Buscar

GST0309 Destribuição física 2016 A05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GST0309_EX_A5_
	   » de 41 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno
	Matrícula: 
	Disciplina: GST0309 - DISTRIB. FÍSICA 
	Período Acad.: 2016.1 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Consiste na observação de registros históricos e sequenciais de fatos relacionados à produção, que podem ser tratados estatisticamente. Como características do método, tem-se que suas previsões são de curto prazo e de natureza incondicional, necessitando de um número razoável de observações para a captação de efeitos sazonais ou cíclicos.
	
	
	
	
	 
	Métodos Quantitativos de Séries Históricas.
	
	
	Métodos Quantitativos Toloi.
	
	
	Métodos Quantitativos da Técnica de Delphi.
	
	
	Métodos Quantitativos Morettin.
	
	
	Métodos Quantitativos de Extrapolação da tendência.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O desenvolvimento de técnicas de previsão cada vez mais sofisticadas, paralelamente ao rápido desenvolvimento de computadores e outras tecnologias de informação e manipulação de dados, tem levado diversas empresas a se interessarem cada vez mais pelo processo de previsão de demanda (MAKRIDAQUIS et all, 1983). Os Métodos Quantitativos ¿ Métodos de séries históricas se baseiam:
	
	
	
	
	 
	Na observação de registros históricos e sequenciais de fatos relacionados à produção que podem ser tratados estatisticamente.
	
	
	Em previsões de longo prazo e de natureza condicional, não necessitando de um nº razoável de observações para a captação de efeitos sazonais ou cíclicos.
	
	
	Em um questionário interativo, circulado repetidas vezes entre um grupo de peritos ou especialistas que o respondem. A cada rodada, as respostas são analisadas e recebem um tratamento estatístico simples.
	
	
	Em dados atuais que são extrapolados no tempo através da modelagem matemática.
	
	
	Na opinião de especialistas sobre alterações da demanda, fundamentada em suas experiências acumuladas sobre determinado assunto.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Efeito chicote consiste na variação na colocação de ordens de encomenda, que é amplificada ao longo da Cadeia de Suprimentos à medida que se afasta do ponto de consumo, uma vez que a informação que flui ao longo da cadeia sofre distorções. Assinale a alternativa FALSA.
	
	
	
	
	 
	É o resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que se realiza, por diversos motivos, entre elas a capacidade de prever a demanda dos clientes, e que se propaga por todas as empresas da cadeia, não influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade.
	
	
	A variação de demanada no mercado influencia no hábito de como as empresas efetuam o pedido. Se for percebida uma demanda superior a oferta (estoque) é bem provável que as empresas se prevenam, fazendo pedidos maiores como forma de garantir a disponibilidade do produto.
	
	
	Quanto maior a acuracidade da previsão da demanda, menor serão os impactos negativos referente ao Efeito Chicote e os riscos no processo de decisão na cadeia de suprimento.
	
	
	A previsão da demanda é um importante instrumento para eliminar o Efeito Chicote, sendo um dos principais fatores que contribuem para a eficiência na cadeia produtiva das empresas.
	
	
	Acontece quando as variabilidades na demanda são ampliadas ao longo da cadeia de suprimento, fazendo com que a informação distorcida de uma ponta da cadeia de suprimentos a outra gere tremendas ineficiências.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		São fatores que afetam a demanda, EXCETO:
	
	
	
	
	
	Densidade dos bens transportados
	
	
	Fragilidade
	
	 
	Sistema de freios e contra-pesos
	
	
	Valor intrínseco
	
	
	Atributos de Nível de Serviço
	
	
	
		5.
		Consiste no resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre eles a incapacidade de prever a demanda dos clientes, que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade da distribuição física. Este conceito também pode ser chamado de amplificação da demanda, Qual conceito melhor se encaixa nessa descrição?
	
	
	
	
	
	Just in time
	
	
	Milk run
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	 
	Efeito Chicote
	
	
	cross-docking
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Leia as afirmativas a seguir: I. Os pedidos inflados emitidos pelos varejistas durante períodos de escassez tendem a aumentar o efeito chicote. PORQUE: II. Estes pedidos são comuns quando os varejistas e distribuidores suspeitam que um produto sofrerá escassez, e assim esperam receber pedidos maiores, em dada proporção, à quantidade pedida. Após analisar a relação entre as frases, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	
	Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira.
	
	
	Se a primeira é verdadeira, a segunda é falsa.
	
	
	Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	 
	Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira.

Outros materiais