seção, caso sejam entre suas turmas ou da corte especial caso sejam divergências entre turmas de seções diferentes ou a divergência se dê entre turmas e seções.
	Da decisão dos embargos de divergência não caberá mais recursos, salvo Embargos de Declaração, caso estejam presentes os requisitos.
	Deverá ser realizado o cotejo analítico das decisões, transcrevendo e demonstrando os trechos onde houver a divergência, demonstrando a semelhança da decisão impugnada e da decisão paradigma. Deve acompanhar os embargos de divergência cópias de repositórios oficiais da íntegra do acórdão utilizado como paradigma.
Anexos:
	"Os embargos de divergência representam recurso próprio contra acórdãos proferidos nos julgamentos de recurso especial ou extraordinário, como meio para unificar a jurisprudência interna dos respectivos tribunais. Assim, têm cabimento os embargos de divergência quando:
a) em recurso especial, o acórdão proferido divergir do julgamento de outra turma, seção ou do órgão especial do próprio Superior Tribunal de Justiça;
b) em recurso extraordinário, o acórdão proferido divergir do julgamento da outra turma ou do plenário do Supremo Tribunal Federal.
	Como bem se nota nas hipóteses de cabimento, trata-se de recurso fundamentado em divergência da jurisprudência interna dos tribunais - STJ ou STF.
	No STJ existem seis turmas de julgamento, cada uma integrada de cinco ministros. Assim, se o acórdão proferido pela primeira turma for divergente do outro proferido pela segunda turma, poderá haver embargos de divergência para a seção que pertencem as duas turmas decida qual tese jurídica deve prevalecer (se da primeira ou da segunda turma do STJ). Sendo a divergência entre seções, os embargos seguirão para o órgão especial.
	O mesmo ocorre no Supremo Tribunal Federal, que é composto por duas turmas e pelo Tribunal Pleno (as duas turmas reunidas); logo, havendo divergência no julgamento, caberá a interposição de embargos de divergência para que o plenário do tribunal decida qual deve prevalecer.
	A forma de interposição e processamento dos embargos de divergência é regulada pelos regimentos do Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, conforme autoriza o parágrafo único do art. 546 do Código de Processo Civil" Manual de Processo Civil - Volume 2. Darlan Barroso, pág. 129.
Código de Processo Civil - DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO E DO RECURSO ESPECIAL
Art. 546. É embargável a decisão da turma que: 
	I - em recurso especial, divergir do julgamento de outra turma, da seção ou do órgão especial;  
	Il - em recurso extraordinário, divergir do julgamento da outra turma ou do plenário. 
Parágrafo único. Observar-se-á, no recurso de embargos, o procedimento estabelecido no regimento interno.

Continue navegando