Buscar

EXERCÍCIOS PENAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

NOME:_____________________________________________________________________	DATA: ____/____/______
CURSO:___________________________________________ PERÍODO:___________ 	TURNO:______________
DISCIPLINA:_______________________________________________________________________________________
Observações: Para a elaboração da prova é permitido utilizar Código Penal não comentado. A prova deve ser efetuada com caneta azul ou preta. A interpretação das questões faz parte da prova. Deve ser observado o prazo de aula para o encerramento da prova. Todas as respostas devem ser fundamentadas e devem fazer referência aos dispositivos da Constituição e da Lei quando necessário à fundamentação da prova.
Questão 01 (2,0 Pontos) Qual(ais) a(s) Teoria(s) sobre o(s) fundamento(s) da Pena adotado no nosso sistema jurídico-penal?
Questão 02 (2,0 Pontos) Qual a importância do Princípio da Fundamentação das Decisões Judiciais, e o que pode acarretar à sentença a sua ausência?
Questão 03 (2,0 Pontos) Diferencie o sistema do duplo binário do sistema vicariante?
Questão 04 (4,0 Pontos) Aplique a dosimetria das penas de multa e privativa de liberdade; estabeleça o regime de cumprimento da pena; e, por fim, decida quanto à substituição por pena alternativa conforme os dados abaixo descritos no caso concreto abaixo:
Zé Pequeno com 21 anos à época dos fatos, ofendeu a integridade corporal de Ferreira causando-lhe incapacidade para ocupações habituais por mais de trinta dias na forma do artigo 129, §1º, inciso I, do CP. O fato se deu no dia 21 de janeiro de 2003 quando na Rua dos operários nº 122, Zé pequeno recebeu um xingamento da vítima. Conforme relato das testemunhas a vítima teria agredido o réu verbalmente, ofendendo-lhe injustamente de frouxo e corno. Em ato contínuo Zé Pequeno reagiu com socos e desferindo na vítima um golpe com uma marreta que se encontrava no solo. Além disso, o réu, quando a vítima já estava rendida no solo, ateou fogo na mesma tendo provocado queimaduras de segundo grau na perna esquerda. Conforme demonstrado nos autos, as testemunhas de acusação afirmam que o réu é uma pessoa violenta e que vive provocando os demais a brigar. Além disso, constata-se que o acusado possui três processos em andamento por brigas de rua. Além disso, o réu afirmou que praticou o crime porque não agüentou os xingamentos proferidos pela vítima, o que na sua ótica eram injustos. Por fim, as lesões impediram a vítima de trabalhar por mais de trinta e cinco dias.