Buscar

Biblioteca 604410

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: ADMINISTRAÇÃO 
PROFESSOR (A): Antonio Amado
DISCIPLINA: MERCADO FINANCEIRO
REVISÃO
�
1ª. Questão. O sistema financeiro é formado por um conjunto de instituições que visam proporcionar um ambiente harmônico para a manutenção de transferência de fundos entre os agentes econômicos. Como você caracteriza, dentro deste cenário, agentes econômicos superavitários e deficitários? 
Resp.: Os Superavitários são aqueles que apresenta renda maior que o consumo, formando um excedente de poupança; já os Deficitários apresentam uma renda menor que o consumo e assumem uma posição de tomadores de mercado
2ª. Questão. Por que razão as instituições financeiras são caracterizadas em bancárias e não bancárias?
Resp.: As característica que diferem as instituições financeiras bancárias e as Não bancarias é a capacidade de criar ou não moeda escritural:
As instituições bancarias ou monetárias permitem a criação de moeda por meio de recebimento de depósitos à vista movimentáveis por cheques e operam como ativos financeiros monetários que representam os meios de pagamento da economia;
As instituições não bancárias não estão legalmente autorizadas a receber depósitos a vista, trabalham como ativos não monetários como: DEBENTURE, Ações, letras de câmbio, CDB, Etc.
3ª. Questão. Marque a alternativa que indica quais são as instituições autorizadas a captar depósitos à vista: 
(a) Bancos comerciais, bancos múltiplos com carteiras comerciais, cooperativas de crédito e caixas econômicas.
(b) As instituições da alternativa (a) mais as associações de poupança e empréstimo.
(c) As instituições das alternativas (a) e (b) mais os bancos de investimento.
(d) Nenhuma das alternativas anteriores.
4ª. Questão. O processo de intermediação financeira significa canalizar os recursos excedentes dos agentes econômicos poupadores para os agentes econômicos deficitários. Essa transferência se dá via instituições financeiras que compõem o Sistema Financeiro Nacional. Marque certo ou errado para as sentenças a seguir:
I. A intermediação financeira ocorre na comercialização de bens e serviços.
() certo (X) errado – Atividade de Recursos Financeiros
II. O Mercado Financeiro é o conjunto de mecanismos destinados a facilitar as transferências de recursos financeiros entre os agentes econômicos.
(X) certo () errado
III. No mercado monetário são negociadas as moedas.
() certo (X) errado – visando o controle da liquidez monetária da economia.
IV. O Conselho Monetário Nacional é o principal órgão normativo do Sistema Financeiro Nacional. - é o conjunto de instituições financeiras especializadas. Esse conjunto e segmentado em órgãos normativos, entidades supervisora e instituições operadoras. Os órgãos normativos são responsáveis por definir diretrizes irregular
Operações que ocorre no Sistema Financeiro Nacional. O CNM é o principal órgão Normativo do SFN, pois é ele o responsável pela definição, das diretrizes das políticas monetárias, de crédito e cambial do pais 
(X) certo () errado
V. A Comissão de Valores Mobiliários opera negócios com ações e outros títulos. – Entre as entidades supervisora 
() certo (X) errado		 Normatiza		está a CVM, que atua no desenvolvimento, na disciplina e
Na fiscalização das operações de títulos e valores imobiliário, especificamente no mercado de ações e DEBENTURES
VI. Os bancos de investimentos viabilizam recursos de médio e longo prazo para as empresas. – Banco de investimentos são instituições financeiras operativos cuja função primordial é viabilizar recursos de médio e longo prazo para financiar o capital de giro e permanente das empresas.
