Buscar

Simulado 1 análise organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado 1 análise organizacional
	
	
		1.
		A empresa Organon enfrenta problemas de autoridade que a estrutura formal não tem apresentado maneiras de resolver. O administrador responsável pela da área de gestão de pessoas diagnosticou que a liderança da estrutura informal possui mais prestígio e confiabilidade que a autoridade da estrutura formal. Entre as possíveis causas desse desequilíbrio podemos apontar:
		
	
	
	
	
	A estrutura formal é representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos, mas muitas vezes existe, pelas pessoas, o desconhecimento das chefias e, mais grave, os subordinados não as reconhecem como autoridades, já que sua liderança é burocrática.
	
	
		2.
		A Administração é permeada por quatro funções - planejamento, direção, organização e controle. A função organização guarda estreita relação com a função planejamento. Autores da área afirmam que de nada adianta planejar de forma adequada se a estrutura da empresa não possibilita que esse planejamento tenha as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados. Entre as principais atribuições da função organização está: 
		
	
	
	
	
	Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização) e designar as atividades às pessoas específicas (cargos e tarefas).
	
	
		3.
		Entre as formatações básicas da estrutura organizacional encontram-se a estrutura formal e a estrutura informal, em relação a essa última é possível afirmar que:
		
	
	
	
	
	Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
	
	
		4.
		A diferenciação refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. A diferenciação pode ser feita da seguinte forma:
I - Diagonal: desdobramento em níveis secundários.
II - Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
III - Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização. 
Com base nas afirmações acima, podemos concluir: 
		
	
	
	
	
	as afirmações II e III estão corretas 
	
	
		5.
		A empresa Ork atua em um mercado bastante competitivo, que exige velocidade de mudança tecnológica, mas a sua estratégia não está alinhada a esse ambiente. Assim, que ferramenta é mais afetada no sentido de concretização do processo organizacional? 
		
	
	
	
	
	A estrutura organizacional.
	
	
		6.
		A estrutura organizacional pode ser vista sob dois aspectos diferentes:
		
	
	
	
	
	Vertical e Horizontal.

Outros materiais