Buscar

Classificação dos Poderes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

17/10/13
Classificação dos Poderes 
1 Poder Vinculado ou Regrado
O administrador nao tem liberdade, conveniência ou oportunidade. Não há juízo de valor. O administrador é obrigado a executar o ato, único comportamento possível, caso preenchidos os requisitos legais. Importante registrar que pode existir liberdade temporal. Exemplos: concessão de aposentadoria e licença para dirigir. 
2 Poder Discricionário 
O administrador faz um juízo de valor, tem conveniência e oportunidade. Existem alternativas que o administrador pode escolher, mas a liberdade é sempre nos limites da lei. Exemplos:
Autorização de uso de calçada, nomeação para cargo em comissão. 
OBS: O ato administrativo possuem cinco elementos: competência; objeto; forma; motivo e a finalidade. Nenhum ato será discricionário em relação a todos os elementos, pois no que se refere a competência, a forma e a finalidade o ato será sempre vinculado. Já os elementos objeto e motivo podem ser vinculados ou discricionário dependendo do ato a ser analisado. 
OBS: Tanto o poder vinculado Quanto o discricionário são nos limites da lei. Os princípios da razoabilidade e proporcionalidade servem para controlar a discricionariedade, mas não se trata de controle de mérito administrativo. 
3 Poder Regulamentar 
(segundo Maria Silva de Pietro poder normativo) : tem por finalidade a complementação da lei, buscando a sua fiel execução. Exemplos: portaria, deliberação, regimento, decreto, resolução, decreto regulamentar, etc. O poder regulamentar decorre de competência direta da CF, por meio da qual é conferida ao poder executivo a prerrogativa de editar atos normativos gerais e abstrato. 
* A doutrina costuma classificar estes atos em três distintas categorias:

Outros materiais