Buscar

06 Férias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
FÉRIAS
Profª Inajara Piedade 
Curso: Técnico em Administração
*
*
*
Aspectos introdutórios
Ressalvadas algumas exceções legais, além do pagamento mensal do salário e do descanso semanal remunerado, todo trabalhador tem direito gozar pelo menos uma vez por ano de férias remuneradas. Geralmente este período tem a duração de 30 dias. A concessão do direito a férias anuais tem o objetivo de preservar a saúde do trabalhador, dando-lhe uma oportunidade para "renovar" suas forças e ter um pouco de lazer.
*
*
*
Aspectos introdutórios
E, é justamente por este motivo que a lei proíbe que o empregado em seu período de férias, preste seus serviços a outro empregador.
 A Constituição Federal prevê o pagamento de um acréscimo pecuniário de 1/3 a mais sobre a remuneração normal do empregado no mês das férias. O abono pecuniário de um terço, representa um percentual mínimo devido ao trabalhador e pode ser fixado um valor maior por acordo ou convenção coletiva de trabalho.
*
*
*
Base legal
Art. 7º, inciso XVII CR/88 e Arts. 129 a 145 da CLT. Constituição Federal Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal; 
*
*
*
CLT- Consolidação das Leis do Trabalho
Art. 129 - Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. 
 Art. 130 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes; II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. § 1º - É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço. § 2º - O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço. 
*
*
*
CLT- Consolidação das Leis do Trabalho
Art. 130-A - Na modalidade do regime de tempo parcial, após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: I - dezoito dias, para a duração do trabalho semanal superior a vinte e duas horas, até vinte e cinco horas; II - dezesseis dias, para a duração do trabalho semanal superior a vinte horas, até vinte e duas horas; III - quatorze dias, para a duração do trabalho semanal superior a quinze horas, até vinte horas; IV - doze dias, para a duração do trabalho semanal superior a dez horas, até quinze horas; V - dez dias, para a duração do trabalho semanal superior a cinco horas, até dez horas; VI - oito dias, para a duração do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Parágrafo único - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do período aquisitivo terá o seu período de férias reduzido à metade. 
*
*
*
Perda do direito a férias 
O empregado que, no curso do período aquisitivo:
deixar o emprego e não for readmitido dentro de 60 dias subseqüentes à sua saída;
permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 dias;
deixar de trabalhar, recebendo salário, por mais de 30 dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa; e
tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 meses, embora descontínuos. 
*
*
*
Concessão e da Época das Férias
	As férias serão concedidas pelo empregador, em um só período, até 12 meses após à data em que o empregado tiver adquirido o direito. Em casos excepcionais serão as férias concedidas em 2 períodos. Um destes períodos não pode ser inferior a 10 dias corridos. Para os menores de 18 anos e maiores de 50 anos de idade, devem as férias serem concedidas de uma só vez. (art. 134 CLT)
*
*
*
Concessão e da Época das Férias
O empregador deve avisar ao empregado por escrito, com antecedência mínima de 30 dias.
O empregado não poderá entrar no gozo das férias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, para que nela seja anotada a respectiva concessão. A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador (art. 136 CLT). Os membros de uma família, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço. O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares. 
*
*
*
Concessão e da Época das Férias (art. 137 CLT)
Sempre que as férias forem concedidas após o prazo, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração. Pode o empregado ajuizar reclamação pedindo a fixação, por sentença, da época de gozo das férias. A Cópia da decisão judicial transitada em julgado será remetida ao órgão local do Ministério do Trabalho, para fins de aplicação da multa de caráter administrativo.
*
*
*
Férias Coletivas (art. 139 CLT)
Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. O empregador deve comunicar ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de 15 dias, as datas de início e fim das férias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. E também enviar cópia da aludida comunicação aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciará a afixação de aviso nos locais de trabalho.
*
*
*
Direito do empregado (art. 143 CLT)
 É facultado ao empregado converter 1/3 do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário. O abono de férias deverá ser requerido até 15 dias antes do término do período aquisitivo de férias. Tratando-se de férias coletivas, a concessão desse abono deverá ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concessão do abono. Empregados sob o regime de tempo parcial, não possuem esse direito.
*
*
*
Direito do empregado (art. 145 CLT)
O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono de 1/3 serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período. O empregado dará quitação do pagamento, com indicação do início e do término das férias. 
*
*
*
Faltas justificadas (art. 131 e 473 CLT)
Não será considerada falta ao serviço a ausência do empregado:
durante o licenciamento compulsório da empregada por motivo de maternidade ou aborto;
por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS;
justificada pela empresa, entendendo-se como tal a que não tiver determinado o desconto do correspondente salário;
durante a suspensão preventiva para responder a inquérito administrativo ou de prisão preventiva, quando for impronunciado ou absolvido;
nos dias em que não tenha havido serviço;
até 2 dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica; 
até 3 dias consecutivos, em virtude de casamento;
*
*
*
Faltas justificadas (art. 131 e 473 CLT)
por 1 dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;
até 2 dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor;
no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar; 
nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior; 
pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo;
pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro; 
*
*
*
Faltas justificadas (art. 131 e 473 CLT)
por 1 dia, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana.
Entretanto o § 1º do art. 10 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal dispõe ser de 5 dias o prazo da licença-paternidade, até que seja disciplina o disposto no inciso XIX do Art. 7º da Constituição Federal. 
*
*
*
Concessão das férias
Por lei, as férias somente devem ser concedidas após o seu vencimento, ou seja, deverão ser concedidas depois de vencido o período de doze meses de serviço. Este período doze meses em que o empregado adquire o direito ao gozo das férias é denominado de período aquisitivo. Encerrado o período aquisitivo, inicia-se a contagem de um novo período, o período concessivo.