(X) certo () errado
5ª. Questão. Com que finalidade o mercado financeiro é segmentado em mercado monetário, mercado de crédito, mercado cambial e mercado de capitais? (Devido a amplitude e a complexidade das relações de intermediações financeiras, determinaram as necessidades da segmentação operacional financeiro)
Resp.: A finalidade da segmentação e atender, o maior adequação possível, os interesses dos que disponibilizam e aos que necessitam dos recursos financeiros. As atividades de intermediação financeira numa sociedade economicamente desenvolvida são amplas e complexas. Isso levou a necessidade do mercado financeiro ser segmentado com base em prazos e finalidades das operações, visando melhor atender aos interesses dos ofertados e dos demandantes de recursos financeiros
6ª. Questão. O mercado primário é o espaço onde ocorrem os negócios referentes à emissão de novos títulos de dívida e de participação societária (ações). Das instituições operativas, qual atua essencialmente no mercado primário de títulos e valores mobiliários? 
Resp.: São os Bancos de Investimentos – são instituições financeiras que atuam em operações que visam a capitação de Recursos de médio e longo prazo para financiamento das empresas. Esses Recursos são capitalizados através dos lançamentos (venda de novos títulos e valores mobiliários)
7ª. Questão. Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e Bolsas de valores. Qual dessas instituições atua essencialmente no mercado secundário de títulos e valores mobiliários? 
Resp.: Bolsas de valores, pois são mercados organizados que facilitam os negócios com títulos e valores mobiliários já disponíveis no mercado, isso é não mais dos investidores.
8ª. Questão. Em qual segmento do mercado financeiro e em qual instituição o responsável pelo setor financeiro de uma empresa deve buscar recursos para o capital de giro?
Resp.: Mercado de Credito; Banco Múltiplo com carteira comercial no mercado de credito em um banco comercial, que é a instituição que disponibiliza recursos financeiros a curto prazo, para o capital de giro das empresas.
9ª. Questão. A empresa Mar Azul, constituída na forma de sociedade anônima, capital aberto, decidiu ampliar a sua linha de produção. Para tal, faz-se necessária a busca por financiamento. Para não aumentar o seu grau de endividamento, decidiu captar recursos através do lançamento de novas ações. Este lançamento de novas ações caracteriza uma operação de mercado primário ou de mercado secundário?
Resp.: Mercado Primário, lançamento de novas ações caracteriza uma operação de mercado primário que é o espaço onde ocorre o primeiro negócio com um título negociável novo
10ª. Questão. A diretoria da empresa Cerro Azul S.A. pediu a seu administrador financeiro que estudasse a melhor forma de financiar uma proposta de investimento em ativo permanente cuja implementação acabara de ser aprovada. Considerando que a maneira mais saudável de financiar investimentos em ativos permanentes é com recursos de longo prazo, em que segmento do mercado financeiro o administrador financeiro deveria sugerir a captação desses recursos?
Resp.: Mercado de Capitais, é o segmento do mercado que o Administrador financeiro deve sugerir para financiar o investimento no Ativo permanente. Ele é o segmento voltado para operações financeiras de longo prazo, onde são negociados valores mobiliários
11ª. Questão. Em relação ao mercado monetário, destaque os prazos habituais das operações nele praticadas e a finalidade principal a que se destina.
Resp.: Curto e Curtíssimo prazo. Neste mercado e que se estabelece o nível de liquidez geral da economia definido pelo suprimento de papel moeda e moeda escritural o BACEN, na qualidade de autoridade monetária, é regulador do nível de estoque monetário. Para compatibilizar o nível desse estoque com a liquidez desejada da economia. O BACEN opera nesse mercado junto a uma rede de intermediários financeiros através dos quais injeta ou retira recursos da economia. Em unção da alta sensibilidade e de vultosos montantes negociados, as tentações são de curto e curtíssimo prazo e lastreiam-se em títulos emitidos pela autoridade de monetárias. Quando há falta de liquidez o BACEN opera comprando títulos. Quando há excesso de liquidez podendo comprometer o valor da moeda, o BACEN operavendendo títulos
12ª. Questão. A empresa Reel Plastic Ltda. é uma pequena fabricante de embalagens plásticas em Del Castilho, Zona Norte do Rio de Janeiro, e tem suas carteiras de clientes e fornecedores concentradas na mesma região. Por falta de investimento por parte dos donos, a empresa passa por grandes dificuldades financeiras, necessitando assim de recursos financeiros para saldar suas dívidas vencidas. Gabriel Silvério, gerente financeiro da empresa, tem dúvidas sobre as modalidades de captação de recursos para pagamento em curto prazo que possam se adequar às necessidades momentâneas da Reel Plastic. Ajude o gerente financeiro, indicando as melhores alternativas para captação de recursos a curto prazo que possam vir a atender às necessidades atuais da empresa, e justifique suas escolhas.
