Buscar

avaliação 3 - Logística Integrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (322325)
Logística Integrada (CEX96)
Prova: 4272577
QUESTÃO:
1. Para se ter um referente dos custos que envolvem a logística reversa, há a necessidade de ter uma visão ampla sobre os processos que podem ser envolvidos. Processos que envolvem a responsabilidade do retorno dos produtos, e/ou da embalagem, objetivando a reciclagem ou descarte destes produtos. Assim, esta visão abrangente considera: a análise tanto das receitas como das despesas vinculadas aos produtos e à análise dos custos totais decorrentes das fases do processo de distribuição reverso. Levando isto em consideração, disserte sobre os elementos e as condições de planejamento que devem ser feitos na logística reversa.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando avaliamos os elementos e as condições da logística reversa, devem ser desenvolvidos procedimentos semelhantes ao planejamento do fluxo dos processos logísticos feitos na produção do produto. Ou seja, deve ser observada a análise de localização de instalações e centros de apoio, objetivando a roteirização, a programação de coletas de produto e/ou embalagem, e as redes logísticas necessárias para dar conta de logística reversa.
QUESTÃO:
2. No dia a dia, a gestão logística demanda diversas atividades, tais como carregar, descarregar e movimentar materiais, trata-se de uma atividade de esforço contínuo. À primeira vista são operações que nada ou pouco agregam ao produto confeccionado, armazenado ou estocado. Para complicar, esses processos logísticos ainda possuem custos, mas podem ajudar na competitividade das empresas, se considerado o custo-benefício destas atividades. Uma das alternativas de melhorar este custo-benefício é a chamada “unitização de cargas”. Levando isto em consideração, explique como acontece o processo de “Unitização”. Dê um exemplo de "unitização" nas suas três fases.
RESPOSTA ESPERADA:
A “unitização” é agregação de pacotes padronizados menores, embalagens unitárias, numa só carga unitária bem maior. Exemplo: caixa de papelão de 12 garrafas de vinho. Assim, fica bem mais fácil a movimentação das mercadorias por meio do desenvolvimento de modernos sistemas, acondicionando volumes uniformes em unidades de carga e objetivando reduzir custos e tempo na cadeia logística do transporte, desde o centro produtivo até o desembarque final. Exemplo do vinho: unidade primária, a garrafa de vinho; unidade secundária, caixa de papelão contendo 12 garrafas; e unidade terciária, pallet de caixas de vinhos.
QUESTÃO:
3. Um dos objetivos da gestão de estoques é para que o gestor possa saber a quantidade de material existente com a finalidade de controlar o estoque mínimo dos materiais, prazos de suprimentos e localização. Contudo, como em qualquer gestão, esta possui um custo que deve ser analisado e ponderado, prestando-se especial atenção para alguns elementos importantes, tais como o custo de capital, impostos, seguro, obsolescência e armazenagem. Diferencie custo de obsolescência e armazenagem.
RESPOSTA ESPERADA:
O custo de obsolescência pondera a perda de utilidade dos produtos armazenados, a apuração deste custo fica em função da experiência histórica e da quantidade de materiais que devem ser descartados.
Entretanto, o custo de armazenagem apura o tempo de permanência das instalações, sem ponderar o custo de movimentação dos materiais a serem estocados.

Outros materiais