*
*
*
Concessão das férias
Período concessivo é prazo delimitado por lei, no qual o empregador deverá conceder as férias ao empregado. O período concessivo inicia-se logo após o término do período aquisitivo e tem a duração máxima de doze meses. Desta forma, é correto o entendimento de que o empregador deverá conceder as férias ao empregado no prazo máximo de doze meses, contados após o término do período aquisitivo.
*
*
*
Concessão das férias
Seguindo esta linha de raciocínio, podemos verificar que a lei determinou que a decisão acerca do momento em que serão concedidas as férias ao empregado será do empregador. Ou seja, a data de concessão das férias é prerrogativa do empregador, podendo no máximo o empregado tentar negociar com seu patrão uma melhor data que concilie os interesses. CLT Art. 136 - A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador. 
*
*
*
Concessão das férias
Contudo, atualmente, na maioria das empresas, é comum que a decisão acerca da data das férias seja transferida aos empregados, todavia, trata-se de uma faculdade do empregador que poderá ser cancelada em qualquer momento.
*
*
*
Forma de concessão das férias
O ordenamento jurídico quando instituiu o direito de férias aos empregados, estabeleceu que a princípio, as férias deveriam ser concedidas de uma só vez, somente admitindo-se exceções caso excepcionais.
*
*
*
Remuneração e do abono de férias
É facultado ao empregado, mediante requerimento ao empregador, com a antecedência de no mínimo 15 dias antes do período de concessão, solicitar a conversão de 1/3 de seu período de férias em abono pecuniário, calculado com base na remuneração que lhe seria devida no dia da concessão. O pagamento da remuneração relativo às férias e também do seu respectivo abono deverá ser pago em até dois dias antes do início do respectivo período.
*
*
*
Pagamento das férias em dobro
Vencendo o prazo de doze meses para a concessão do período de férias, o empregador será obrigado a pagá-la em dobro. CLT Art. 137 - Sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o art. 134 , o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração
*
*
*
Pagamento das férias em dobro
Podendo o empregado pleitear sua concessão na Justiça do Trabalho, no qual será fixada por sentença a época do gozo das mesmas. CLT Art. 137 ... § 1º - Vencido o mencionado prazo sem que o empregador tenha concedido às férias, o empregado poderá ajuizar reclamação pedindo a fixação, por sentença, da época de gozo das mesmas. § 2º - A sentença cominará pena diária de 5% (cinco por cento) do salário mínimo da região, devida ao empregado até que seja cumprida. § 3º - Cópia da decisão judicial transitada em julgado será remetida ao órgão local do Ministério do Trabalho, para fins de aplicação da multa de caráter administrativo. 
*
*
*
Férias coletivas
O empregador, contudo, ao invés de conceder as férias individuais, poderá conceder aos seus empregados férias coletivas, tudo conforme melhor aprouver seu interesse. A concessão destas férias poderá abranger toda a empresa, ou apenas determinados setores. CLT Art. 139 - Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. 
*
*
*
Férias coletivas
Decidindo-se, o empregador deverá comunicar ao órgão local do Ministério Público do Trabalho com antecedência de no mínimo 15 dias, quais os setores abrangidos pelas férias coletivas, estabelecendo as datas de início e fim das férias. CLT Art. 139... § 2º - Para os fins previstos neste Art., o empregador comunicará ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias, as datas de início e fim das férias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. 
*
*
*
Férias coletivas
Devendo, também, em igual prazo, determinar a afixação de avisos nos locais de trabalho, comunicando ainda, ao sindicato da respectiva categoria profissional. CLT Art. 139... § 3º - Em igual prazo, o empregador enviará cópia da aludida comunicação aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciará a afixação de aviso nos locais de trabalho
*
*
*
Férias coletivas
Importa ainda registrar que as férias coletivas poderão ser concedidas em dois períodos anuais, ficando limitado ao período mínimo de 10 dias. CLT Art. 139 ... § 1º - As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. 
*
*
*
Férias coletivas
Para os empregados contratados a menos de doze meses, as férias coletivas concedidas serão gozadas sob a forma de férias proporcionais, iniciando-se a partir daí, a contagem de outro período aquisitivo. CLT Art. 140 - Os empregados contratados há menos de 12 (doze) meses gozarão, na oportunidade, férias proporcionais, iniciando-se, então, novo período aquisitivo. 
*
*
*
Outras disposições
Encerrado o contrato de trabalho, independentemente da causa de sua rescisão, será assegurado ao empregado o direito a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, de acordo com o período de férias já adquirido. CLT Art. 146 - Na cessação do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, será devida ao empregado a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido. 
*
*
*
Outras disposições
Na hipótese de não completado o período aquisitivo relativo àquele ano, o empregado, desde que não demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto, calculado na proporção de 1/12 por mês de serviço ou fração superior a 14 dias. CLT Art. 146 - ... Parágrafo único - Na cessação do contrato de trabalho, após 12 (doze) meses de serviço, o empregado, desde que não haja sido demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 130 , na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias. 
*
*
*
Outras disposições
O início da prescrição para reclamar do direito de férias ou do pagamento da respectiva remuneração é contado tomando-se como base o termino do período concessivo, ou seja, vencido os doze meses subseqüente ao período aquisitivo, ou quando for o caso, do término do contrato de trabalho. CLT Art. 149 - A prescrição do direito de reclamar a concessão das férias ou o pagamento da respectiva remuneração é contada do término do prazo mencionado no art. 134 ou, se for o caso, da cessação do contrato
de trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando