A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AV1 Educação Especial 2013 - Prova

Pré-visualização | Página 1 de 2

01 - Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere à construção do conceito de deficiência na sociedade. 
( ) A concepção de deficiência é construída historicamente e sempre aprisiona os deficientes no conceito de doença. 
( ) A concepção de deficiência pode abrir espaço para a re-significação das formas de viver e se relacionar, desta forma, a deficiência pode ser uma questão subjetiva.
( ) Deficientes precisam de ajuda e assistência do Estado por serem incapazes e apresentarem sérios bloqueios emocionais que os tornam improdutivos. 
A ordem correta é? 
Opção Marcada Opção Certa V F F 
Opção Não Respondida F V V 
Opção Não Respondida V F V 
Opção Não Respondida F F V 
Opção Não Respondida Opção Certa F V F 
03 - Várias leis foram criadas com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais nos sistemas de ensino brasileiro. Dentre essas leis, temos a LDB 9.394/96 que preconiza: 
Opção Não Respondida O encaminhamento dos alunos com deficiências para as classes/escolas especiais particulares financiadas pelo Estado. 
Opção Não Respondida Matrícula gratuita em escolas religiosas particulares. 
Opção Não Respondida Um crime punível com reclusão de 1(um) a 4(quatro) anos, e multa: recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta. 
Opção Não Respondida Passe livre para pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte interestadual. 
Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, integrante do sistema educacional brasileiro. 
03 - Das alternativas abaixo, qual conceitua corretamente a pessoa que apresenta baixa visão. 
 
Opção Não Respondida Pessoa que perde a visão temporariamente por questões emocionais ou aumento da pressão ocular. 
Opção Não Respondida Possui perda total ou um resíduo mínimo de visão e não pode fazer a correção através de cirurgias. 
Opção Não Respondida Pessoa que não tem higiene provocando a conjuntivite. 
Possui resíduos visuais em grau que permite ler textos impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais. 
Opção Não Respondida Pessoa que sofre de astigmatismo e miopia e pode tratada com sucesso a partir da utilização de óculos convencionais. 
04 - Ao longo da história, vários paradigmas influenciaram as concepções, crenças e atitudes relacionadas às pessoas com necessidades especiais. Em relação ao paradigma da Exclusão qual o modelo de atendimento pode ser esperado? Marque a resposta correta. 
Não havia atendimento, pois a sociedade se isentou de cuidar e tratar de pessoas com necessidades especiais. 
O atendimento clínico era sistemático e em parceria com as escolas e entidades governamentais. 
O atendimento era feito com especialistas que utilizavam a ciência para excluir os diagnósticos incorretos e buscar uma identificação da necessidade especial para tratá-la. 
Havia um tratamento alternativo que relacionava a cura à religiosidade cristã, desta forma, para se curar era necessário professar o cristianismo. 
Havia tratamento psicoterápico e os deficientes eram enviados por suas famílias. 
05 - Há vários tipos de cegueira. Quando dizemos que ela é congênita, isso significa que ela foi adquirida: 
 
Opção Não Respondida nos primeiros dias de vida 
Opção Não Respondida por perda gradativa 
Opção Não Respondida por inadequação de iluminação e condições de uso da visão 
Opção Não Respondida por glaucoma na infância 
desde o nascimento
06 - Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009). 
Opção Não Respondida Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma. 
Opção Não Respondida As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes. 
Opção Não Respondida Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar. 
A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino. 
Opção Não Respondida Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo. 
07 - Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular. 
 A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais. 
 A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los. 
 A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola. 
 O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado. 
 É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos. 
 
08 - Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência. 
 
Opção Não Respondida Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências. 
Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica. 
Opção Não Respondida Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade. 
Opção Não Respondida Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias. 
Opção Não Respondida Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos. 
 
09 - Sabemos que o período do desenvolvimento em que a pessoa ficou cega pode influenciar no seu tratamento e reabilitação. Quando uma pessoa é cega desde o nascimento como poderá formar as imagens mentais? 
 
A partir do inconsciente que forma imagens a partir dos sentimentos. 
Formará imagens mentais a partir do conhecimento advindo do tato e da audição. 
Formará imagens somente a partir da linguagem, da descrição que as pessoas gentilmente farão para ele