Buscar

caso 1 historia

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105
Título
Introdução à disciplina História do Direito No Brasil
Descrição
Lembre-se que para a resolução da questão abaixo, é necessário que você pesquise 
Sobre as características da Common Law e da Civil Law (sistema romano-
Germânico).
Flávio e Aline, dois alunos iniciantes do curso do nosso Direito, entusiasmados com os Estudos jurídicos, discutiam sobre a forma como os diversos países organizavam suas Justiças a fim de obterem solução os conflitos sociais que, inevitavelmente, surgem todos os dias. 
Flávio defende a tese de que um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por estes, Já Aline, por outro lado, entende que só diante do caso concreto é possível construir as regras, ou seja, a posteriori pois cada caso tem suas particularidades. Além do mais, Aline entende que os juízes são mais confiáveis, enquanto Flávio defende a tese de que o legislador democraticamente escolhido pelo povo é que deve produzir as normas. 
Vá ao Google e pesquise sobre o que vem a ser o sistema de Common Law e o que vem a ser o sistema de Civil Law (também chamado de sistema romano-germânico). Depois, responda:
·	Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê?
R: Flávio defende o Cível Law, pois este, trata se de uma estrutura jurídica baseada no direito romano onde as leis escritas e codificadasos criadores pelo poder legtislativo, que vem a ser os representantes do povo e são aplicadas por Juizes, que as aplicão exatamente como está descrita na legislação, já Aline defende o Cammon Law que é o sistema no qual o costume prevalece sobre o direito escrito. Os casos de direito são as principais fontes do Direito, ou seja, a base da criação das regras de conduta. Ao contrário do Direito Romano, o direito norte-americano fundamenta-se mais nos usos e costumes do que no trabalho dos legisladores. Contudo, a diferença entre civil law e common law não é o mero fato da codificação, e sim a abordagem metodológica aplicada aos códigos e leis.
 
·	Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"?
R: Porque após a queda de Roma, o Direito Romano continuou a influenciar os reinos tomados pelos povos bárbaros,em especial os germanos, que o adotaram, unido a ele seus próprio costumes jurídicos. Porém, ainda que esse movimentotenha levado a um declínio do direito escrito,posteriormente, na Baixa idade Média o Direito Romano foi redescoberto.
·	 Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a Tradição jurídica brasileira?
R: O Sitema Civil law, também conhecido como "sistema romano-germânico".
·	Resolva a questão objetiva 1 do capítulo 1 de seu Livro Didático.
Desenvolvimento:
1. (ENADE/ 2012 — questão 8)
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos XVII e XVIII, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século XIX e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica (Adaptado de: SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002).
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir pratica-mente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebra nos mercados.
POR QUE
II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a). As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b). As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e). As asserções I e II são proposições falsas.
R: D

Continue navegando