Buscar

BDQ de Avaliação Cinetico

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301963991)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os exames abaixo, qual é considerado um exame operador-dependente:
		
	
	Artrografia,
	
	Tomografia Computadorizada (TC).
	
	Imagem de Ressonância Magnética (RM),
	 
	Ultra sonografia diagnóstico,
	
	Imagem de Radiologia simples,
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301985950)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exame físico é o conjunto de técnicas e manobras de alguns profissionais de saúde com o intuito de diagnosticar uma doença ou problemas de funcionalidade, entre outros. Pode-se afirmar que:
		
	
	Quase sempre é realizado depois de uma anamnese, e pode utilizar aparelhos, tais como: estetoscópio, esfigmomanômetro, termômetro, entre outros, com o objetivo de melhor avaliar um órgão ou sistema na busca de mudanças anatômicas ou funcionais que são resultantes da doença.
	
	Serve para a constatação do bom funcionamento dos sistemas
	
	Os profissionais de saúde que se utilizam desse instrumento visam a detecção de anormalidades para possíveis intervenções e para prevenção do agravamento do estado do paciente.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	O exame físico pode ser geral ou focal e se divide em etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301963993)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o modelo patocinesiológico, uma doença tal como artrite reumatóide, provoca lesões nos componentes ósseos, em conseqüência das alterações degenerativas que ocorrem nas articulações. Ainda de acordo com o modelo patocinesiológico podemos afirmar que: I - Leva a limitações da função, bem como, em muitos casos, à deficiência; II - Em decorrência da ação recíproca, as identificações das alterações secundarias que se manifestam em cada um dos sistemas é tão importante quanto a compreensão do efeito primário que a patologia exerce sobre os componentes do sistema; III - Leva a incapacidade do Sistema Nervoso para recrutar unidades motoras e impulsiona-las em freqüência elevadas; IV - Leva a modificação das necessidades metabólicas durante a atividade e como conseqüência alteração do condicionamento aeróbico
		
	
	As alternativas II e IV estão corretas
	
	Apenas a alternativa II está correta
	
	Estão corretas: I, II e III
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Estão corretas: I, II e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302475467)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A goniometria é uma das técnicas mais usuais para mensuração da amplitude de movimento (ADM) articular. Durante a mensuração, o Fisioterapeuta deve observar: a) posição do paciente,  b) amplitude normal de movimento articular, c) posição do pivô, d) posição do braço fixo, e)posição do braço móvel. Com base na sequência metodológica apresentada para a medição do movimento de flexão do cotovelo, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Decúbito dorsal, 120° a 160° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face medial do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	 
	Decúbito dorsal, 140° a 145° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	
	Decúbito dorsal (supinação), 120° a 130° de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
 
	
	Decúbito ventral (pronação), 120° a 130° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	
	Decúbito ventral (pronação), 140° a 160° de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302585943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O acadêmico do 8º período do curso de fisioterapia da Estacio, campus Ponta Negra, Natal-RN, chegou ao hospital MSWG para o seu primeiro dia de estágio. Quando começou a ler o prontuário do paciente encontrou os seguintes achados: "14/08/2015 - Paciente encontra-se eupneico e com quadros de apnéia de 07 segundos, com padrão respiratório apical; taquicardio; hipertenso e normotérmico..." marque a alternativa correta para esses termos técnicos utilizados:
		
	
	Paciente com dificuldade de respirar, porém apresenta momentos de sete segundos de sessação da respiração durante 1 minuto; com movimentação na respiração apenas do tórax; frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto; Pressão arterial acima de 130X90 mmHg; Com temperatura corporal entre 36,5°C e 37,5°C;
	
	Paciente com movimentos respiratórios entre 10 a 22 por minuto, porém apresenta momentos de sete segundos de sessação da respiração durante 1 minuto; com movimentação na respiração apenas do tórax; frequência cardíaca acima de 60 batimentos por minuto; Pressão arterial acima de 130X90 mmHg; Com temperatura corporal entre 36,5°C e 37,5°C;
	 
	Paciente com movimentos respiratórios entre 12 a 20 por minuto, porém apresenta momentos de sete segundos de sessação da respiração durante 1 minuto; com movimentação na respiração apenas do tórax; frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto; Pressão arterial acima de 130X90 mmHg; Com temperatura corporal entre 36,5°C e 37,5°C;
	
