Buscar

RESENHA Critica Extensão Rural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÉTODO DE EXTENSIONISMO, QUALIFICAÇÃO DO CAMPONÊS NO EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA PROPRIEDADE RURAL, NO MUNÍCIPIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA - MG.
	
Resenha Critica:
 Texto 005: “ENTENDENDO A EXTENSÃO RURAL” (autor (a): CRISTIANE Celina).
O texto aponta inicialmente “O desenvolvimento rural tão almejado por todos é algo que começa primeiro dentro de cada um... construção interna garante maior consciência do ‘todo’ e espírito empreendedor necessário... Empreender é decidir realizar, pôr em execução.” Segue uma das teorias de formação da extensão rural. Segundo Jean Piaget, o conhecimento na sua ampliação da capacidade de pensar, agir sobre si, ao longo da vida produz um espiral da produção de conhecimento que gira em torno do saber prévio (analisa-lo e transforma-lo) desequilíbrio (momento de impulsão entre saber-sentir-agir) e a assimilação integrando o novo saber nos esquemas preexistentes (EMATER – Goiás, 2009). 
Sendo assim, a Extensão Rural trata da difusão, propagação do conhecimento por meios e métodos extraescolares, a exemplo de conferências, encontros, reuniões, palestras, oficinas, cursos, seminários, no contato direto com os agricultores, em seus lares e comunidades. O conhecimento neste caso é o resultado obtido pelo estudo e pesquisa. Então extensão é um processo educativo, informal de caráter continuado. 
O extensionista é um educador, um agente de mudança que está sempre ao lado do produtor, apoiando-o, demonstrando inovações, ajudando-o a superar os obstáculos do acesso ao crédito, da burocracia e da comercialização, e ao mesmo tempo aprendendo com o produtor rural. 
O desenvolvimento local deve ser encarado como um processo que requer criação das condições para que as comunidades tenham acesso a pelo menos cinco tipos de “ativos de capital” (terminologia emprestada da economia representa um conjunto permanente de bens, recursos e capacidades a que as famílias e as comunidades possam ter acesso):
Os diferentes tipos de extensionistas deverão estar adequadamente preparados para agir, em níveis distintos e compatíveis com sua qualificação, como uma espécie de “mediadores” entre os agricultores familiares e os diversos programas e projetos governamentais (federais estaduais e municipais): produtivo (que se refere aos equipamentos e às condições necessárias à realização da atividade); humano (diz respeito à educação, aos saberes acumulados e transmitidos nas comunidades); natural (relativo aos recursos naturais existentes); político (refere-se à capacidade de organização e de digna representação política); social (diz respeito à existência de normas de confiança e de reciprocidade entre os membros de uma comunidade e a criação de laços e de redes coesas solidárias). Todavia em algumas áreas segundo Pirtousheg, 2010, em um extremo, encontra-se uma agropecuária empresarial, especializada, de caráter moderno, com alta composição orgânica do capital e alcançando elevados níveis de produtividade. Sua produção, primordialmente, é destinada ao mercado externo, garantindo maior remuneração ao capital investido. Em polo oposto, encontra-se uma agricultura tradicional, composta de pequenos e médios produtores e com possibilidades limitadas de acesso aos modernos instrumentos de produção. Apresenta como característica marcante uma produção diversificada no âmbito das unidades de produção e o fato de que a organização e a divisão do trabalho restringem-se ao círculo familiar, pois emprega pouca mão de obra assalariada.
	Mediante estes pontos o formato de abordagem do educador junto ao produtor familiar deve ser imprescindível à ação que o motive e construa subsidio para estabelecer um de novos conhecimentos, técnicas e ideias, assim ambos equivalia o desenvolvimento da propriedade rural.
Referencias:
CRISTIANE Celina de. Entendendo a Extensão Rural. Disponível em < http://www.emater-ro.com.br/arquivos/publicacoes/13042011110552.pdf >
EMATER – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, Metodologia de Extensão Rural; Goiás, 2009.
PIRTOUSHEG, Adriano de Projeto Rural a Produtores Familiares do Município de Uberlândia Em Minas Gerais. UFPB, PB disponível < http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/trabalho/projeto. pd > Acesso em setembro.
	
	
MÉTODO DE EXTENSIONISMO, QUALIFICAÇÃO DO CAMPONÊS NO EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA PROPRIEDADE RURAL, NO MUNÍCIPIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA - MG.

Outros materiais