Buscar

Casos concretos 01 à 07 (2016)

Prévia do material em texto

Atenção, este caso varia da sua região
Caso Concreto 02
Respostas:
Representou a expansão comercial seguida de expansão territorial de Portugal, abrindo portas para novas descobertas de novas colônias como no caso do Brasil.
O direito de conquista.
O território da colônia não abrangia a região norte do Brasil, logo não pertencia.
Texto:
Quando se deu início as grandes navegações Portugal tinha em mente expandir seu comercio de matérias primas até a região das Índias, porém foram apenas as notícias de que Cristovam Colombo havia encontrado novas terras para a Cora Espanhola que Portugal decidiu buscar novas colônias, iniciando o processo de colonização no Brasil. Ao chegar às terras sul-americanas foi imposto o direito de conquista, aonde quem chegava primeiro tomava o lugar para si, questão que logo foi resolvida com a mediação do Papa Alexandre VI com o Tratado de Tordesilhas que incluía apenas a região litorânea do Brasil.
Caso Concreto 01
Respostas:
Flavio defendeu a tese da Civil Law, afirmando que um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz a lei (legisladores), ou seja, o direito dotado de validade seria o que está escrito, vigente; e ao juiz caberia apenas aplicar estas leis. Aline defende a tese da Common Law, pois esta entende que só diante do caso concreto é possível conduzir as regras, o que remete a jurisprudência, que é um conceito contido na Common Law. 
Porque o Direito produzido pelos romanos influenciou muitos reinos, em especial o povo Germano, que adotou o direito romano incorporando seus próprios costumes jurídicos. Sendo assim, a denominação “sistema romano germânico” se dá pela união do direito romano, presente majoritariamente, com o direito dos povos bárbaros germânicos.
 O sistema romano-germânico. 
Texto:
Caso Concreto 03
Respostas:
Há uma clara ruptura na história se compararmos a população rural do Brasil, que hoje corresponde a 36% da população, com a população no período colonial.
Infelizmente há uma permeância nesta desigualdade, pois mesmo possuindo um nível de escolaridade igual ao do homem a mulher não chega a receber metade do salário de um homem.
Texto:
No inicio da colonização do Brasil a população era caracterizada por latifundiários produtores de cana de açúcar e exportadores da madeira do Pau-Brasil, não havia planos para grandes expansões sobre o território naquela época, logo não existiam projetos de cidades e comércios, deixando a população quase completamente rural. Neste período as únicas mulheres que trabalhavam eram as escravas e amas de leite de que serviam aos Senhores e seus filhos, que eram tratadas de formas cruéis e desumanas e muitas esposas dos grandes produtores eram desrespeitadas por seus maridos.
Caso concreto 04
Respostas:
Na carta de 1824 entrou em vigor o Poder Moderador, que era de uso exclusivo do Imperador e este estava acima dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Dessa forma não havia independência e sim uma centralização do poder.
Contrariando os pensamentos e modelos liberais a imposição do poder moderador rebaixou os três poderes deixando a livre manipulação do Imperador.
 Sim. A constituição de 1824 deu uma nova face á Justiça brasileira. Com a promulgação do Código Penal, manteve-se a pena de morte, apesar de acirrados debates. Porém, também representou um grande avanço com relação às Ordenações Filipinas, como a ideia de proporcionalidade entre o crime e a pena e até mesmo a humanização da pena de morte, sem tortura. Já o Código de Processo Penal, de 1832, seguiu na mesma linha. Considerado liberal para a época, oferecendo muitas garantias de defesa aos acusados e valorizando o papel dos juízes.
Texto: 
Caso concreto 05
Respostas:
O crescimento do Liberalismo e a possibilidade da consolidação de uma identidade nacional deixava o cenário favorável à estabilização do Império, mesmo coma ideia de fragmentação iminente. 
O Ato Adicional não foi uma experiência completa apenas por que os presidentes de província eram indicados pelo Governo Geral, mas ainda assim a províncias tiveram mais liberdade sobre si.
Com o perigo da fragmentação e as revoltas espalhadas nas regiões foi estabelecida uma guarda comandada pelos chamados Coronéis, estes muitas vezes já possuíam um controle políticos em suas regiões e com o apoio do Governo poderiam intervir e resolver os conflitos locais.
Texto:
O Brasil estava em uma situação de intensa instabilidade com a partida do rei, havendo muitos conflitos e revoltas no período regencial. Em busca de uma solução para estes problemas foram criados o Ato Adicional, que permitia uma maior liberdade nas províncias deixando-as sob o controle de presidentes indicados pelo Governo Geral, e a criação da Guarda Nacional que dava aos chamados coronéis a autonomia de resolver os conflitos locais sem a intervenção do Governo.
Caso concreto 06
Respostas:
É inegável que o período de escravidão foi um marco desfavorável na formação do Brasil, mas é importante ressaltar que a política de escravidão foi uma herança deixada por Portugal juntamente com a dívida inglesa, usar estes fatos como base para implantação de sistemas que beneficiam o ser humano pela cor de sua pele torna a presença de uma classificação racial constante e não como um auxílio na formação de profissionais independente de sua cor.
A Lei do Ventre Livre afirma que toda criança cuja mãe ou pai é escravo tem a liberdade garantida por lei, porém uma criança não formas nem capacidade de se suster, logo os filhos dos escravos não teriam outra escolha que não fosse permanecer com os pais escravos nas senzalas e trabalhar junto a eles. A Lei do Sexagenário concedia liberdade para os escravos que ultrapassassem os sessentas anos de idade, porém com o trabalho exaustivo e sofrido de todos os dias não havia muitos escravos que chegavam a esta idade e os escravos que chagavam não tinham para onde ir e permaneciam nas senzalas.
A queda da Monarquia no Brasil não foi decorrência apenas do golpe militar e dentre os motivos que levaram ao fim do Império estão a Abolição da Escravatura.
Texto:
Caso Concreto 07
Respostas:
Sim, pois quase foi acatado o modelo da bandeira nacional Norte Americana no Brasil.
Não, pois o artigo 72 extinguia o Padroado do tempo do Império.
O temor das elites às novas condições sociais ocorridas com a libertação dos ex-cativos, tendo assim uma forma de deixar o cenário pós-escravidão mais seguro.
Texto:

Continue navegando