Resp.: A – C - E - Entre as modalidades citadas as alternativas são: (A) CONTAS GARANTIDAS essa modalidade equivale a abertura de uma conta com um limite de credito garantido pelo banco, esta alternativa e comumente conhecida “uso do cheque especial”; (C)CREDITO ROTATIVO há Real Plastic, poderia utiliza-se da linha de credito que os bancos disponibilizam afim de financiar as necessidades de Capital de Giro das empresas;
(E)DESCONTOS BANCARIOS DE TITULOS, a empresa poderia caucionar suas duplicatas à receber, caso tenha operações de vendas a prazos.
13ª. Questão. A Rio de Ouro, uma companhia de capital aberto, pretende implementar um projeto de expansão de suas atividades. O gerente responsável pelo projeto calculou o custo do investimento inicial de R$ 10 bilhões para um período de dez anos. O investimento irá garantir retornos satisfatórios aos acionistas em médio e longo prazo. Acreditando que a maneira mais saudável de financiar investimentos em ativos fixos seja por meio da captação de recursos de longo prazo, a empresa pretende emitir ações a fim de implementar seu projeto de expansão. Como você caracterizaria esta decisão de financiamento? Explique por que a Rio de Ouro não optou por outros segmentos do mercado financeiro para captação de recursos.
Resp.: Mercado de Capitais, a decisão foi adequada para a situação descritiva, pois trata-se de investimentos de alta expressão financeira de médio e longo prazo de retorno. Os mercados de Capitais é o segmento voltado para operações de longo prazo.
14ª. Questão. Juarez possui uma pequena fábrica de calçados na região Sul do país. Atualmente ele importa do Uruguai a matéria-prima para produção de seus calçados e pretende, num futuro próximo, exportar seu produto. Apesar de ter a pequena fábrica há mais de dez anos e igual período de importação de material, ele ainda fica confuso em relação à variação da taxa de câmbio. Ajude Juarez explicando como a variação da taxa de câmbio influencia no processo de exportação e importação de produtos: (quando se verifica variações positivas na taxa de câmbio (aumento) a moeda nacional a moeda nacional é desvalorizada em relação a estrangeira; este cenário incentiva às exportações e inibe as importações). 
Resp.: A taxa de Câmbio corresponde ao preço de “moeda nacional” atribuindo há uma moeda estrangeira; é o valor pelo qual duas moedas de diferentes economias podem ser trocadas. Quando há variação negativa da taxa de câmbio(redução), a moeda nacional é valorizada em relação a estrangeira; esta variação situação caracteriza o desestímulo às exportações e o estimulo as importações.
15ª. Questão. Das afirmações que vêm a seguir, algumas são falsas (F), outras verdadeiras (V). Examine-as com atenção e, segundo seu entendimento, assinale V ou F. 
a. (F) O mercado monetário visa ao controle da liquidez da economia. Nesse mercado, os papéis são negociados tendo como referência a taxa de câmbio.
b. (V) No mercado monetário são negociados títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e títulos emitidos pelo Banco Central do Brasil.
c. (F) O mercado de crédito inclui as operações de financiamento de médio e longo prazo, direcionadas aos empréstimos e financiamentos apenas para as empresas.
d. (F) As instituições realizam apenas duas modalidades de crédito no mercado: desconto bancário de títulos e créditos rotativos. 
e. (V) O mercado de capitais tem grande importância no processo de desenvolvimento econômico do país.
f. (V) O mercado de câmbio é aquele que envolve a negociação de moedas estrangeiras e pessoas interessadas em movimentar essas moedas.

Outros materiais