	Paciente com movimentos respiratórios entre 12 a 20 por minuto, com movimentação na respiração apenas do abdome; frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto; Pressão arterial acima de 130X90 mmHg; Com temperatura corporal entre 36,5°C e 37,5°C;
	
	Paciente com movimentos respiratórios entre 12 a 20 por minuto, porém apresenta momentos de sete segundos de sessação da respiração durante 1 minuto; com movimentação na respiração apenas do tórax; frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto; Pressão arterial acima de 120X80 mmHg; Com temperatura corporal abaixo de 36°C;
		
	 1a Questão (Ref.: 201301959902)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre sinais vitais, marque a(s) alternativas verdadeiras:
		
	 
	ajudam a elaborar planos de tratamento
	 
	avaliam a efetividade do tratamento Fisioterapêutico
	 
	orientam o diagnóstico e prognóstico Fisioterapêutico
	 
	São medidas qualitativas da função cardiovascular e respiratória
	 
	São indicadores do estado fisiológico
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302469672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exame físico é a parte integrante da consulta do fisioterapeuta, fazendo parte do processo de avaliação dos pacientes. Ao percutir o tórax anteriormente, o som a ser ouvido em um pulmão sem alterações intersticiais é:
		
	
	Som Timpânico
	
	Ruídos adventícios
	
	Som Submaciço.
	 
	Som claro pulmonar.
	
	Som maciço.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301955272)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Goniométrica é uma das técnicas mais utilizadas para mensurar amplitude de movimento articular. Durante a mensuração o fisioterapeuta deve observar: a) posição ideal do paciente; b) amplitude normal do movimento articular; c) posição do eixo; d) posição do braço fixo e, e) posição do braço móvel. Com base nessa seqüência, assinale a alternativa correta para medição da amplitude de FLEXÃO DO OMBRO.
		
	 
	Sentado, ADM normal esperada 0-180º; eixo próximo ao acrômio; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur; e móvel na superfície lateral do corpo do úmero voltado para o epicôndilo lateral.
	
	Sentado, ADM normal esperada 0-180º; eixo próximo ao acrômio; braço fixo na superfície lateral do corpo do úmero; e móvel na linha axilar média do tronco.
	
	De pé, ou deitado em decúbito ventral, ADM esperadade 0-180 º; eixo látero-lateral da articulação glenoumeral; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur e móvel na superfície lateral do corpo do úmero.
	
	Sentado, ADM normal esperada 0-90º; eixo próximo ao acrômio; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur; e móvel na superfície lateral do corpo do úmero voltado para o epicôndilo lateral.
	
	Sentado, em pé, ou deitado em decúbito ventral, ADM esperada de 0-45 º; eixo látero-lateral da articulação glenoumeral; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur e móvel na superfície lateral do corpo do úmero voltado para o epicôndilo lateral.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301985953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação consta de anamnese e exame físico. Na primeira parte deve conter os dados iniciais do paciente, como nome, idade, endereço, encaminhamento médico, além do diagnóstico e da razão de encaminhamento. A segunda parte resume a história clínica e a avaliação fisioterapêutica. No exame físico, os sinais vitais são:
		
	 
	temperatura, pressão arterial, freqüência respiratória e cardíaca, ausculta pulmonar.
	
	temperatura, pressão arterial, freqüência respiratória e goniometria.
	
	pressão arterial, freqüência respiratória e cardíaca, ausculta pulmonar e cirtometria.
	
	pressão arterial, freqüência respiratória e cardíaca, avaliação postural.
	
	pressão arterial, freqüência respiratória e cardíaca, ausculta pulmonar e testes ortopédicos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302640490)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação da força muscular é muito utilizada a Escala de Kendall. Em relação a esta escala, correlacione as colunas e assinale a alternativa que contém a correlação correta:
A. Força grau zero.
B. Força grau um.
C. Força grau dois.
D. Força grau três.
E. Força grau quatro.
F. Força grau cinco.
1. Movimento que vence a gravidade, mas não vence nenhuma contra-resistência.
2. Movimento muscular que não vence a gravidade.
3. Nenhum movimento.
4. Movimentos musculares quase imperceptíveis, faciculações.
5. Força muscular normal.
6. Movimento que vence resistência moderada.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	 A4, B5, C6, D2, E1, F3.
	 
	A3, B4, C2, D1, E6, F5.
	
	A3, B4, C5, D1, E6, F2.
	
	A1, B2, C3, D4, E5, F6.
	
	A3, B1, C2, D4, E6, F5.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes