Buscar

exercicios fixação (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o objetivo da disciplina de Agressão e defesa? Estudar o sistema imunologico e suas respostas aos patogenos invasores. 
O que é sistema imune? é uma rede de celulas, tecidos e orgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores. 
Diferencie Imunidade inata de específica? A imunidade inata esta sempre presente, nao muda de intensidade com a exposição e nao possui especificidade matando todas as celulas ao mesmo tempo já a imunidade específica ou adaptativa é adquirida com a exposição , aumenta a intensidade com a esposição e possui uma resposta especifica. 
Quais são os órgãos importantes na resposta imune? Qual a função deles? Medula ossea que produz e matura todas as celulas com excessao do linfocito T e o timo que matura o linfocito T. 
Diferencie imunidade ativa de passiva. Explique imunidade ativa natural de imunidade ativa artificial. A imunidade ativa é aquela que os anticorpos são produzidos pelo organismo, ja a imunidade passiva o organismo recebemos os anticorpos de outros organismos. A imunidade ativa natural é aquela que o organismo produz os anticorpos a partir de uma doença e na artificial os anticorpos são inseridos no organismo. 
Diferencie os agentes eucariotos dos procariotos. São agentes eucariotos os fungos e protozoarios, pois apresentam uma estrutura celular mais complexa. Já as bacterias são agentes procariotos, pois apresentam uma estrutura celular simples.
Na resposta imune inata, explique como funciona a primeira linha de defesa constituída por epitélios? A barreira física impede a penetração de patogênos. 
Explique como funcionam as etapas do recrutamento dos leucócitos para os locais de infecção na resposta imune inata. O fagocito na presença de um patogeno secreta citocinas e histamina que agem sobre a parede do vaso formando as selectinas que atraem os leucocitos do meio para a parede do vaso e as integrinas fixam os leucocitos nas selectinas. 
Explique como se da o reconhecimento de antígenos pelo sistema PAMP. As celulas possuem receptores que reconhecem moléculas essenciais as sobrevivencia dos patogenos. 
O que são DAMP’s? São padroes moleculares associados a danos causados pelos patogenos.
Conceitue e explique a que tipo de padrão de reconhecimento pertencem os seguintes itens: Receptores semelhantes a toll - Receptores de PAMPs localizados fora da membrana são expressos em muitos tipos celulares e reconhecem uma ampla variedade de microorganismos. Receptores semelhantes a NOD - Receptores de PAMPS, localizados fora da membrana compoe uma familia de proteinas citosolicas que recutram outras proteinas sinalizando a inflamação. Receptores semelhantes a RIG - Receptores de PAMPS, localizados fora da membrana possuem sensores citosolicos de RNA viralpara reconhecer virus. Receptores similares à lectina de tipo C - Receptores de PAMPS, localizados no citoplasma celular que reconhecem carboidratos na superficie dos microorganismos e facilita a fagocitose. Receptores Scavenger - Receptores de PAMPS, localizados no citoplasma celular que efetua a limpeza de lipoproteinas oxidadas pelas células. Receptores N-formil met-leu-phe - Receptores de PAMPS, localizados no citoplasma celular reconhecem peptideos bacterianos que contem N-formil e estimulam o movimento direcionado das celulas. 
Na resposta imune adaptativa, diferencie resposta imune celular e humoral. A resposta imune celular faz o reconhecimento de antigenos pelos anticorpos no meio extracelular já a humoral faz o reconhecimento de antigenos pelas células T no meio intracelular.
O que são anticorpos e como funcionam? De que formas eles podem existir? São proteinas produzidas pelo linfocito B que reagem com um antigeno especifico, podem existir nas formas M,E,G,A e D. 
Diferencie os diferentes anticorpos em relação a suas funções. M - Primeiro a surgir apos a exposiçao do patogeno. E - Desencadeia reações alergicas. G - É a mais abundante e faz tudo A - Protege o organismo de virus e bacterias. D - Ativa a imuglobulina G 
Explique as funções efetoras dos linf B. Produzir anticorpos.
Explique como funciona a citotoxicidade dependente de Ac, nos diferentes tipos de ação (celular e parasitária)
O que é sistema complemento. Quais as funções . é uma sequencia de proteinas inativas no sangue que quando ativa libera substancias que ajudam a matar os patogenos. 
O que são anticorpos monoclonais? E qual sua aplicação prática?
O que é resposta imune celular? E como funciona? A resposta imune celular faz o reconhecimento de antigenos pelos anticorpos no meio extracelular.
Qual a função dos APC na resposta imune adaptativa celular? Apresentar os antigenos aos linfocitos T.
O que significa MHC e qual a sua função? Sao receptores de membrana celular de um unico tipo e tem como funçao detectar erros e matar as celulas.
Quais os 3 subtipos de linf T? Help, Regulador e Citotoxico
O que são granzinas e perforinas? Quais células secretam tais substâncias. Sao proteinas que secam as celulas e sao secretadas pela Natural Killer
Diferencie o mecanismos de citotoxicidade de CTL e NK.

Outros materiais